Sesc PR
Paraná
Ação Social: Sesc Cidadão
Ação Social: Sesc Cidadão

Sesc Cidadão movimenta 15 unidades do Sesc PR no fim de semana

Unidades do Sesc PR em 15 cidades paranaenses abriram suas portas para receber o público no sábado (6). A ação simultânea do Sesc Cidadão foi uma oportunidade para a comunidade conhecer os serviços ofertados pelo Sesc PR e parceiros.

“A primeira edição do Sesc Cidadão simultâneo foi feita em 2019. Além dos serviços do Sesc, cada unidade trouxe parceiros locais, para atender principalmente a população mais vulnerável, com serviços de atendimento ao cidadão, ações de saúde, empreendedorismo feminino por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, entre outros”, pontuou a gerente de Ação Social do Sesc PR, Nabile de Nardi Barbosa.

Todas as unidades fizeram o brechó social com itens arrecadados pela 14ª edição da Campanha do Agasalho do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, RPC e Instituto GRPCOM, parceiros e apoiadores. O Exército Brasileiro auxiliou na ação.

Idilei dos Santos trabalha com construção civil. Ele ficou sabendo do Sesc Cidadão em uma chamada feita pela RPC e foi até o Sesc Portão escolher peças de roupas para ele e a esposa. “Esses agasalhos vêm em boa hora. No momento de crise que estamos vivendo, o salário vai todo nas contas da casa e para a alimentação. Então essas doações fazem a diferença”, pontuou.

A Campanha Agosto Dourado de incentivo à amamentação também levou informações ao público, com orientações sobre a doação de leite materno, com a arrecadação de potes de vidros a serem repassados a bancos de leite do estado.

Rosângela Eneas da Silva é enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas de Curitiba. Segundo ela, tanto o leite materno como os potes são doações voluntárias para atender a alta demanda da UTI Neonatal no HC. “São 140 litros em média por mês para atender apenas a UTI Neonatal, por isso é importante orientar as mães que podem para que sejam doadoras”, enfatizou.

Em Curitiba as atividades foram ofertadas no Sesc Portão, com orientações sobre saúde bucal com o escovódromo do OdontoSesc e jogos recreativos. O Senac Curitiba Centro esteve presente com serviços na área da beleza e orientação sobre os cursos ofertados. Os alunos do curso de Enfermagem da Unicesumar fizeram a aferição de pressão do público. A FAS também foi parceira na ação com o cadastro único, informações sobre vagas de emprego e benefícios sociais, e o Instituto Barigui orientou o público sobre o descarte de resíduos eletrônicos.

A Sanepar deu orientações e fez o cadastramento da Tarifa Social “Água Solidária” em todas as unidades que realizaram o Sesc Cidadão. “A tarifa social é voltada a pessoas de baixa renda, com uma redução de custo em torno de 80% do valor da tarifa normal da água. A Sanepar dá esse benefício, mas precisa da comprovação de renda e outros critérios como o volume do consumo e tamanho do imóvel”, explicou o gestor da Sanepar de Curitiba e Região Metropolitana, André Mello. Para acessar clique aqui.

O Sesc Cidadão também foi realizado no Sesc de Bela Vista do Paraíso, Sesc Caiobá (Matinhos), Sesc Cornélio Procópio, Sesc Guarapuava, Sesc Jacarezinho, Sesc Londrina Centro, Sesc Marechal Cândido Rondon, Sesc Medianeira, Sesc Nova Londrina, Sesc Paranavaí, Sesc Pato Branco, Sesc Toledo, Sesc Umuarama e Sesc União da Vitória.