Sesc PR
Paraná
Cultura: Cinema
Cultura: Cinema

Drops CineSesc apresenta “Um diretor por mês”: Hayao Miyazaki

No mês de agosto o Drops CineSesc foi dedicado ao mundo da animação. Quebrando fronteiras, o Sesc Paranavaí levou ao público, das mais variadas localidades, produções de diferentes lugares do mundo.  Para encerrar o mês, o projeto “Um diretor por mês*” presta uma homenagem a um dos maiores diretores de cinema de animação do mundo: o japonês Hayao Miyazaki.

Texto: Edson Godinho – Técnico de Atividades do Sesc Paranavaí

Considerado um dos maiores nomes da animação japonesa e mundial, Hayao Miyazaki nasceu em 1941, na cidade de Tóquio. É um dos co-fundadores do já lendário estúdio de animação Ghibli. Escreveu e dirigiu grande parte dos projetos realizados no estúdio ao longo de décadas. Miyazaki continua produzindo aos 80 anos de idade.

Desde cedo Miyazaki demonstrou interesse por Mangás e Animes. Após estudar na Universidade Gakushuin, foi contratado pela Toei Animation em 1963 como animador intermediário. Nesse caminho colaborou com Isao Takahata – outro co-fundador do Studio Ghibli. Em 1971 é contratado pela A Production,  no mesmo ano co-dirigiu “Rupan Sansei” junto ao amigo Takahata. Em 1973 trabalhou como animador para Sekai Meisaku e, em 1979, para Tokyo Movie Shinsha, neste estúdio dirigiu seu primeiro longa-metragem animado: O Castelo de Cagliostro (1979) e posteriormente Nausicaä do Vale do Vento (1984). Em 1985 co-fundou o Studio Ghibli, ano em que também escreveu e dirigiu O Castelo no Céu.

Ainda na década de 1980 e começo de 90, pelo Studio Ghibli, escreveu e dirigiu grandes sucessos de público e crítica no Japão como: Meu Amigo Totoro (1988); O Serviço de Entregas Kiki (1989) e Porco Rosso (1992).

Em 1997, Miyazaki lançou um de seus maiores êxitos no Japão, e também o seu primeiro filme a ter grande destaque mundial:  A Princesa Mononoke. Ademais de ser um grande sucesso de público e crítica no Japão, A Princesa Mononoke foi a primeira animação a vencer o prêmio de Melhor Filme da Academia Japonesa. E também foi o filme de maior bilheteria no Japão do ano de 1997.

A Viagem de Chihiro (2021) é o filme japonês de maior bilheteria na história. Premiado com o Oscar de melhor animação desse ano.  Os filmes seguintes de Miyazaki: O Castelo Animado (2004); Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008), Vidas ao Vento (2013) também são animações de sucesso em bilheteria e crítica mundial. Com indicações ao Globo de Ouro, Oscar e conquistando prêmios em Veneza e outros lugares do mundo.

Em 2014 Hayao Miyazaki ganhou o Oscar Honorário pela sua contribuição e trajetória para animação/cinema mundial.

O trabalho de Miyazaki tem como pano de fundo as lendas do Japão antigo. O diretor também apresenta personagens mágicos e místicos como espíritos da floresta, que tentam deter a invasão tecnológica desmedida da humanidade. Suas protagonistas geralmente são meninas ou mulheres aparentemente frágeis, porém que são dotadas de força e determinação para mudar sua realidade e a das pessoas e comunidades ao seu redor.

Hayao Miyazaki | 1941 | Dir: Hayao Miyazaki | Japão | Classificação: LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS DO MUNDO

* Um diretor por mês, iniciativa do Sesc Paranavaí, é uma ferramenta de divulgação e indicação de produções audiovisuais para os clientes do Sesc Paraná e público em geral.