Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher

População de Matinhos é beneficiada com atendimentos gratuitos da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

A campanha do Outubro Rosa foi intensificada em Matinhos no dia 1º de outubro, com a chegada da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. O serviço itinerante do Sesc PR, que oferta gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama (mamografia) e de Colo de Útero (citopatológico/preventivos), permanece no município odia 12 de novembro.

A expectativa é de que 350 exames citopatológicos (preventivos) e350 mamografias sejam realizados até o dia 12 de novembro, período em que a Unidade Móvel permanece no município. As mamografias serão ofertadas a mulheres de 50 a 69anos; já os exames preventivos (citopatológicos) de 25 a 64 anos de idade. As interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS.

De acordo com a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Thais Zucarelli, a unidade móvel tem seguido um protocolo rígido de biossegurança para conter os avanços da pandemia da Covid-19. Isso inclui um intervalo maior entre os exames – de15 minutos para 30 minutos, possibilitando desinfecção a cada paciente; reforço na limpeza geral dos ambientes e utensílios; uso de equipamentos de segurança (EPIs) como avental descartável, protetor facial e luvas descartáveis; aferição de temperatura corporal das pacientes e uso obrigatório de máscara; termo de consentimento quanto à Covid-19e distanciamento social na recepção.

Crédito da foto: Maisy Pires/JB Litoral