Educação

Sesc da Esquina promove encontro entre alunos do curso pré-vestibular aprovados na UFPR

Os alunos do cursinho pré-vestibular do Sesc da Esquina aprovados na Universidade Federal do Paraná (UFPR) reuniram-se na tarde dessa quarta-feira, dia 23 de janeiro, para comemorar os resultados no processo seletivo da instituição. O encontro foi realizado no Sesc da Esquina e contou com a presença de professores; do diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; da diretora da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Bruneri; do gerente de Educação Adriano Trentin; e do gerente do Sesc da Esquina, Leandro Rodrigues.

“Quero agradecer a toda a equipe do Sesc e também parabenizar os alunos aprovados. Foi o primeiro ano que a gente ofereceu o curso pré-vestibular e o resultado foi espetacular. Queremos agora estender o projeto para todo o estado”, afirmou Emerson Sextos.

Entre pagantes e bolsistas, duzentas vagas foram disponibilizadas para o cursinho. Dos 60 alunos que prestaram vestibular para a UFPR, 31 passaram para a segunda fase e 16 garantiram uma vaga na instituição, como é o caso da Cecília Pereira. “O material e as aulas foram incríveis, e os professores foram maravilhosos. Vocês tornaram possível o sonho da faculdade para a gente”, afirmou a jovem, aprovada em Matemática.

A infraestrutura do Sesc, o preço acessível e as turmas com número reduzido de alunos também foram bastante elogiados pelos estudantes e fizeram toda a diferença na preparação. “Essa foi a sexta vez que fiz o Enem e a terceira que tentei entrar na Federal. Todas as outras vezes foram frustradas. Mas agora, com a estrutura que tive aqui e a ajuda dos professores, eu passei”, contou o futuro geólogo Felipe Paulin, que classificou o curso como “excepcional”. E se para os estudantes a experiência foi boa, para os docentes não foi diferente. O professor de História Carlos Eduardo, que dá aulas há 13 anos, diz que foi gratificante lecionar para alunos de escola pública, que não teriam condições de pagar um pré-vestibular melhor. “Foi um dos meus anos mais incríveis em sala de aula”, contou.

Segredo do sucesso

A metodologia do cursinho pré-vestibular do Sesc PR valorizou o aprendizado que os alunos já tinham, trabalhou a multidisciplinaridade e focou no ensino humanizado. Uma parceria entre as Gerências de Educação e Cultura também proporcionou momentos únicos para os alunos, como a apresentação teatral das obras exigidas no vestibular da Federal. “Uma coisa é ler o livro e o professor comentar. Outra é ver aquilo em uma peça teatral. Não que o teatro vá substituir o livro, não vai, mas ele dá outro olhar. Os alunos gostaram bastante”, contou a técnica de atividades em educação do Sesc PR, Patrícia Ceccato.

FOTO: Ivo Lima. O Diretor Regional do Sesc PR revelou que almeja expandir o projeto do cursinho pré-vestibular para o interior do estado.

Meu Sesc

Agora digite sua senha

Recuperar senha
Insira abaixo o seu login cadastrado ou o n˚ do seu Cartão Cliente Sesc e receba instruções e o link para criar uma nova senha.