Sesc PR
Paraná
Ação Social: Sesc Cidadão
Ação Social: Sesc Cidadão

Casamento coletivo celebra união de 315 casais da capital

O Poder Judiciário do Estado do Paraná e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR realizaram no sábado (18), mais uma edição do casamento coletivo do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão. O evento encerrou a agenda de 2021 do programa, oficializando a união civil de 315 casais de Curitiba, e contou com a parceria da Prefeitura da capital e de 16 Cartórios de Registro Civil.

A cerimônia aconteceu no Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida (Ginásio do Tarumã) e teve transmissão ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube. A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e coordenadora do Justiça no Bairro, Joeci Machado Camargo, conduziu a celebração ao lado da jornalista da RPC, Dulcineia Novaes.

“Este momento é um presente. Temos aqui várias histórias, de resignação, de pessoas que se encontraram em bailes, nas redes sociais, pessoas que se apaixonaram pela primeira vez e que hoje realizam o sonho de se casar”, declarou a desembargadora.

O evento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador doestado, Darci Piana, que renovou os votos de casamento com a esposa, Maria José Piana. O casal completa, neste mês, 53 anos de união. “Parece que foi ontem. Ela sempre me ajudou e me dá o suporte necessário para poder fazer o meu trabalho. Hoje celebramos esses mais de 300casamentos, mas o projeto já soma mais de 40 mil uniões desde o início da nossa parceria. Esse convênio existe desde 2005 e foi renovado nesta semana para pelo menos mais cinco anos de realização conjunta, para celebrarmos mais casamentos e levar justiça e cidadania para os paranaenses que mais precisam”, pontuou Darci Piana.

Os casais também receberam benção ecumênica feita pelo padre José Aparecido Pinto, procurador da Mitra, e pela pastora Érika Checam, da Primeira Igreja Batista de Curitiba. O evento foi embalado por canções interpretadas por músicos voluntários, em um repertório especial, com o Elvis curitibano, Rogério Cordoni. Esse trabalho foi coordenado pelo técnico de atividades do Sesc Maringá, Erico Bondezan.

Também acompanharam o evento o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; a assessora especial do Gabinete da Prefeitura de Curitiba, Cibele Fernandes Dias, que representou o prefeito Rafael Greca; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Bruneri; o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel; o gerente de Serviços do Instituto das Cidades Inteligentes, Ozieres Pereira de Oliveira, entre outras autoridades convidadas.

Senac

Os instrutores e alunas da área de beleza da Faculdade Senac Curitiba Centro, foram os responsáveis pela produção de cabelo e maquiagem de quase 40 noivas.

Durante a manhã do sábado(18), as noivas foram aos poucos enchendo o Salão de Beleza-escola, carregadas de ideias e expectativas para o grande dia. Entre elas estava Vania Gonçalves, que escolheu o vestido usado pela desembargadora do TJPR, Joeci Machado Camargo, em seu casamento, e que foi colocado para o sorteio entre as noivas.

Esse tipo de ação faz parte da formação normativa do Senac, em que os alunos aprendem na prática o exercício da profissão. “Nada melhor do que colocar a mão na massa para aprender. Somente a teoria não surtir ao mesmo efeito, assim saímos muito mais preparadas para o mercado de trabalho”, ressaltou a aluna do curso de Cabeleireiro, Gabriele Polido.

Acompanhe a cerimônia aqui.