Forró, samba, bolero, valsa, carimbó e tango foram alguns dos ritmos que embalaram o primeiro dia da Mostra de Dança, Música e Moda do Sesc Água Verde, em Curitiba, realizado nesta quinta-feira (13). As apresentações foram organizadas por professores e alunos do Laboratório Cultural e pela equipe de Ação Social da unidade. A abertura do evento contou com um público animado, formado por familiares e amigos, que prestigiou os dançarinos com muita animação.
As danças de Salão, Livre e Circular vão além do movimento. Para muitos idosos, que compuseram a maioria dos grupos participantes, elas representam uma forma de conexão com a vida e com a memória. Além de contribuírem para a preservação da saúde física e mental, essas danças promovem a convivência entre gerações e valorizam a cultura em suas diversas expressões.
Elvira Donato, de 68 anos, estava em Londrina-PR para participar do aniversário da neta que aconteceu nesta quarta-feira (12). Para não deixar de se apresentar no evento, percorreu mais de 300 quilômetros de ônibus e chegou poucas horas antes do início das apresentações. “Isso aqui, para mim, é vida, alegria e satisfação. Atualmente, só faço dança, mas no ano que vem quero ampliar e fazer mais coisas. Eu sempre falo que o Sesc é tudo, é uma verdadeira família. Longe daqui a gente fica muito triste. Quando precisamos de muita alegria e muito bem-estar, é só vir aqui para a gente se abraçar”, disse.
Além de valorizar o público idoso, a Mostra de Dança, Música e Moda do Sesc Água Verde celebra a diversidade e o talento de pessoas de todas as idades. O evento é um espaço inclusivo, que estimula a expressão artística e o convívio entre gerações. “Essa Mostra é sempre muito especial para os nossos alunos. É a hora que eles mostram para seus familiares e para a comunidade tudo que fizeram ao longo do ano junto com os orientadores e equipe técnica, e, por isso, eles se sentem reconhecidos. As atividades aqui não são exclusivas para a terceira idade e sim para as pessoas envelhecerem bem”, disse Diogo de Lima, gerente executivo do Sesc Água Verde.
Nesta sexta-feira (14), a programação contará com dois eventos. O primeiro será a Mostra de Música e Moda, que acontecerá a partir das 14h no Salão de Eventos do Sesc Água Verde, com a participação de alunos do Laboratório Cultural e do Curso de Corte e Costura da unidade. Mais tarde, a partir das 19h, acontecerá a Mostra de Balé no Teatro do Sesc da Esquina, também em Curitiba. Este segundo, promete muita emoção: a participante mais jovem tem apenas 3 anos, enquanto a mais experiente tem 91. Juntas, elas representam a beleza do movimento e a força da arte em todas as fases da vida.