Sesc PR
Paraná
Ação Social: Sesc Cidadão
Ação Social: Sesc Cidadão

População de Pinhais e Região é beneficiada pelo Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão

Às oito horas da manhã, uma extensa fila se formava no entorno da Escola Municipal Felipe Zeni, em Pinhais, para a retirada das senhas que davam acesso aos atendimentos do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão. Além de moradores de Pinhais, a população de municípios da região também participou desta edição do Programa realizado pelo Poder Judiciário do Paraná em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Prefeitura de Pinhais.

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo – coordenadora do Justiça no Bairro, e a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, fizeram a abertura oficial do evento antes de iniciarem os atendimentos, às 9h. A gerente de Ação Social, Elisangela Domingues, e o gerente executivo do Sesc São José dos Pinhais, Márcio Reinaldin também participaram do ato.

Quem passou pelo local pode receber uma série de atendimentos jurídicos em inúmeras áreas do Direito, possibilitando a resolução com a expedição imediata dos documentos. Entre os atendimentos, as perícias e audiências de curatela. Na sala de espera, aguardando para ser chamada, Maria Soares Camargo, contou que após o falecimento da mãe, ela entrou com um processo para ser a curadora da irmã, diagnosticada com esquizofrenia. “Isso foi em 2013, quando ainda morava no município de Pinhalão, localizado no Norte do estado”, recordou. A audiência de Maria era uma das 40 agendadas pelo Justiça no Bairro Sesc Cidadão na data. Após a irmã passar pela perícia realizada por uma equipe multidisciplinar com médicos, psicólogos e assistentes sociais, elas foram para a audiência. A curatela definitiva foi expedida, trazendo tranquilidade para as irmãs. “Nós não tínhamos condições de pagar por uma perícia e todas as custas que um processo como esse requer”, comentou Maria.

Durante o Justiça no Bairro Sesc Cidadão, diversos outros serviços de apoio ao cidadão também foram ofertados por parceiros e apoiadores do programa. Caso do Instituto de Identificação do Paraná, que realizou primeira e segunda via da carteira de identidade, um dos serviços mais procurados no evento de Pinhais. Já alunos do Senac PR orientados por instrutores realizaram aproximadamente 100 cortes de cabelo masculino, mais de cem serviços de manicure e mais de 40 maquiagens nas noivas participantes do casamento pelo programa.

Casamento

Um dos momentos mais aguardados do Justiça no Bairro Sesc Cidadão, o casamento coletivo, foi realizado no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Cinquenta e quatro casais previamente habilitados oficializaram suas uniões civis durante a cerimônia celebrada pela desembargadora do TJPR, Joeci Machado Camargo.

Entre tantas histórias, a do casal Márcia e Osmar Gonçalves se destaca pelo tempo. Há 33 anos, os dois se conheceram no Norte do Paraná. O namoro não foi aprovado pela família de Márcia devido a diferença de idade – Osmar era quase dez anos mais velho. A partir daí, os caminhos dos dois seguiram rumos opostos. Após um casamento de 29 anos e duas filhas, Márcia se divorciou e, no Facebook buscou o amor da juventude. Mesmo não lembrando o sobrenome de Osmar, o destino – ou quem sabe os algoritmos da rede social –, foram generosos e os dois logo estavam conectados novamente, pois Osmar também havia se divorciado.

Há um ano e três meses, Márcia mudou-se para Pinhais onde, enfim, vive com o seu amor de adolescente. “O nosso casamento hoje representa um sonho sendo realizado. Estou muito feliz e bastante ansiosa”, revelou a noiva antes do tão esperado “sim” a Osmar.

O deputado federal Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Mari Paulino; o gerente executivo do Sesc São José dos Pinhais, Marcio Reinaldin; a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, foram algumas das autoridades que prestigiaram o casamento coletivo. Esta edição do Justiça no Bairro Sesc Cidadão também contou com o apoio do Cartório de Registro Civil.