Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Programação de Shows no Café do Paço em 2019
Cultura: Música

Programação de Shows no Café do Paço em 2019

Confira a programação de apresentações no Café do Paço para 2019

Todas as apresentações têm entrada franca.

divulgação

Show: Ágatha Pradnik

Em seu show: “Traços franceses e pinceladas do folclore eslavo”, a acordeonista, pianista e compositora Ágatha Pradnik tem como propósito trazer à superfície antigas raízes da ascendência europeia – duas delas numerosas no estado do Paraná, a polonesa e a ucraniana – que estão também em sua própria vida.

Ágatha (nome artístico de Letícia Grockptzki) é formada em Composição e Regência pela Embap.  O repertório da apresentação é formado por composições autorais, temas folclóricos do leste e Europa Central, clássicos da música francesa como La Vie en Rose e composições de Yann Tiersen para a trilha sonora do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

Data: 22 de maio às 13h e 5 de junho às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Jackson Franklin Trio

O Jackson Franklin Trio tem em seu repertório a linguagem da música brasileira, explorando as rítmicas como o samba, baião, ijexá, maracatu entre outros, aliados a sofisticação da linguagem harmônica do jazz. A formação instrumental é violão, baixo e bateria, parafraseando a clássica formação do jazz, piano, baixo e bateria.

Data: 29 de maio às 13h e 12 de junho às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

Divulgação

Show: Fernandes

Café 25

Fernandes apresenta o show Café 25, que é composto por canções autorais. O artista leva ao público um trabalho desenvolvido sob influência da complexidade da música brasileira, de uma gama de artistas. O show conta com canções fortes de composições bem harmonizadas e letras com conteúdo sob vários aspectos humanos, suas relações afetivas e sociais, sobre justiça e sociedade.

Data: 19 de junho às 18h e 26 de junho às 13h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Ravi Brasileiro

Ravi Brasileiro tempera mundos através das composições, nas quais os paradigmas atuais, os desafios do cotidiano e o amor são trazidos em histórias com doses de humor e provocações. A fluência e a liberdade rítmica marcam a trajetória de Ravi Brasileiro, que mergulha no jazz, no soul, no reggae, na música caribenha e na amplitude da música brasileira. Em 2018, apresenta o disco e espetáculo “Quiçá Que Sacudisse”, que foi lançado em turnê pelo México e Guatemala. No formato solo ele interpreta suas canções com voz, guitarra + baixo e clarinete com efeitos de guitarra, usando beats e também criando loops ao vivo.

Data: 3 de julho às 13h e 10 de julho às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Franco das Camélias

O cantor e compositor Franco das Camélias apresenta suas canções no show ‘Charutos de Villa-Lobos’. Neste show, Franco das Camélias toca guitarra e conta com a parceria de Daniel D’Alessandro, um dos bateristas mais versáteis da cidade. O repertório mistura rock e MPB, trazendo músicas dos álbuns Franco das Camélias e os Lusíadas (2017) e Ao vivo no ampli do infinito (2016).

O público também ouvirá composições mais recentes, como “Charutos de Villa-Lobos“. Sua letra trata sobre a urgência da liberdade e da coragem: “Aos 47 do segundo tempo, não tenho medo, só cabelos brancos/ E um cartão vermelho ganhei no Natal/ Foste um bom menino, seja velho igual/ Piano toco com martelo/ Canto nas ruas e vou por aí/ Por onde anda aquele velho?/ Que fuma charutos de Villa-Lobos…”.

Data: 17 de julho às 13h e 24 de julho às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Lucas Franco e Murilo Silvestrim

Os sonhos não envelhecem

O show tem inspirações claras no Clube da Esquina e na tradição da canção autoral brasileira. Nesse espetáculo, os músicos Lucas Franco e Murilo Silvestrim apresentam suas parcerias que são recém-nascidas e carecem de um lugar no mundo do som. Piano, violões, viola, percussão e vozes se entrelaçam nessa estrada do interior, que busca a sensibilidade e a delicadeza da cultura brasileira.

Data: 31 de julho às 13h e 7 de agosto às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Serra Acima Trio

O Trio Serra Acima foi formado no início de 2012. Atualmente é formado por Emiliano Pereira, Júnior Bier e João Triska. Com a direção musical do renomado violeiro Rogério Gulin, este trio de violas caipiras busca ir além das tradições, sem deixá-las de lado. A viola caipira, viola brasileira ou viola de arame tem uma história muito forte ligada ao campo, à música rural caipira, e ao fandango do litoral paranaense e sul paulistano. Entretanto, a partir de Renato Andrade, alguns violeiros têm se destacado na busca por levar a viola a outro patamar, seja ele de repertório ou de interpretação. Ivan Vilela, Paulo Freire, Roberto Correa, Rogério Gulin e Fernando Deghi são alguns dos nomes que predominam neste cenário.

