Sesc PR
Paraná
Institucional: Institucional
Sesc Paraná em apoio ao Maio Amarelo
Institucional: Institucional

Sesc Paraná em apoio ao Maio Amarelo

O Sesc Paraná aderiu à campanha de conscientização de trânsito Maio Amarelo. O apoio à iniciativa ocorre com ações no Departamento Regional do Sesc e em 24 cidades do estado, coordenadas por projetos como o Futuro Integral e o Comércio em Movimento, da área de Educação em parceria com a Ação Social. As ações seguem até abril do ano que vem. Para participar, consulte a unidade mais próxima.

O tema da campanha deste ano é No Trânsito, o Sentido é a Vida”, conforme a resolução 771/19 publicada em Diário Oficial, que determina o cronograma de Campanhas Educativas de Trânsito a ser trabalhado até 2020 pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

Ações do Sesc

Além da divulgação da campanha em seus meios de comunicação e assessoria de imprensa, o Sesc Paraná incluirá a temática Educação no Trânsito nas empresa do Comércio em Movimento, com distribuição de fitas para campanha e abordará o tema também nas oficinas no projeto Futuro Integral.  Está prevista também a palestra Boa Prosa Sobre o Trânsito, no Teatro do Sesc da Esquina, no dia 23 de maio, com início às 14h e participação gratuita.

Idosos e crianças são públicos prioritários de conscientização, pois são vulneráveis ao trânsito. Por isso os cuidados com a segurança dos pedestres serão frisados em palestras e conversas de grupos em todo o estado para os idosos. Já ao público infantil serão realizadas atividades lúdicas para atenção e educação no trânsito, como a demonstração de sinalização em semáforos, com as cores e a duração de tempo, usando materiais recicláveis.

Unidades do Sesc envolvidas

Apucarana, Caiobá, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Esquina, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina Cadeião, Londrina Norte, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Portão, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

Maio Amarelo

O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é mobilizar a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O amarelo foi escolhido por simbolizar atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. A data se refere a 11 de maio de 2011, quando ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio tornou-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.