Na manhã desta quarta-feira (30), para celebrar o Dia do Comerciário, foi inaugurado, no segundo andar do Sesc da Esquina, o Museu do Comércio. O novo espaço é um sonho antigo dos dirigentes do Sesc PR e da Fecomércio PR e foi pensado e preparado para preservar a cultura do comércio paranaense; trazer curiosidades, documentos e maquinários sobre os mais diversos segmentos comerciais, receber exposições, eventos e a visitação do público.
Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a importância da preservação da memória cultural e histórica do comércio, em um contexto em que muitos comerciantes e suas histórias estão se perdendo com o tempo. “O Sesc faz com maestria seu papel na cultura e aqui ele preserva a história daqueles que foram pioneiros, corajosos. Este museu vai servir exatamente para mostrar aquilo que tinha no passado, as dificuldades que passamos para continuar com os negócios em um mundo de transformações diárias”, enfatizou Piana.
O desembargador Edson Luiz Vidal Pinto salientou que as instituições que preservam a memória são fundamentais para a própria história. Para ele, o museu é parte da história, não apenas dos doadores, mas da trajetória de uma instituição, enfatizando que “as pessoas passam, mas a história permanece”.
Mesmo em férias, o diretor regional do Sesc Paraná, Carlos Alberto de Sotti Lopes fez questão de estar presente na cerimônia. Ele detalhou as histórias por trás dos itens que doou ao museu, como uma capa de tropeiro, da década de 1920. Sotti lembrou que decidiu doar o item que estava intacto, jamais havia sido usado por seu falecido sogro e pontuou a importância do Sesc, não apenas na educação, na saúde e no esporte, mas na cultura e na preservação da memória.
O diretor regional em exercício, Joil Cezar Baptistel, salientou a importância da inauguração ocorrer no dia do Comerciário, o público preferencial do Sesc PR. “Esperamos que essas doações que foram feitas sirvam de exemplo para que nós possamos receber mais doações e enriquecer ainda mais esse museu”, afirmou.
Acervo
O acervo de mais de 600 itens é relacionado aos modos de vida dos comerciários, utilizados na prática produtiva e também de objetos que retratam o produzir dos comerciantes paranaenses desde meados do século XIX até os dias atuais.
Os visitantes do museu poderão conhecer a evolução de maquinários, como a Central Telefônica da coleção Hermes Macedo que necessitava de telefonistas e operadores para transferir manualmente as ligações, passando pelo aparelho telefônico de disco que foi gradualmente substituído pelo telefone de teclas, que vigorou por muito tempo, mesmo na telefonia móvel.
A Família Glaser, proprietária do estabelecimento comercial com o maior tempo de atividade ininterruptas no estado, cedeu em comodato 88 itens aos Museu do Comércio, entre eles, uma caixa registradora datada do início do século XX, de fabricação da The National Cash Register Company (NCR), além de um arquivo de madeira do século XIX, com 24 gavetas, que servia para o armazenamento de livros, pastas, documentos e fotografias. Bianca Emanuelle Glaser Vidal Pinto, representante da Família Glaser, expressou a alegria em fazer parte da história do comércio do Paraná e destacou a importância de contribuir com a cessão de peças para o museu. “Temos ciência que precisamos ter o nosso passado em mente para podermos escrever um futuro melhor. Hoje a Glaser está quase na quinta geração de gestores e é uma alegria poder, depois de 137 anos, continuar de portas abertas”, exclamou Bianca.
Visitação
A visitação ao Museu do Comércio é gratuita e poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 19h. Agendamentos de escolas e grupos devem ser realizados pelo e-mail relacionamento.esquina@sescpr.com.br ou pelo telefone (41)3259-1350.
Vídeos
Assista ao vídeo institucional produzido sobre o Museu do Comércio, clicando na imagem:
Ontem (30), o Museu do Comércio e sua inauguração foram destaque no telejornal Meio Dia Paraná, da RPC. A matéria completa está disponível abaixo: