Sesc PR
Paraná

Premiação do concurso Entre Lendas do Paraná no Sesc da Esquina

Na sexta-feira (13) pela manhã oteatro do Sesc da Esquina sediou apremiação do concurso entre Lendasdo Paraná, realizado em parceriacom a Academia Paranaense deLetras (APL). A promoção incentivaa produção de ilustrações de lendas paranaenses, feitas por crianças eadolescentes matriculados em escolaspúblicas, instituições de ensinocontribuintes do Sesc ou entidades socioassistenciais.

O vice-presidente da FecomércioPR, Paulo Nauiack, representouo presidente do Sistema FecomércioSesc Senac PR e vice-governadordo Paraná, Darci Piana. Ele levou suamensagem de continuidade ao projeto.“Enquanto nós estivermos presenteso concurso Entre Lendas vaicontinuar, e quando não estivemosmais, são vocês jovens quem darãocontinuidade”, destacou.

As melhores ilustrações dos alunos serão impressas em um cartão postal e cada aluno ganhador recebeuum troféu de participação. Essa edição contou com 8.053 inscrições, de 92 munícipios do Paraná. Foram selecionadas 90 ilustrações, de 56municípios, divididas nas categorias:Ensino Fundamental Fase I; EnsinoFundamental Fase II e Ensino Mé-dio. Os professores dos 15 melhorestrabalhos também foram premiados.Os cinco melhores trabalhos decada categoria ganharam também estadia com acompanhante no HotelSesc Caiobá, contemplando alunos eo professores.

Autoridades e alunos vencedores do Entre Lendas do Paraná, durante premiação o diretor regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos, destacou o aumentodas inscrições, de 7 mil paramais de 8 mil neste ano. “Serão produzidos10 mil cartões postais comos desenhos dos alunos, a seremdistribuídos para os regionais doSesc de todo o Brasil, que conhecerãoa cultura paranaense”.

O presidente da Academia Paranaensede Letras e Coordenador de Jornalismodo Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ernani Buchmann, explicouo o funcionamento da APL. “É umaacademia composta de 40 escritores,onde todos nos reunimos pra falar sobrelivros, cultura, lendas e história.Permanecemos em caráter perpétuo, por isso nos chamam de imortais, poisvamos continuar sendo lembrados pormeio de nossas obras”, explicou. Para o presidente da APL esse concurso do Sesc une os alunos aos acadêmicos,uma iniciativa que enriquece a culturado Paraná, pois cada aluno conta a lendada sua cidade.

Membro da APL e presidente do Centro Feminino de Cultura, Chloris Casagrande Justen disse que o Paraná está orgulhoso em receber o trabalho dessas crianças. “Lendas sãolembranças contínuas do instante que vivemos. Estamos vendo esse grande número de jovens homenageando o Paraná. Saudamos o Sesc que leva avante os ideais das crianças”.

Entre os destaques presentes estavam: a secretária municipal de Educação de Roncador, RosângelaSantos, e a secretária municipal de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila; a poetisa e membro da APL Adélia Woellner; o diretor da FecomércioPR, Walter Xavier; o gerente executivo do Sesc da Esquina, LeandroRodrigues; e a diretora de Educação,Cultura e Ação Social do SescPR, Maristela Bruneri.

Acesse o resultado completo aqui.