Sesc PR
Paraná
Cultura: Literatura
Cultura: Literatura

Sesc PR promove semana dedicada à literatura em Pato Branco e em outras 23 cidades

SEMANA LITERÁRIA

   Com o tema “Literatura: vozes para (re)criar o mundo”, a Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro chega a sua 38ª edição, em 24 cidades paranaenses. Palestras, oficinas e encontros promoverão reflexões sobre literatura e os tempos atuais

Entre os dias 23 e 27 de setembro, o Sesc PR promove em Pato Branco e em todo o estado uma das maiores e tradicionais feiras e encontros literários do Brasil, a 38ª edição da Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro. O evento ocorre em Pato Branco na Unidade Sesc  e toda a programação é gratuita.Durante cinco dias serão promovidas atividades, entre mesas-redondas, oficinas, apresentação teatral, intervenção musical, filmes, contação de história e palestras. A expectativa é reunir, em todo o estado, um público superior a 200 mil pessoas.A Semana Literária propõe uma reflexão sobre a relação da literatura e os tempos atuais, as diferentes gerações de leitores e as diversas possibilidades de leitura por meio de novas mídias. “A literatura permite, por meio da interação verbal e também corporal, a comunicação, a liberdade e a representação. Essas vozes em diálogo, em uníssono ou em monólogo são capazes de promover mudanças significativas no tecido social”, destacam os curadores do evento.

Além de Pato Branco, a Semana Literária e Feira do Livro será realizada em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Programação

O premiado escritor João Anzanello Carrascoza vem a Pato Branco na terça-feira (24), para ministrar a palestra “Literatura: Vozes para (re)criar o mundo, a ser mediada pelo jornalista Nelson da Luz Junior. Carrascoza é autor de diversos livros de contos e novelas infanto-juvenis que já foram traduzidos para o inglês, francês, italiano, sueco e espanhol e também comandará a oficina “O vasto mundo do microconto”, para uma turma de até 25 pessoas.

Na quarta-feira (25), a escritora e ilustradora Márcia Széliga conversa com o público sobre “Imagens que contam histórias” e o papel do ilustrador como autor de obra literária, a diversidade de imagens, ilustrações e livros presentes no universo da literatura para crianças. Ela também ministrará a oficina “Como contar um conto com cor e forma”.

A programação conta ainda com diversas apresentações do filme infantil “O Galo de San Victor”; oficinas de contação de histórias, com Maurício Maculan e com a Cia. Girolê; apresentação da peça teatral “A roupa nova do rei”, com o grupo Reminiscências.

Lucas Basso será o mediador de “Cinema e Literatura: Vidas Secas na obra e na cinematografia”. Também haverá mostra e comercialização de livros a partir de R$1,00.

A programação é aberta a toda a comunidade e está disponível AQUI.

Mais informações pelo telefone (46) 3220-1750.

 

 

Assessoria de Comunicação

Silvia Bocchese de Lima – silvialima@sescpr.com.br

(41) 3883-4517 | (41) 99236-3393 | (41) 99610-6251