Sesc PR
Paraná
Educação: Colégio Sesc Paraná

Projeto desperta interesse de alunos pela leitura

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Sesc, em Jacarezinho, foram instigados, por meio do Projeto de Leitura, a despertarem, em tempos de isolamento social, o interesse pela literatura, como forma de entretenimento, estudo e aprendizagem.

Nas últimas semanas, a professora de Língua Portuguesa, Isabella Cristina Gomes Julio, orientou os alunos a irem à biblioteca para escolherem livros de acordo com o gênero e interesse de cada educando. Após 15 dias de isolamento e de leitura, foi programada uma roda literária virtual. Na oportunidade, os alunos puderam expor aos demais colegas os livros que estavam lendo, fizeram comentários sobre as obras, emitiram opiniões e compartilharam as experiências de leitura.

Para a professora Isabella, o hábito de leitura dos alunos é um dos muitos desafios enfrentados pelos professores. ”É de extrema importância trabalhar e estimular esta competência dentro da escola. Como forma de incentivo, de entretenimento diferente, estudo e aprendizagem foi criado o projeto de leitura neste período de pandemia e isolamento social”, explica a educadora.

A professora ainda salienta que o intuito do projeto continua sendo o despertar da imaginação e do interesse e do gosto pela leitura, ampliar e enriquecer o vocabulário, desenvolver a leitura por prazer e a escuta lenta, envolvendo diferentes linguagens.

Geovanna Luzia Cunha, aluna do 3º ano, conta suas impressões sobre o livro O Pai Eterno, de Cristovão Tezza. “Fazia algum tempo que não lia livros e desde que comecei a ler me empolguei com a história. No início senti uma raiva do pai que só veio a passar quase no fim do livro. Achei uma história muito emotiva e creio que seja assim pra quem tem filhos especiais, com várias dificuldades. Mas o que sempre prevalece é o amor e a união familiar”, destaca a aluna.