Sesc PR
Paraná
Cultura: Literatura
Cultura: Literatura

Sesc PR promove palestra-espetáculo com Gelson Bini

Ação, que faz parte do Circuito de Oralidades do projeto Arte da Palavra, será realizada na próxima terça-feira (9) com transmissão a vivo

O Sesc Paraná realiza no dia 9 de novembro a última etapa do Circuito de Oralidades do projeto Arte da Palavra. Mediador de leitura e debates literários, narrador de histórias da oralidade, Gelson Bini, fará a palestra-espetáculo “Contos de Assombros”, que terá transmissão ao vivo pela página do Arte da Palavra no Facebook, a partir das 19h30.

Bini tem em seu repertório contos da tradição oral, contos em literatura escrita, recursos narrativos e leitura em movimento cênico. A palestra-espetáculo “Contos de Assombros” é voltada ao público jovem e adulto com a proposta de formar novos leitores e promover a literatura de histórias fantásticas de autores consagrados como: Alberto Mussa, Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft, e Monteiro Lobato, pelo viés do suspense, do estranhamento e do inacreditável. Por meio da mediação de obras literárias, encadeadas por narrativas orais de suspense, medo e horror, as chaves/respostas para os mistérios das estórias sobrenaturais surgem e recaem pela suspeição dos interlocutores, entre o limite do mundo real/verossímil  e o mundo imaginário.

Arte da Palavra

Realizado pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com os Departamentos Regionais de todo o país, o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões, que estimula a formação de leitores e novos autores, além de valorizar a produção literária nacional no que diz respeito à escrita e à oralidade.

O Circuito de Oralidades do Arte da Palavra aproxima em cada manifestação a riqueza e multiplicidade de vozes, ideias e costumes, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora.

Conheça mais sobre o artista

Como mediador de leitura, Gelson Bini atua na área há quase duas décadas. Leitor autodidata, de formação livreira, exerceu a profissão durante dez anos promovendo o livro e a leitura em escolas públicas de Jaraguá do Sul e demais cidades da região Norte de Santa Catarina.

Serviço
Circuito de Oralidades do projeto Arte da Palavra
Palestra-espetáculo “Contos de Assombros” com Gelson Bini
Data: 9 de novembro de 2021 (terça-feira)
Horário: 19h30

Transmissão ao vivo aqui.