Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde

Resíduos são retirados da costa paranaense durante ação em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Sesc PR realizou no sábado (25) mutirões nas praias de Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná para a limpeza da costa paranaense. A ação fez parte da programação em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup), evento mundial e que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para esta década (2021 a 2030), da Organização das Nações Unidas (ONU), que versa sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Durante boa parte da manhã, parceiros e voluntários percorreram as praias recolhendo resíduos. Os participantes da ação foram divididos em grupos para evitar aglomeração. A ação resultou em 119 sacos de 100 litros foram retirados das praias dos três municípios.

A mobilização já havia sido realizada em Guaratuba no sábado anterior, 18 de setembro. De acordo com informações do Instituto Guaju, parceiro da iniciativa, aproximadamente seis toneladas de lixo foram retiradas da orla da praia.

Matinhos

A abertura da ação foi realizada às 8h30, em frente ao Hotel Sesc Caiobá. O gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro, foi representado pelos assistentes de gerente, Soraia de Cassia Luz Sendoda e Elizeu Elizeu Pontes Rodrigues Junior. O secretário de meio ambiente do município, Ari Nomax, representou o prefeito José Carlos do Espirito Santo (Zé da Ecler). “Nós precisamos cuidar do meio ambiente. Se cada um de nós fizermos nossa parte e disseminar essa informação com certeza teremos um mundo melhor”, reforçou o secretário.

Após a abertura, colaboradores do Sesc e da Prefeitura, da Amagem e voluntários percorreram a orla de Matinhos nas proximidades do Sesc Caiobá, do Edifício Pipeline, da Sorveteria D’Vicz e do Morro do Boi.

Paranaguá

O mutirão em Paranaguá foi coordenado pelo Sesc Paranaguá com a participação da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, SEMMA, Prefeitura de Paranaguá, Unespar – Paranaguá e Capitania dos Portos. O gerente executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Junior; a presidente da CMEG Paranaguá, Neusa Nacimento Costa Pauly, e o biólogo e professor da Unespar, João Roberto Barros Maceno Silva, responsável pelo cadastro junto ao Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS) na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranaguá também acompanharam a ação.

“Essa é uma grande corrente do bem para poder fazer a limpeza das margens da nossa cidade que é tão linda. Os voluntários foram cadastrados previamente, para podermos tomar todos os cuidados e protocolos de segurança adotados durante a pandemia. Foi achado de tudo desde livros, roupas, plásticos. É uma ação para consciência de todos, cuidar do que é nosso, não podemos degradar temos que cuidar”, enfatizou o gerente executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana Rabello Junior.

Pontal do Paraná

Em Pontal do Paraná, o mutirão foi realizado na Praia de Leste e em Pontal do Sul. Participaram da mobilização a ONG Parceiros do Mar, a SEMMA e a Prefeitura de Pontal do Paraná. O prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho (Rudão Gimenes), e o secretário de Meio Ambiente do município, Jackson Bassfeld, acompanharam a ação feita na orla de Pontal. “Quero agradecer ao SESC pela parceria junto conosco, atuando na questão ambiental fazendo esta limpeza e esta é nossa proposta também, trabalhar o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de Pontal do Paraná”, salientou o prefeito.

Para o secretário de Meio Ambiente de Pontal do Paraná a mobilização é de sensibilização. “Foi mais uma ação de sensibilização, o objetivo é que não precisemos de parceiros para vir fazer limpeza de praias e de rios. A ideia é que estes resíduos não cheguem nunca nestes ambientes e que a gente possa fazer uma segregação correta em casa, uma coleta seletiva. Queremos que os rios e praias sempre limpos e um ambiente agradável e saudável para todos”, comentou Jackson Bassfeld.

Toda a programação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma parceria entre o Sesc PR, Fecomércio PR, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Unespar Paranaguá, UFPR Litoral, Laboratório de Ecologia e Conservação – CEM – UFPR, Laboratório de Paleoceanografia e Paleoclimatologia – CEM – UFPR, ONG Parceiros do Mar, Associação MarBrasil, Programa Rebimar, Instituto Guaju, Amcorespp, Amagem, SEMMAs e Prefeituras de Matinhos, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná, Paraná Turismo e Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá.