Cultura : Música

Sesc traz ao Paraná Sonora Brasil

O Projeto Sonora Brasil chega a 22ª edição e traz ao Paraná as Líricas Femininas: a presença da mulher na música brasileira. O tema coloca a mulher, que por muito tempo foi pouco reconhecida no cenário musical do país, como protagonista.

Três grupos percorrem o estado apresentando em obras de compositoras e letristas femininas as Líricas Históricas – apresentando as diversas fases da música brasileira –, as Transcendentes – a música como meio de comunicação com divindades –, e as Negras – mostrando elementos estéticos da cultura africana e vozes de resistência.

Líricas Negras:

Apresenta repertório de músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana e obras que remetem aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos persuasivos. Mas também traz obras de compositoras negras que exploraram outras abordagens, em contextos que se relacionam com a música de concerto e com a música popular.

Integrantes: Georgia Camara (RJ), Vanessa Melo (BA), Rosa Reis (MA) e Negravat (SP).

Líricas Transcendentes:

Trata de repertório relacionado às tradições musicais do meio rural e de composições inspiradas neste universo, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades, sempre enfatizando o protagonismo da mulher neste contexto, seja como intérprete, seja como tema da obra. Nesta abordagem, a espiritualidade se sobrepõe à técnica e à estética, fazendo valer o aspecto transcendente da obra.

Integrantes: Déa Trancoso (MG), Ceumar (MG) e Cátia de França (PB).

Líricas Históricas:

Com uma abordagem cronológica, apresentará repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público, apesar de uma produção relevante.

Integrantes: Gabriela Geluda (RJ), Anastácia Rodrigues (PE), Priscilla Ermel (SP) e Vanja Ferreira (RJ).

Confira a programação de 2019:

Líricas Transcendentes:           

Quando: 31/8, às 20h 

Local: Sesc Apucarana

Quando: 3/9, às 20h

Local: Anfiteatro do Sesc Medianeira

Quando: 5/9, às 19h30

Local: Teatro do Sesc da Esquina

Líricas Históricas

Quando: 28/9, às 19h30 

Local: Teatro do Sesc da Esquina

Quando: 1/10, às 20h

Local: Anfiteatro do Sesc Medianeira

Quando: 3/10, às 20h

Local: Sesc Apucarana

Líricas Negras

Quando: 29/9, às 19h30

Local: Teatro do Sesc da Esquina

Quando: 2/12, às 20h

Local: Sesc Apucarana

Quando: 4/12, às 20h

Local: Anfiteatro do Sesc Medianeira

Meu Sesc

Agora digite sua senha

Recuperar senha
Insira abaixo o seu login cadastrado ou o n˚ do seu Cartão Cliente Sesc e receba instruções e o link para criar uma nova senha.