Sesc PR
Paraná
Ação Social: Sesc Cidadão
Ação Social: Sesc Cidadão

Mais de três mil casais oficializam suas uniões civis durante casamento coletivo virtual

Pela primeira vez transmitido pela internet, o casamento coletivo do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão oficializou a união civil de 3.040 casais habilitados de 74 cidades paranaenses, no dia 4 de dezembro. A cerimônia principal foi celebrada no Sesc São José dos Pinhais, pela Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo – coordenadora do Justiça no Bairro, e contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, e do presidente do TJPR, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.

“A pandemia não tirou o efeito daquilo que está sendo realizado aqui hoje. Essa parceria entre o Poder Judiciário do Estado do Paraná com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, comandado pela Desembargadora Joeci, tem um alcance social extraordinário, celebrando casamentos e levando cidadania a todo o nosso estado”, pontuou Piana.

A RPC assinou a promoção do evento e o jornalista Sandro Dalpícolo foi o mestre de cerimônia do casamento virtual. Aproximadamente 100 pontos de transmissão simultânea foram distribuídos em unidades do Sesc PR, Cartórios de Registro Civil, escolas municipais e Tribunais do Júri, seguindo todos os protocolos de segurança e respeitando os decretos de cada cidade e do governo do estado.

Casamentos

Antes mesmo da cerimônia principal iniciar, a Desembargadora já havia celebrado outras cerimônias de forma virtual ao longo do dia. “Celebrávamos de meia em meia hora, de sete a oito cartórios ao mesmo tempo, todos com um número restrito de casais para respeitar todos os protocolos de segurança”, reforçou Joeci Machado Camargo.

Três casais participaram da cerimônia representando todo o estado. O juiz do TJPR, Fernando Swain Ganem, foi um dos músicos convidados para a celebração. Ele surpreendeu a noiva, Jacqueline Riciardi Borim, convidando-a a oficializar a união durante o casamento coletivo.

Com 42 anos de união, dois filhos, cinco netos e dois bisnetos, Antonio Darci e Maria Helena, enfim puderam realizar o sonho do casamento. “Eu devo muito a esse Programa. Foi através dele que eu pude ter a minha cidadania reconhecida, com a minha Certidão de Nascimento e, agora, com a de casamento”, disse Antonio Darci.

Filho do presidente do Sindicato dos Empresários no Comércio de Ivaiporã e Região (Sincomércio), Luiz Carlos Favarin, Rafael, também disse “sim” à noiva, Jaqueline, durante a cerimônia. O casal viajou de Ivaiporã a São José dos Pinhais para participar do evento.

Além do casamento civil, os casais contaram com benção ecumênica celebrada pela Pastora Erika Checan.

Transmissão

O evento foi realizado pelo Poder Judiciário do Estado do Paraná e pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com a Prefeitura de Curitiba e de outros 73 municípios paranaenses, além de contar com o apoio de Cartórios de Registro Civil de diversas Comarcas e de músicos voluntários.

Transmitido pelo canal do Sesc PR no Youtube, o casamento coletivo virtual contou com mais de seis mil visualizações. Assista a cerimônia aqui https://www.youtube.com/watch?v=1KlTdc46HU0