Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Nutrição
Saúde e Alimentação: Nutrição

Para comer fora de casa de maneira segura

Sistematicamente as medidas de isolamento e as regras de convivência social são revisadas pelas autoridades, buscando conciliar a retomada dos serviços e atividade econômica aos cuidados que devemos adotar para nos mantermos seguros na pandemia que ainda permanece. Como conciliar, então, os cuidados de prevenção ao novo coronavírus e a saída para saborear aquele seu prato favorito?

É possível ir a um restaurante e sentir-se seguro? O Sesc PR compartilha algumas dicas para você curtir com segurança esses momentos!

Fique atento às rotinas de limpeza do local

Desde que foi permitida a reabertura dos restaurantes ao público, o Sesc PR adotou um rígido protocolo de segurança, seguindo todos os cuidados para evitar a Covid-19 e atendendo aos decretos e regulamentações.

Dentre as medidas, as mesas e cadeiras são higienizadas a cada troca de cliente, e a substituição dos utensílios de servir do buffet a cada 30 minutos, além do reforço quanto à lavagem e desinfecção das mãos com álcool 70%.

Por isso, repare na rotina dos lugares que frequenta. Observe se quando os demais clientes levantam há algum protocolo para desinfecção antes do próximo usuário.

Álcool 70% sempre à mão

Lembre-se que higienizar as mãos e manter a distância física são as melhores maneiras de se proteger. Tenha o seu recipiente de álcool no bolso ou na bolsa – esta é uma excelente forma de se prevenir.

Uma informação importante: os dispensers do álcool devem conter a identificação do produto e a data de validade. Data de validade? Sim, o álcool tem data de validade. Quando ela expira, o álcool pode até manter o seu cheiro característico, mas sua eficácia pode ser comprometida.

Máscaras para todos em quase todos os momentos

Os clientes e funcionários devem usar máscara durante todo o período em que permanecerem no restaurante. No caso dos clientes, a exceção é quando estiverem bebendo ou comendo. Neste caso, sempre que estiverem sentados à mesa.

Uma dica é sempre guardar a máscara dentro de um saquinho que fique sobre a mesa, nunca no bolso ou solta na bolsa. Quando precisar levantar por algum motivo, seja para ir ao banheiro ou entregar a bandeja, será necessário usar a sua máscara.

Evitar lugares com aglomerações

Uma das medidas mais eficazes para evitar a disseminação do vírus é por meio do distanciamento, portanto quanto mais arejado for o lugar, menor será o risco de contrair o novo coronavírus. Por isso, vamos manter as janelas sempre abertas e, quando possível, prefira as mesas em ambientes externos.

Quando há fila para entrar no restaurante, as pessoas também devem ficar de máscara e respeitar a distância física.

Priorize sempre a lavagem das mãos

Não só para idas a restaurantes, mas a cada saída precisamos incorporar o hábito da lavagem de mãos frequente, deixando o álcool como complemento ou para momentos que exigem maior praticidade. Esse continua sendo um dos maiores aprendizados da pandemia, pois é uma rotina que deve fazer parte de nossas vidas para evitar o coronavírus e outras condições.

Seguir essas dicas e as demais recomendações dos órgãos de saúde é fundamental para que possamos nos prevenir, porém precisamos estar atentos, pois às vezes um descuido qualquer pode nos expor ao vírus.

Portanto, fique alerta e procure nossos restaurantes para desfrutar de bons momentos com a tranquilidade de que estaremos fazendo de tudo pelo seu bem-estar e segurança.

Conheça a estrutura de alimentação do Sesc em todo o estado

Restaurante e lanchonetes.