Sesc PR
Paraná
Cultura: Eventos
Cultura: Eventos

Primeira etapa do projeto Sesc Mulheres 2022 recebe Eliana Brasil e Tulipa Ruiz

Sesc Mulheres 2022 terá cinco encontros presenciais no Teatro do Sesc da Esquina

Para marcar o Dia Internacional da Mulher e debater sobre a condição feminina e suas demandas, o Sesc Paraná realiza no dia 8 de março, a partir das 19h30, o primeiro encontro presencial, gratuito e com vagas limitadas do projeto Sesc Mulheres em 2022. 

A vencedora do Grammy latino, cantora, compositora, ilustradora e estilista, Tulipa Ruiz, e a artista visual do Coletivo Ero Ere Mulheres Artistas, Eliana Brasil, debatem o “Fazer manual: artes visuais como linguagem e expressão poética”.

De acordo com os organizadores do projeto, a proposta do Sesc Mulheres é proporcionar um espaço  para a conversa, o debate, instigando os interlocutores nos temas de interesse do universo feminino e sua relação com a cultura. “O mundo contemporâneo tem exigido cada vez mais respostas e articulações em torno de temas e problemáticas que envolvem todo o espectro da vida em sociedade. Esta será uma oportunidade para visibilizar debates importantes no campo da cultura a partir do olhar de mulheres que trabalham e vivem o setor cultural no Brasil”, destacam.

Durante o ano de 2022 serão promovidas outras quatro etapas do projeto Sesc Mulheres. Toda a programação, pré-inscrição e informações complementares podem ser acessadas AQUI.

Convidadas:

Tulipa Ruiz, vencedora do Grammy Latino, santista de nascimento e mineira de criação, é cantora e ilustradora. Formada em Comunicação em Multimeios pela PUC-SP, a artista tem músicas incluídas em filmes, novelas e games e costuma se apresentar em teatros e festivais do mundo todo, como Rock in Rio e Montreux Jazz Festival. Seu trabalho, além de receber o acolhimento do público, é respeitado pela crítica especializada com destaque em publicações como os jornais britânicos The Guardian e The Independent. Em 2020, realizou turnê pela China, pelo projeto China Tropical. Uma de suas primeiras músicas, Efêmera, foi trilha sonora do game Fifa e uma das mais recentes, Banho, foi gravada por Elza Soares. Como ilustradora, Tulipa faz capas de discos, livros e colaborou com o jornal Le Monde Diplomatique Brasilil. É sócia da Brocal Agência Cultural que engloba uma editora, um estúdio, uma produtora de música e uma marca de roupas e produtos criativos criada por Tulipa. Atualmente, a artista prepara a gravação de seu quinto álbum. Sua primeira coleção como estilista, chamada “Aconteceu de Caber”, foi lançada na Casa de Criadores 2021, um dos maiores eventos de moda autoral da América Latina.

Eliana Brasil ​ é artista visual graduada em Artes Visuais pela UFPR (2019). Integra o Coletivo Ero Ere Mulheres Artistas, junto de outras artistas negras em Curitiba. Apresenta em seus trabalhos questões pertinentes à memória, afetividade e pertencimento, sua poética também aborda a autoafirmação e a construção de identidade da mulher preta. A artista se expressa por meio da performance, pintura e de instalações têxteis, pensando nas possibilidades de intersecção da arte têxtil com as linguagens da pintura e escultura. Ativista da identidade racial e pertencimento da população negra, integra desde 2016 a Rede de Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR). Em 2018, iniciou pesquisa sobre a presença de artistas mulheres negras em Curitiba, que culminou na formação do Coletivo “Ero Ere Mulheres Artistas”. No mesmo ano, integrou mostras no Museu Paranaense, SEED e Museu do Saneamento – Sanepar. No ano de 2019, foi proponente e integrante da mostra coletiva “Ero Ere: negras conexões” no Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR. Participou ainda como performer no 1° “Simpósio Internacional de Performance Arte” em Curitiba, com a apresentação da Performance “Carne Nobre”, da mostra coletiva “Estratégias do Feminino”, no Farol Santander em Porto Alegre e da mostra coletiva “Linha Preta” no espaço de arte Inter Americano.

SERVIÇO

Sesc Mulheres 2022 – 1ª etapa

Convidadas: Tulipa Ruiz e Eliana Brasil

Quando: 8 de março, às 19h30

Local: Teatro do Sesc da Esquina – Rua Visconde do Rio Branco, 969

Ingressos: gratuitos. Pré-inscrição AQUI ou uma hora antes do encontro, na bilheteria do teatro.