Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Campanhas,  Educação em Saúde,  Sesc Saúde
Saúde e Alimentação: Campanhas,  Educação em Saúde,  Sesc Saúde

Sesc PR realiza ações de conscientização sobre a saúde do homem

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do homem é de 72,9 anos. Já das mulheres é de 79,4 anos, uma diferença de quase sete anos. De acordo com um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, 70% dos que procuram um médico o fazem apenas devido à influência de familiares.

Pensando nisso, unidades de serviço do Sesc PR realizam durante todo o mês de agosto uma programação voltada a sensibilização dos homens sobre a importância do autocuidado na prevenção de doenças. As ações do Agosto Azul são realizadas por meio do projeto Sesc Saúde em 28 unidades de serviço do Sesc PR.

O Sesc Paranavaí em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou no início do mês uma ação de Educação em Saúde sobre o tema na empresa Casagrande Acabamentos. Além de ação formativa com os colaboradores, foi realizada aferição de pressão arterial; testes de glicemia, HIV, sífilis, Hepatite B e C, e a aplicação da vacina da gripe para todos os interessados que não haviam tomado. A ação foi destinada aos colaboradores e clientes da empresa, bem como para a população residente no bairro.

Ao longo deste mês o Sesc Paranavaí promoverá ações formativas com postos de orientações em empresas do comércio da cidade. As ações serão realizadas em parceria com o Senac e com a Secretaria Municipal de Saúde.

O Sesc Foz do Iguaçu também realizou uma atividade de Educação em Saúde na empresa Vital Engenharia Ambiental, com testes rápidos de glicemia, aferição de pressão e orientações de saúde. Foram realizadas orientações de cuidados com a saúde fazendo alusão ao Agosto Azul, mês de conscientização e adoção as medidas de cuidados com a saúde do homem.

Para estimular a curiosidade sobre o tema o Sesc e o Senac de São José dos Pinhais elaboraram um quiz sobre a saúde do homem, com perguntas que levam à reflexão e autoavaliação voltadas aos colaboradores da unidade integrada. Também foi montado um mural no hall de entrada da unidade, com dicas e informações relativas aos cuidados necessários à saúde do homem, facilitando a comunicação sobre o tema com os clientes e alunos da unidade.

O Sesc Francisco Beltrão realizou diversas ações sobre o tema com o público da unidade e empresas parceiras. Temas como a saúde por meio da alimentação, cuidados com a higiene bucal, doenças silenciosas como diabetes, colesterol, além da Covid-19 foram abordados.

Sesc Saúde

O Sesc Saúde é um projeto corporativo do Sesc PR presente em 28 unidades do estado e é voltado para ações de educação em saúde, com a proposta de prover soluções para qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e seus familiares. Campanhas de saúde, rodas de conversa, palestras e oficinas são algumas ações realizadas pelo projeto nas unidades e em outros espaços como empresas e praças públicas. A programação é voltada a temáticas mensais, baseadas nas principais datas de saúde.