Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde

Dia Mundial contra a AIDS 2020 – Solidariedade mundial e responsabilidade compartilhada

Todos os anos, no dia 1° de dezembro, o mundo comemora o Dia Mundial contra a AIDS. Pessoas em todo o planeta se unem para mostrar apoio às pessoas que vivem e são afetadas pelo HIV e para lembrar daqueles que perderam suas vidas devido à AIDS.

Em 2020, a atenção do mundo se concentrou na pandemia da Covid-19. A pandemia está mostrando mais uma vez como a saúde está interligada a outras questões críticas, como redução da desigualdade, direitos humanos, igualdade de gênero, proteção social e crescimento econômico.

Por isto, o tema do Dia Mundial contra a AIDS é “Solidariedade mundial, responsabilidade compartilhada”.

Em 2020, o ativismo comunitário e a solidariedade foram primordiais no fornecimento de informações, serviços, proteção social e esperança às pessoas afetadas pelo HIV.

Governos, doadores, líderes religiosos, sociedade civil e todas as pessoas precisam contribuir para tornar o mundo um lugar mais saudável.

A solidariedade mundial e responsabilidade compartilhada exigem que vejamos as respostas globais de saúde, incluindo a resposta à AIDS, de uma nova maneira. É necessário que o mundo se reúna para garantir que:

  • A saúde seja totalmente financiada.
  • Os sistemas de saúde sejam fortalecidos.
  • O acesso à saúde seja garantido.
  • Os direitos humanos sejam respeitados.
  • Os direitos das mulheres e meninas e a igualdade de gênero estejam no centro.

Agora é o momento para promover sociedades iguais, direito à saúde para todas as pessoas e uma recuperação mundial robusta e equitativa.

Este Dia Mundial contra a AIDS nos une para pedir aos países que intensifiquem seus esforços para alcançar sociedades mais saudáveis.

Este Dia Mundial contra a AIDS nos permite exigir solidariedade mundial e responsabilidade compartilhada.

Fonte:Unaids.org.br