Sesc PR
Paraná
Cultura: Cinema
Cultura: Cinema

Drops CineSesc – Um Diretor por Mês

Charlie Chaplin

Nascido no dia 16 de abril de 1889 em Walworth, distrito de Londres, como Charles Spencer Chaplin. Charlie Chaplin foi sem sombra de dúvidas o ator, comediante e diretor mais expressivo do cinema mundial, tanto mudo, quanto falado.

Chaplin também atuou como roteirista, compositor, músico e editor. Era o responsável por produzir e comercializar seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras aparições na infância em peças teatrais na era Vitoriana, até seus últimos trabalhos para o cinema com a idade de 88 anos.

Foi diretamente influenciado pelos seus antecessores no cinema: Max Linder, Georges Miliès e Louis e Auguste Lumière.

Seu personagem mais expressivo e mundialmente conhecido foi “The Tramp” (na Inglaterra), ou Charlot em outros lugares da Europa, e no Brasil Carlitos e ou Vagabundo. O personagem lendário de Chaplin era andarilho e pobretão, mas tinha todas as maneiras refinadas de um cavalheiro. Vestia-se com fraque preto, calças e sapatos desgastados, e claro, com o icônico chapéu cocô, bengala em mãos e o micro bigode que eternizou a imagem de Charlie Chaplin para o mundo.

Charles Spencer Chaplin influenciou muita gente importante ao longo dos últimos séculos, tais como: Federico Fellini, Os Três Patetas, Jacques Tati, Johnny Depp, Michael Jackson, Buster Keaton, Roberto Gomes Bolaños e o brasileiro Renato Aragão.

Seus filmes mais conhecidos são: Tempos Modernos; O Grande Ditador; O Circo; Luzes da Cidade; Luzes de Ribalta, A Condessa de Hong Kong e Um Rei em Nova Iorque.