Mesa Brasil

Contra a Fome e o Desperdí­cio

img-destacada-pagina__3

O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial. O Programa é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir o abismo da desigualdade social no paí­s.

A nossa missão é contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade, por meio da doação de alimentos, da promoção de ações educativas e da responsabilidade compartilhada entre doadores, entidades sociais e voluntários em todos os Estados em que o Sesc atua.

O objetivo com isso é criar uma rede de solidariedade e de combate a fome e ao desperdício de alimentos.


Sobre


O Programa é também uma ação conjunta que integra o Sesc, empresas, instituições sociais e voluntários no esforço de diminuição das carências alimentares e do desperdí­cio de alimentos, com um papel proativo: demonstra que é possí­vel minimizar os efeitos da fome e da desnutrição por meio de programas sociais práticos, a custo reduzido e aplicação imediata.

Porém, o Programa não é uma campanha eventual e assistencialista. Tem caráter permanente, baseado na parceria e as responsabilidades são assumidas por todos os segmentos sociais envolvidos, respeitando-se suas especificidades. As instituições sociais fazem parte de um esforço conjunto para melhoria da qualidade de vida e da cidadania por meio da responsabilidade social compartilhada.

O Mesa Brasil Sesc, como ação emergencial, baseia-se no princí­pio, já aceito internacionalmente, de que a alimentação é direito fundamental de todo e qualquer cidadão. Um direito social básico, mas que, lamentavelmente, não é garantido a todas as pessoas e por isso são necessárias ações que possam melhorar esta situação duplamente perversa: a fome e o desperdí­cio de alimentos.

Importância das parcerias

A base de sustentação do Programa é a parceria.

O Mesa Brasil permite que as empresas, indústrias, produtores e comerciantes tenham sua agenda social facilitada, oferecendo condições para que possam exercer sua cidadania empresarial.
A participação pode ser feita por meio de doações de equipamentos, utensí­lios, material de consumo e, principalmente, pela doação de produtos alimentí­cios próprios para o consumo.
Iniciativas como o Mesa Brasil somente obtêm resultados quando contam com a colaboração de parceiros.
Se na sua empresa existem excedentes de alimentos que podem contribuir para complementação de refeições, não os deixe ir para o lixo, ligue para o Mesa Brasil Sesc e ajude a alimentar esta ideia.

Estrutura

As unidades do Programa Mesa Brasil foram dispostas no estado para suprir às necessidades logísticas. Cada cidade conta com pelo menos um galpão para armazenamento. É de lá que partem os produtos recebidos para as entidades atendidas.

Dispõe de uma frota de quinze veículos, sendo quatro caminhões e onze vans, todos refrigerados, para garantir a conservação dos alimentos. Em alguns casos, dependendo do volume e do prazo de entrega dos donativos, conta com veículos terceirizados.

Tudo é planejado detalhadamente para assegurar a higiene e a manutenção dos alimentos desde o momento da doação até a entrega para as entidades receptoras.

O Sesc Paraná investe no desenvolvimento profissional dos colaboradores atuantes no Mesa Brasil. Conta com uma equipe estratégica em cada unidade de serviço composta por nutricionista e assistente social, além da equipe operacional formada por auxiliares administrativos, motoristas e auxiliares de serviços gerais.

Para coordenar as ações, o Sesc Paraná mantém uma equipe de apoio às sete unidades. Sua função é prestar suporte técnico a todos os procedimentos realizados no Mesa Brasil.

Para gerenciar os controles administrativos, possui o Sistema Informatizado, alimentado diariamente, que permite gerar relatórios de logística. Neles ficam explícitos, por exemplo, quantos quilos foram recebidos de cada empresa e quantos foram doados em cada entidade. Ainda permite gerar o volume de produtos e estoque, entre outros dados.

O Mesa Brasil Sesc Paraná é pioneiro na implantação do Relatório de Rastreabilidade on-line. Assim o doador pode acompanhar o destino de sua doação e verificar quem está sendo beneficiado com ela. Isso mostra segurança, transparência e prestação de contas diária.


Curitiba

(41) 3231-1850
mesabrasil_esquina@sescpr.com.br


Francisco Beltrão

(46) 3905-3200
mesabrasil_fcobeltrao@sescpr.com.br


Cascavel

(45) 3219-5453 / 3219-5464
mesabrasil_cascavel@sescpr.com.br


Londrina

(43) 3305-7870
mesabrasil_lda@sescpr.com.br


Guarapuava

(42) 3308-2676
mesabrasil_guarapuava@sescpr.com.br


Campo Mourão

(44) 3599-2553
mesabrasil_cmourao@sescpr.com.br


Maringá

(44) 3265-2772 / (44) 3265-2773
mesabrasil_maringa@sescpr.com.br

Ações Educativas

O trabalho do Mesa Brasil Sesc Paraná vai além da distribuição de alimentos, com ação educativa permanente, incluindo treinamentos, cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos sobre temas diversos na área de saúde, visando orientar a produção de uma alimentação segura para os receptores.
A série Mesa Brasil Sesc Paraná: Segurança Alimentar e Nutricional é um conjunto de materiais educativos desenvolvidos pelo Sesc, Senac e PAS / Programa Alimentos Seguros, como instrumento para garantir a qualidade e o aproveitamento integral dos alimentos, desde a doação, na empresa parceira, até o consumo final, na entidade beneficiada pelo Programa.

