Sesc PR
Paraná
Ação Social: Mesa Brasil
Ação Social: Mesa Brasil

Campanha Estadual do Mesa Brasil do Sesc PR completa um ano e pretende alcançar um milhão de quilos arrecadados

A pandemia da Covid-19 tem sido implacável para todas as pessoas em uma esfera global, ainda mais para aquelas que vivem em extrema vulnerabilidade social. Neste contexto, a fome voltou a fazer parte da realidade de muitas famílias país afora.

Em abril de 2020 a Campanha Estadual do Mesa Brasil – iniciativa emergencial idealizada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, buscou parceiros a fim de minimizar os impactos da pandemia na vida dos paranaenses. Os veículos de comunicação comandados pela Rede Massa, o Grupo RIC TV Paraná, a Band TV Bandeirantes Paraná, as rádios associadas à Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e os jornais da Associação dos Diários do Interior do Paraná (ADI-PR) somaram forças, ampliando a divulgação, sendo correalizadores dessa grande mobilização de combate à fome e ao acesso de itens básicos de higiene e limpeza.

A iniciativa completa um ano neste mês e segue levando alimentos, produtos de higiene e limpeza para pessoas que vivem no estado. Empresas e pessoas físicas de diversas cidades do Paraná atenderam a esse apelo e foram solidárias doando para a campanha. O resultado disso está nos números: mais de 923 toneladas de produtos foram arrecadadas pelas unidades do Sesc PR e do Senac PR. Foram 907.121 quilos de alimentos, 11.389 quilos de materiais de limpeza e 4.765 quilos de itens de higiene pessoal, automaticamente repassados para as instituições sociais e pessoas que mais precisam.

Reta final

Em 2020 a Campanha, em conjunto com a atuação sistemática do Mesa Brasil Sesc PR, somou 2.522.273 quilos de produtos, beneficiando 250.943 pessoas atendidas por 741 instituições paranaenses. Somente a Campanha Estadual do Mesa Brasil recebeu no ano passado, em média, 89 mil quilos por mês. No entanto, em 2021 no auge da pandemia, nos três primeiros meses do ano foram contabilizados uma média mensal de 33 mil quilos arrecadados.

“A Campanha Estadual do Mesa Brasil já ajudou muitas pessoas ao longo deste ano de realização, mas sentimos que ainda podemos fazer a diferença na vida de outras famílias do estado que vivem em extrema vulnerabilidade social. Por isso temos o objetivo de alcançar um milhão de quilos arrecadados até o dia 29 de abril, data de encerramento dessa grande ação que, mais uma vez, evidencia uma das características do povo paranaense: a solidariedade”, endossa o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

O que pode ser doado? Alimentos não perecíveis em geral e produtos de higiene pessoal e limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa, física ou jurídica. Basta levar os alimentos e/ou produtos de higiene até o dia 29/4, nos locais listados pelo site.