Data: 14 de agosto às 13h e 21 de agosto às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Andanças – Grupo Seiva

Natalia Bermúdez e Murilo Macari

A representação artística entrelaça a dimensão urbana e a dimensão do campo. Talvez esta seja a melhor maneira de definir a temática das canções que surgem desta parceria entre Natalia Bermúdez e Murilo Macari. O baixo e a voz fazem o duo emergir arranjos transbordantes de brasilidade com pitadas de rock’n’roll e jazz, conferindo sabor único ao projeto e revelando suas qualidades inovadoras.

Natalia Bermúdez é graduada em Música Popular pela Faculdade de Artes do Paraná e atua como cantora e flautista. É regente auxiliar em corais e professora de canto e já realizou turnês nacionais e internacionais como integrante de grupos musicais.

Murilo Macari é bacharel em Filosofia, professor de música e músico profissional. Também passou por diversos grupos musicais como contrabaixista, entre eles: a banda Obake, o Grupo de MPB da UFPR e a banda Expresso Vermelho.

Data: 28 de agosto às 13h e 4 de setembro às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Luiza & Pedro

O duo carioca formado por Luiza Sales e Pedro Carneiro Silva apresenta as canções que fazem parte do seu novo CD, Gostaria te Encontrar. O novo repertório nasceu durante viagem pela Índia e Europa entre 2017 e 2018, onde realizaram mais de 30 shows e passaram por sete países. Com canções próprias e também músicas de Luiza Brina e Paulo Malaguti, o show explora possibilidades de arranjo com Pedro ao piano e Luiza se revezando na voz, viola de arco e violão – além do uso de pedais de loop.

Data: 11 de setembro às 13h e às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Alê Palma

Recital de violão Flamenco

O violonista curitibano Alê Palma fará um recital de violão flamenco em que apresentará os principais estilos do gênero musical. Tarantas, bulerías e fandangos são interpretados de maneira clássica e contemporânea, além do músico fazer presente em seu toque a música brasileira. Alê Palma é violonista e compositor, possui um trabalho autoral de música flamenca. Durante sua estadia na Espanha atuou em diversos lugares e com uma variedade de artistas de diferentes nacionalidades. O mesmo segue aqui no Brasil, onde realiza shows e participa em tablados e espetáculos de diferentes cias de dança flamenca presentes no país. Recentemente vem atuando com grandes nomes do flamenco do cenário internacional e ficou entre os cinco melhores guitarristas do III Festival Internacional de Guitarra Flamenca de Sevilla (2018).

Data: 18 de setembro às 18h e 25 de setembro às 13h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Fran Rosas Trio

Nossa Bossa

O show “Nossa Bossa” reúne canções inéditas e de grandes clássicos da música brasileira em um passeio interessante e saudoso pelos gêneros do samba e bossa nova. Em um formato bastante intimista e descontraído, o show surge da parceria musical entre Fran Rosas, Emmanuel Back e Rafael Rosas na formação instrumental de voz, guitarra e piano. O repertório é marcado por clássicos como “Estrada do Sol”, “Só Danço Samba” e “Influência do Jazz”, além de canções inéditas.

Data: 09 de outubro às 13h e 16 de outubro às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Rafael Altro

O violonista e compositor Rafael Altro faz uma homenagem a Dilermando Reis, interpretando obras consagradas do repertório do compositor e intérprete mais influente do violão brasileiro. João Pernambuco e Américo Jacomino estarão representados pelos clássicos Sons de Carrilhões e Abismo de Rosas. Na segunda parte Rafael retrata a importância do violão em nossa MPB com canções em versões instrumentais dos consagrados compositores: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento e Fernando Brant. Rafael também nos apresenta faixas autorais de seu álbum “Conquistas”.

Data: 30 de outubro às 13h e às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito

divulgação

Show: Julio Borba Trio

Polca Paraguaia e Chamamé: uma prosa sobre a música instrumental no Brasil profundo

Por sua formação inicial dentro da cultura sul-mato-grossense, Julio Borba fez uma pesquisa de mestrado seminal sobre a história da música instrumental desde Estado que evidencio a rica história da música da região, que por influência principalmente paraguaia, desenvolveu contornos únicos no país, mostrando que a prática do Chamamé pantaneiro trás ricas inovações, o que é conhecido na região como estilo duetado. Desde 2016 o músico tem o trabalho de adaptar esse repertório em estilo duetado para o violão de sete cordas, além de introduzir essa influência em suas composições. Neste Show Julio Borba contará com Leonardo Lopes no contrabaixo. Neste Show Julio Borba apresentará um repertório autoral para violão e contrabaixo acústico que contará, ao mesmo tempo, com uma prosa que conta um pouco das histórias do Brasil profundo, principalmente em terras pantaneiras, onde encontramos o tereré, a arara azul e, claro, o chamamé e a polca paraguaia, grandes alicerces musicais da cultura sul-mato-grossense.

Data: 06 de novembro às 13h e 13 de novembro às 18h

Local: Café do Paço

Valor: gratuito