Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Cultura: Música

Festival de Música de Raiz resgata cancioneiro paranaense e valoriza músicos do estado

O Teatro do Sesc da Esquina recebeu nessa sexta-feira (2) e sábado (3) a 2ª edição do Festival de Música de Raiz. Por edital, foram selecionados 11 músicos de diferentes cidades do Paraná e, entre as 256 canções inscritas, 24 foram apresentadas durante as duas noites, além das participações especiais de Ricardo Denchuski e banda e do grupo Viola Quebrada.

O festival faz parte do projeto Sesc Regionalidades, que reconhece, incentiva e valoriza a diversidade e a produção cultural do Paraná. Repletas de elementos do campo e da natureza, mostrando os afazeres e trabalhos da vida rural, consciência ambiental, saudosismo, simplicidade e inocência, as canções retrataram a identidade cultural do homem caipira.

Oswaldo Rios, integrante do Viola Quebrada, apresentador do evento, destacou que com o festival o Sesc PR desenvolve um importante trabalho de valorizar o músico popular e o instrumento que chegou com as caravelas portuguesas, esteve presente na primeira missa celebrada no Brasil e foi sendo inserida nas músicas de trabalho: a viola. “As músicas aqui apresentadas são a do homem do interior do Brasil e o interior é muito maior do que o litoral”, pontua Rios.

Uma semana antes do início do Festival de Música de Raiz, dia 25 de julho, o Teatro do Sesc da Esquina recebeu o músico Renato Teixeira, que apresentou o show Um poeta e um violão.

A matéria completa sobre o festival e a entrevista com Renato Teixeira estarão na próxima edição da Revista Fecomércio PR. As fotos do evento estão disponíveis AQUI.

Músicos paranaenses selecionados:

– Denny e Soberano, de Pinhais

– Bruno e Diego, de Assis Chateaubriand

– Sereninho e Sueli, de Ponta Grossa

– Tiago Martins, de Cornélio Procópio

– Capiau e Titonho, de Maringá

– Capiau e Matuto, de Maringá

– Emiliano Pereira, de Curitiba

Participações especiais: Ricardo Denchuski e banda e Viola Quebrada