Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Cultura: Música

Concerto Duo Siempre Nuevo com Helena Hozová

A música de câmara ecoou pelo Teatro do Sesc da Esquina na noite de ontem (16), durante o concerto que reuniu o duo de violonistas tchecos Siempre Nuevo com sua conterrânea,a soprano Helena Hozová. Por iniciativa do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, a apresentação em Curitiba é a segunda feita pelos músicos no Brasil, que já passaram por Porto Alegre e completam o tour com shows em Belo Horizonte e São Paulo.

Confira a programação do Sesc da Esquina.

A ideia de organizar o concerto Duo Siempre Nuevo com Helena Hozová no Brasil, de acordo com o Cônsul-geral Adjunto do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, František Fleišman, é para celebrar o Dia da Independência da Tchecoslováquia, comemorado em 28 de outubro, país posteriormente dissolvido por seus estados constituintes, as Repúblicas Tcheca e Eslovaca. “Para nós é sempre um prazer estar em Curitiba para partilhar a nossa cultura. O Brasil foio primeiro país que reconheceu essa nação e, no ano que vem, celebrarem os 100 anos de relações diplomá-ticas entre os dois países”.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, prestigiou o concerto ao lado da esposa, Maria José Piana. Piana enfatizou que a relação com a República Tcheca se mantém desde o período em que foi Cônsul Honorário do país.  “Esse relacionamento foi mantido, tanto na parte empresarial, cultural e de amizade.O mais importante desse elo é que grupos econômicos estão chegando ao Paraná. Na parte cultural, temos uma crescente de eventos conjuntos, já tivemos exposições,concertos, peças teatrais”, comentou.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes,recém homologado como Cônsul Honorário da República Tcheca para os Estados do Paraná e Santa Catarina,elencou as crescentes ações realizadas em parceria com o país da Europa Central. “Na Fecomércio representamos mais de 40 países no estado, com um relacionamento direto em diversas iniciativas. Nós trabalhamos bastante os aspetos comerciais,culturais, entre outros para estreitar o relacionamento. Tivemos uma missão empresarial à República Tcheca com uma comitiva grande,tendo a participação da Fecomércio e da Ocepar. Ou seja, as relações comerciais têm sido fortalecidas. Na área cultural nos munimos da expertise do Sesc para trazer artistas tchecos e disseminar essa cultura no nosso estado”, disse.

Programa

O duo de violões clássicos é formado pelos músicos Matěj Freml e Patrick Vacík, que se uniram à cantora lírica Helena Hozová, centrados na música antiga e folclórica de seu país de origem, com destaque para obras dos compositores Leoš Janáček, Enrique Granados, Antonín Dvořák e MilanTesař, além de um repertório com canções populares da Espanha, com uma seleção do compositor  Manuelde Falla. “Os músicos foram convidados para interpretar obras de compositores tchecos reconhecidos, cujas obras são inspiradas em músicas folclóricas do nosso país. Devido ao violão clássico ser originário da Espanha,eles também apresentam um repertório espanhol para comemorar essa herança na segunda parte do programa”, explicou o Cônsul-geral Adjunto,František Fleišman.

Também prestigiaram o concerto o Cônsul-geral da Itália em Curitiba,Raffaele Festa; o Cônsul Honorário do Reino de Marrocos para o Estado do Paraná, Ardisson Naim Akel; o Cônsul Adjunto da República Argentina no Paraná, Sebastián Bertuzzi; o representante do Consulado de Luxemburgo, Andrea Viana, e a diretora de Educação,Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Bruneri.

Segundo a cantora lírica e pesquisadora Celina Garcia Del Monaco ficou sabendo do concerto pelo jornal. De volta a Curitiba, após um período em Belo Horizonte, onde pesquisou obras inéditas do compositor brasileiro Ernani Braga na UFMG,considerou a apresentação artística impecável. “Tanto na técnica como no repertório escolhido foi de um refinamento. Como artistas nós identificamos e nos deparamos com diferentes interpretações. Como foi interessante ouvir uma pessoa que canta na língua originária. Eu já ouvi essas versões ao vivo, em gravações,mas eles deram um toque surpreendente”,pontuou.