Projeto ViraVida

Programa realizado pelo Sesi Paraná, entidade do Sistema S, que atua em parceria com o Sesc, com ações de promoção e elevação da autoestima dos adolescentes e jovens situação de risco, para que desvendem o próprio potencial e assim conquistem autonomia.

O programa no Sesc têm como foco:

  • Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
  • Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
  • Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
  • Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas.

O Programa é desenvolvido em três Unidades do Sesc Paraná: Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba (Portão). Os jovens realizam atividades promotoras de qualidade de vida e cidadania, baseadas numa visão holística do ser humano através de atividades de recreação, esporte, cultura, saúde e ação social.

Curitiba

Em Curitiba, na Unidade Portão, o projeto teve início em 16 de novembro de 2010. A primeira turma teve o curso proporcionado pelo Senai na área de Auxiliar Administrativo e Produção Industrial – ênfase em metal mecânica, em quatro dias da semana. O Sebrae realizou uma semana de curso de Empreendedorismo. Na segunda e terceira turma o Senac realizou o curso de capacitação na área de Auxiliar Administrativo.

Os jovens realizam atividades nas terças-feiras, das 13h30 às 17h. As atividades têm foco no desenvolvimento social e qualidade de vida dos jovens, realizadas através de atividades de cultura, recreação, esporte, saúde e ação social.

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu as atividades tiveram início em 07 de janeiro de 2011. A primeira turma teve o curso proporcionado pelo Senai na área de Auxiliar Administrativo e Produção Industrial – ênfase em metal mecânica, em quatro dias da semana. O Sebrae realizou uma semana de curso de Empreendedorismo. Na segunda e terceira turma o Senac realizou o curso de capacitação na área de Auxiliar Administrativo.

Na Unidade Sesc Foz do Iguaçu os jovens realizam atividades nas sextas-feiras, das 14h às 17h30. As atividades têm foco no desenvolvimento social e qualidade de vida dos jovens, realizadas através de atividades de cultura, recreação, esporte, saúde e ação social.

Londrina

Em Londrina as atividades são realizadas desde o dia 04 de abril de 2011. A primeira turma teve o curso proporcionado pelo Senai na área de Auxiliar Administrativo e Produção Industrial – ênfase em metal mecânica, em quatro dias da semana. O Sebrae realizou uma semana de curso de Empreendedorismo. Na segunda e terceira turma o Senac realizou o curso de capacitação na área de Auxiliar Administrativo.

Na Unidade Sesc Londrina os jovens realizam as atividades em duas sextas-feiras do mês, das 09h às 11h45. Devido as características da Unidade de serviço – não há espaço para a prática de esportes e atividades recreativas – o Sesi desenvolve as atividades esportivas duas vezes no mês conjuntamente com o SEST/SENAT. As atividades têm foco no desenvolvimento social e qualidade de vida dos jovens, realizadas através de atividades de cultura, recreação, saúde e ação social.