Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Odontologia,  OdontoSesc
Higiene bucal
Saúde e Alimentação: Odontologia,  OdontoSesc

Higiene bucal pode ajudar a prevenir complicações da Covid-19

A pandemia mundial do coronavírus, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alterou a rotina dos brasileiros, que agora devem evitar aglomerações e redobrar a higiene pessoal. Nesse contexto é importante ressaltar que as pessoas devem ficar ainda mais atentas à higiene bucal. Os cuidados devem ser redobrados, uma vez que, a porta de entrada da infecção é o trato respiratório superior, boca (dentes, gengivas, língua), faringe (garganta) e pulmões.

Estudos mostram que os fluídos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação do coronavírus, que podem sobreviver por mais de 24 horas em temperatura ambiente no metal, vidro, plástico, inclusive nas superfícies plásticas da cabeça da escova dental e cerdas de nylon, tornando um local perfeito para encontrar esse vírus, além da gripe comum, herpes bucal, entre outros. A falta de higiene e saúde bucal pode fazer com que a imunidade fique baixa, aumentando os riscos de infecções e lesões na boca. Uma rotina adequada com técnica de escovação correta, uso do fio dental e do enxaguante bucal, ajuda a evitar a transmissão da doença.

Antes de realizar a higiene bucal é importante sempre lavar as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos. Como as mãos são imprescindíveis no acesso à boca, como no uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dente, é importante que estejam bem limpas.

Devemos trocar as escovas de dente após qualquer tipo de problemas de saúde, como depois de uma gripe/resfriado ou quando as cerdas começarem a deformar. Outro cuidado importante é não emprestar a escova para outra pessoa, mesmo sendo da família!

Ao escovar os dentes, use escova de cerdas macias com creme dental, todos os dias após as refeições e principalmente antes de dormir. Após a escovação, lave a escova em água corrente, garantindo a remoção dos resíduos. Não devemos enxugar na toalha que utilizamos para enxugar as mãos e o rosto, local com bactérias e vírus, que podemos transferir para a escova dental.

Uma das formas de contágio do novo coronavírus se dá pela disseminação de gotículas de saliva. Por isso, se alguém na casa estiver com sintomas ou suspeita da infecção, o uso de pasta de dente, sabonete e toalha de rosto precisa ser individualizado. Nesse sentido, também se indica não deixar as escovas no mesmo ambiente.

DICA: Para a limpeza da escova dental, borrifar, pelo menos uma vez ao dia (á noite) com antisséptico bucal, à base de gluconato de clorexidine a 0,12% sobre toda superfície (cabeça e cerdas).

É importante destacar que os consultórios odontológicos seguem rigorosamente as medidas de biossegurança, a fim de restringir os riscos de infecção para a população e os profissionais de saúde bucal.

Conheça o projeto OdontoSesc.