Sesc PR
Paraná
Ação Social: Mesa Brasil
Ação Social: Mesa Brasil

Sesc e Senac participam da programação do aniversário da Fazenda Urbana de Curitiba

O Sesc e o Senac fizeram parte da programação do aniversário de dois anos da Fazenda Urbana de Curitiba. A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional preparou uma série de atividades e atrações nos dias 24 e 25 de junho. Oficinas culinárias, workshops sobre compostagem, agricultura urbana, abelhas sem ferrão, irrigação, plantio em pequenos espaços, além de apresentações culturais e atividades para crianças, fizeram parte da programação.   

Buscando ampliar suas ações em rede para contribuir com a garantia do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA), o Sesc Mesa Brasil, tem apoiado a Prefeitura de Curitiba na capacitação de servidores do banco de alimentos do município. O Programa também foi um dos destaques da programação do aniversário da Fazenda Urbana, na abertura das oficinas culinárias. A nutricionista do Programa Mesa Brasil Parolin, Tayenne Cochek, conversou com os participantes sobre a importância da escolha de alimentos de época e a forma como a sazonalidade impacta o meio ambiente e a saúde e nutrição. 

No sábado (25) o instrutor de gastronomia da Faculdade Senac Curitiba Centro, Luiz Amilton Koheler, realizou uma aula show com o preparo de caldo verde. De origem portuguesa a iguaria é preparada utilizando calabresa (que pode ser substituída por carne suína e até cogumelos para os vegetarianos), com couve – verdura comum nas hortas brasileiras.

Fazenda Urbana 

 A Fazenda Urbana é um projeto da Prefeitura de Curitiba, inédito no Brasil, que consiste em um espaço de aproximadamente 4 mil m² , onde são cultivadas, de formas sustentáveis, mais de 60 variedades agrícolas orgânicas como frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais. Além de hortas comunitárias, o local conta com composteiras, estufas, jardins de mel, restaurante-escola e banco de alimentos.