Sesc PR
Paraná
Cultura: Eventos
Cultura: Eventos

38º Festival Sesc de Folia de Reis acontece neste domingo (22)

Tradicional mostra promovida pelo Sesc Paranavaí contará com cinco grupos e programação gratuita para toda a família

Uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país, a Folia de Reis é celebrada desde 1982 pelo Sesc Paranavaí. Após hiato de dois anos, o Festival Sesc de Folia de Reis retorna às escadarias da Paróquia São Sebastião neste domingo (22), para realizar sua 38ª edição, com programação gratuita para toda a família, das 11h às 18h.

Integrante do Sesc Regionalidades, o evento é um dos maiores produtos culturais do Sesc PR. O objetivo do Festival é valorizar e divulgar por meio da mostra essa manifestação do patrimônio imaterial brasileiro, presente em diversas regiões do país e fortemente cultuada no interior dos estados.

Nesta edição, cinco grupos paranaenses participam do Festival Folia de Reis do Sesc Paranavaí: Estrela do Oriente, de Loanda; Estrela Guia, de Paranacity; Mãe Rainha da Esperança, de Alto Paraná; Mensageiros da Paz, de Londrina; e Unidos em Cristo, de Nova Esperança. Também integra a programação do evento apresentação do Grupo de Canto com Idosos do Sesc Paranavaí, com um repertório caipira, e da Orquestra Municipal de Paranavaí (repertório popular).

Durante todo o evento haverá Feira de Saúde e de artesanato, recreação e a venda de lanches (direto na Paróquia). Confira a programação e participe:

12h – Almoço (venda na Paróquia);

14h – Grupo de Canto com Idosos do Sesc (repertório caipira);

14h30 – Apresentação de Companhias de Reis por ordem alfabética:

Estrela do Oriente – Loanda (PR)

Estrela Guia – Paranacity (PR)

Mãe Rainha da Esperança – Alto Paraná (PR)

Mensageiros da Paz – Londrina (PR)

Unidos em Cristo – Nova Esperança (PR)

16h10 – Orquestra Municipal de Paranavaí (repertório popular);

Durante todo o evento, das 11h: às 18h:

– Feira de Saúde;

– Feira de Artesanato;

– Recreação;

– Lanches (venda na Paróquia).

Apoiam esta edição do evento o Senac, a Paróquia São Sebastião, o Santuário do Carmo, a Fundação Cultural de Paranavaí e a Casa do Artesão.

Folia de Reis

Desde sua origem, a Folia de Reis é passada de geração em geração entre familiares e amigos de uma mesma comunidade. Cada companhia empunha sua bandeira e, por meio de música e encenação, realiza sua homenagem aos três Reis Magos (Gaspar, Melchior/ Belchior e Baltazar), da véspera do Natal até o dia 6 de janeiro, quando é comemorado o dia da visita dos reis ao menino Jesus, em Belém.

A origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem europeia, que trazida para o Brasil no século XIX. É comum os grupos de Folia de Reis visitarem as casas de sua região neste período, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos.

Serviço
38º Festival Sesc de Folia de Reis
Data: 22 de maio de 2022 (domingo)
Horário: Das 11h às 18h
Local: Paróquia São Sebastião (R. Getúlio Vargas, 717 – Centro, Paranavaí – PR)
Mais informações: (44) 3474-8500