Para cada etapa, foi desenvolvido material específico com orientações sobre:

  • Transporte de alimentos

    – ensina como embalar, proteger e conduzir os alimentos doados (cartilha em pdf).

  • Higiene e comportamento pessoal

    – esclarece os cuidados que as pessoas envolvidas devem ter na manipulação de alimentos. (cartilha em pdf).

  • Organização e controle de almoxarifado

    – cuidados no armazenamento dos alimentos (cartilha em pdf).

  • Manipulador de alimentos I

    – alerta para perigos como micro-organismos ou agentes quí­micos nos alimentos e doenças transmitidas por alimentos (DTA) e dá noções sobre higienização ambiental e de utensílios (cartilha em pdf).

  • Manipulador de alimentos II

    – cuidados na preparação de alimentos. (cartilha em pdf).

  • Noções básicas sobre alimentação e nutrição

    – que estimula a adoção de hábitos alimentares mais adequados (cartilha em pdf).

  • Aproveitamento integral dos alimentos

    – com receitas que ensinam a utilizar até cascas, talos e folhas, na preparação de pratos saborosos e nutritivos (veja em receitas da semana).


Como Contribuir


Os resultados do Programa Mesa Brasil Sesc Paraná dependem da sensibilização e colaboração de empresários, produtores, industriais, comerciantes, atacadistas, entre outros. O Sesc coleta os gêneros nas empresas conforme disponibilidade de excedentes e os repassa integralmente às entidades cadastradas no Programa, preservando a qualidade dos itens coletados desde sua doação até a entrega.

O que pode ser doado

Alimentos próprios para consumo, entre eles:

  • Frutas, legumes e verduras.
  • Frios e laticínios.
  • Grãos e cereais.
  • Enlatados e conservas.
  • Pães e massas.
  • Carnes e derivados.
  • Outros.

Produtos e serviços como:

  • Combustível.
  • Material gráfico.
  • Embalagens plásticas.
  • Empréstimo de veículos.
  • Divulgação.
  • Transporte.

O que não pode ser doado

  • Refeições prontas.
  • Doces e pães com recheios cremosos.
  • Alimentos com embalagens danificadas, data de validade vencida, fora das condições normais de uso.

Responsabilidades dos doadores

  • Doar somente alimentos próprios para o consumo.
  • Manter os alimentos armazenados adequadamente até o momento da coleta.
  • Avisar ao Programa o dia, o horário, o local melhor para ser realizada a coleta.
  • Exigir o recibo de doação do Programa Mesa Brasil Sesc Paraná e arquivar em pasta própria.

Responsabilidades do Sesc

  • Coletar os gêneros conforme a programação definida com o doador e repassá-los integralmente às instituições sociais cadastradas.
  • Preservar a qualidade dos itens, a partir da doação até sua distribuição.
  • Emitir recibo para o doador e também para cada instituição social receptora.

Faça a sua doação. Colabore!


Como Receber


Para receber alimentos, a instituição social beneficente deve ser cadastrada por meio de visita técnica, quando é preenchida uma ficha de triagem para identificar se a instituição está de acordo com os critérios do Programa.

Documentação e Critérios necessários:

  1. Possuir CNPJ, Estatuto Social, Registro atualizado no Conselho de acordo com as respectivas áreas de atuação, de Assistência Social, Saúde, Educação (municipal, estadual ou federal).
  2. Prestar atendimento gratuito / Avaliar os casos de existência de taxa contributiva.
  3. Atender sem distinção de credo, etnia ou religião.
  4. Pode ou não atender em sistema de abrigo.
  5. Não ter vínculo político ou partidário.
  6. Preparar e servir a comida no prato.
  7. Possuir cozinha, despensa e refeitório adequados.
  8. Ter disponibilidade para participar de palestras e/ou outras ações educativas.

Seja Voluntário


As pessoas voluntárias têm duas áreas de atuação: ações educativas (cursos, treinamentos, palestras, oficinas) e operacionais para dar apoio à operacionalização do Programa em várias etapas e serviços.

O voluntário interessado em participar do Programa assina um Termo de Adesão, com base nos termos da Lei 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.

Quem pode ser voluntário?

Qualquer pessoa: jovem, adulto ou idoso, que assume um compromisso em benefício de pessoas, grupos e comunidades, sem exigência de qualquer tipo de remuneração.

É indispensável que o voluntário tenha:

  • Disponibilidade.
  • Responsabilidade.
  • Ética.

Caso o voluntário se identifique com a proposta do Programa, preencherá o Termo de Adesão do voluntariado. Receberá treinamento na área em que deseja atuar (área técnica para palestras, oficinas, cursos ações educativas, ações recreativas, área operacional para coletas/distribuição etc.).

No exercício da solidariedade e cidadania nasce a oportunidade de executar um trabalho voluntário. O Mesa Brasil Sesc é um facilitador desse processo, na medida em que abre possibilidades para que indivíduos possam de fato abraçar causas de interesse social e comunitário. Participe você também.