Sesc PR
Paraná
Cultura: Cinema
Cultura: Cinema

Drops CineSesc / Um Diretor por Mês: Ingmar Bergman

Ingmar Bergman | 1918 a 2007 | Dir: Ingmar Bergman | Classificação: LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS DO MUNDO

Escritor, diretor e produtor sueco de teatro e cinema Ingmar Bergman é uma das grandes lendas do cinema do século XX. Responsável por influenciar diretores e roteiristas como: Woody Allen, Pedro Almodóvar e John Waters.

Bergman ainda jovem na Universidade de Estocolmo se apaixona pelo teatro, o fruto desse amor rende mais de 170 direções teatrais. Nesse caminho o encontro com o cinema foi inevitável. Ingmar Bergman ao longo de sua vida assina 70 produções cinematográficas, como diretor, roteirista e ou produtor. Desenvolveu uma estética particular, reeditada e revisitada por muitos diretores contemporâneos a ele, e da atualidade.

O existencialismo, a solidão e a fé eram alguns dos temas recorrentes em sua obra. Bergman se dedicou a entender ou procurar elucidações para existência humana. Sua obra flerta em muitos momentos com a psicanálise e seus conceitos. Como em Persona (1966), que apresenta ao interlocutor a estética do cinema surrealista do começo do século XX como materialização dos conceitos psicanalíticos abordados no filme.  Persona também se vale de jogos teatrais na dinâmica da troca de personagens opostas e complementardes vividas por Liv Ullmann e Bibi Andersson, atrizes recorrentes em sua cinebiografia.

Imagem do Documentário “100 anos de Ingmar Bergman” de Jane Magnusson (2018)

Outras obras importantes de Bergman e que merecem ser assistidas: O Sétimo Selo (1956); Morangos Silvestres (1957); A Hora do Lobo (1968); Vergonha (1968); A Paixão de Ana (1969); Gritos e Sussurros (1972); Cenas de um Casamento (1973); O Ovo da Serpente (1977); Sonata de Outono (1978); Fanny e Alexander (1982); Na Presença de um Palhaço (1997) e Saraband (2003.)

No mês de julho comemoramos o nascimento (14/7/1918) e morte (30/7/2007) de um dos maiores diretores do cinema mundial Ingmar Bergman.

* Um diretor por mês, iniciativa do Sesc Paranavaí, é uma ferramenta de divulgação e indicação de produções audiovisuais para os clientes do Sesc Paraná e público em geral.