Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Corridas
Esporte e Lazer: Corridas

Corrida do Facho chega a sua 82ª edição

A 82ª Corrida do Facho foi realizada ontem (18), pela manhã, com largadas no Centro Cívico em Curitiba, e organização do Sesc Água Verde. A cerimônia de abertura ocorreu em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, com a participação do vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Paulo Nauiack, representando, o presidente da instituição e vice-governador do Paraná, Darci Piana, além de autoridades militares.

A prova contou com categorias distintas subdivididas em três largadas: a primeira Feminina; a segunda com Subunidades do Exército e Instituições Convidadas; e a terceira composta por Unidades do Exército. A corrida contou com 300 atletas em 29 equipes inscritas de 25 organizações militares. O percurso de 900 metros para cada atleta é feito em revezamento em equipes com quatro integrantes de 10, que passam o bastão (facho) ao próximo ao fim de cada volta.

A Corrida do Facho é uma das mais tradicionais do Paraná, que proporciona uma acirrada competição entre as organizações militares concorrentes. Para a participação, os atletas iniciam os treinos meses antes.

Desde o ano de 2012, a prova foi realizada dentro do Quartel General da 5ª Região Militar/5ª Divisão do Exército. Em 2015, houve a primeira participação de mulheres. Para o General Aléssio, o esporte promove o aumento da qualidade de vida. “Por meio da prática de atividades físicas, fazemos com que a juventude busque um bom caminho no futuro. Uma maneira de condicionamento físico associado ao prazer”, disse.

Também prestigiaram o evento, o gerente executivo do Sesc da Esquina Leandro Rodrigues, representando o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; o gerente de Esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves, e a gerente executiva do Sesc Água Verde, Silmara Marques.

Confira os resultados:

Categoria Nível Unidade

– 1º Lugar – 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado

– 2º Lugar – Base de Administração e Apoio da 5ª Divisão de Exército

– 3º Lugar – 20º Batalhão de Infantaria Blindado

Categoria Nível Subunidade

– 1º Lugar – Colégio Militar de Curitiba

– 2º Lugar – 5ª Companhia de Polícia do Exército

– 3º Lugar – Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar

Categoria Convidados

– 1º Lugar – Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II

– 2º Lugar – Corpo de Bombeiros do Paraná

– 3º Lugar – Polícia Militar do Paraná

Categoria Feminina

– 1º Lugar – Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná

– 2º Lugar – Polícia Militar do Paraná

– 3º Lugar – 5ª Região Militar