Literatura
Literatura

Aline Bei e Karen Debértolis

Literatura e o exercício da liberdade

l

23/09/2019 | 19h30 às 20h30

Sesc Medianeira

Gratuito

A leitura é um ato em que prevalece a liberdade de escolhas, permite expandir a memória e contribui para o processo de despertar da consciência crítica, política e social do indivíduo, além de estimular a produção de textos. Assim como a afirmação da escritora Clarisse Lispector “Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.” A essência dessa autonomia literária não se limita ao leitor, mas ao papel do escritor que tem o poder de transmitir e eternizar de forma aberta sua consciência. A literatura combate então o conformismo, ampliando horizontes, trazendo a autonomia do pensar e do agir. Ela é subversiva e obscena. Torna coletivo aquilo que é individual secreto e próprio. Ao expor o íntimo, ela permite que o indivíduo identifique sua história e outras histórias, nos faz capaz de compreender e aceitar o mundo do outro.

Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro-escola Célia Helena. É colunista do site cultural Livre Opinião – Ideias em debate e foi escritora convidada na Primavera Literária; Sorbonne Université, França 2018. Também em 2018, foi autora convidada para a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, México. O Peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio Toca e do prêmio São Paulo de Literatura, é o seu primeiro livro.

Karen Debértolis gravou o cd de spoken word “A Mulher das Palavras”, que se desdobrou em uma performance poética apresentada desde 2009. Publicou os livros “Mapas Sutis” (Editora Patuá, 2018); “Prosa de Palavras” (Rubra Cartoneira, 2012), com ilustrações de Beto Silva; “A Estalagem das Almas” (Travessa dos Editores, 2006), em coautoria com a fotógrafa Fernanda Magalhães; “Guardados” (Atrito Art, 2003); e “Calidoscópio” (edição de autora,1995). Integrou a programação brasileira da Radio Documenta 14, da Documenta de Kassel 2017(Kassel, Alemanha), com curadoria dos pesquisadores Janete El Haouli e José Augusto Mannis.

Mesa-redonda

Serviço:

23/09/2019 | 19h30 às 20h30
Rua Riachuelo 1791
(45) 3240-3600
Este evento faz parte de

Semana Literária Sesc e Feira do Livro

A Semana Literária Sesc & Feira do Livro completa este ano sua 38ª edição e ocorrerá no período de 23 a 28 de setembro. Realizada simultaneamente em 24 cidades, o evento é realizado em seis dias e conta com uma rica e diversificada programação com palestras, mesas-redondas, bate-papo com escritores, lançamento de livros, oficinas, apresentações […]
Saiba Mais

Meu Sesc

Agora digite sua senha

Recuperar senha
Insira abaixo o seu login cadastrado ou o n˚ do seu Cartão Cliente Sesc e receba instruções e o link para criar uma nova senha.