Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Nutrição
Saúde e Alimentação: Nutrição

Sesc Londrina Centro retoma projeto Sopa e Pão

No ano em que completa 30 anos de atuação no Paraná, o Sopa e Pão do Sesc volta a atender instituições sociais de Londrina. O projeto de Segurança Alimentar e Nutricional proporciona o acesso a uma alimentação adequada às famílias mais vulneráveis à fome, por meio de doação de porção de sopa e pão.

A iniciativa é desenvolvida pelo Sesc da Esquina, em Curitiba, que até março de 2020 fornecia 950 porções ao dia. Devido à pandemia e a suspensão temporária de algumas instituições parceiras, atualmente atende três instituições, entregando 340 porções ao dia. O projeto também faz parte do portfólio do Sesc Guarapuava, que fornece 170 porções por dia a duas instituições sociais da cidade. Em Londrina, o projeto foi descontinuado em 2006 e retomou suas atividades no dia 1º de março de 2021, pelo Sesc Londrina Centro, com o atendimento às instituições Casa Bom Samaritano e Associação Mãos Estendidas, entregando 79 porções de sopa e pão por dia.

No mês de março o projeto do Sesc deve fornecer 11.125 refeições por mês nas três cidades. “No ano de 2021, o Sesc Paraná completa 30 anos de atendimento à população através da parceria com nove instituições, das quais cinco são também atendidas pelo Programa Mesa Brasil. São três décadas nutrindo quem precisa de alimento, atenção e cuidado”, reforça o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

Preparo

As refeições são preparadas pelo Serviço de Alimentação do Sesc, cumprindo todas as Normas de Boas Práticas de Manipulação. São centenas de litros de sopa que são acomodadas em galões térmicos próprios para esta finalidade, a fim de que as pessoas atendidas recebam o alimento nutritivo, completo e aquecido. Além disso, o Sesc adquire diariamente de sua rede de fornecedores parceiros os pães fresquinhos que acompanham as porções de sopas servidas. A distribuição é feita pelos motoristas do Sesc PR.

Até fevereiro de 2020, cerca de 1.100 pessoas recebiam sopa e pão diariamente nos municípios de Curitiba e Guarapuava. Como tantas outras atividades, desde março do ano passado, a pandemia do Covid-19 impactou os atendimentos deste projeto, em virtude da paralisação das instituições.