Sesc PR
Paraná
Educação: Sem categoria
Educação: Sem categoria

Sesc PR premia vencedores do concurso Entre Lendas do Paraná

Os vencedores da 1ª edição do concurso de cartões postais Entre Lendas do Paraná foram premiados na última sexta-feira, dia 30 de novembro, em cerimônia realizada no Teatro Sesc da Esquina.

A premiação selecionou as 90 melhores ilustrações de lendas, mitos ou histórias paranaenses, levando em consideração critérios de criatividade, originalidade, mérito estético, impacto visual e apresentação do desenho.

Os ganhadores foram divididos em três categorias: Ensino Fundamental – fases 1 e 2 – e Ensino Médio. Cada aluno levou para casa um troféu e terá sua ilustração impressa em um cartão postal.

“O concurso foi um sucesso. Tivemos mais de 7 mil inscrições, de estudantes de 100 cidades paranaenses”, afirmou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

Os cinco primeiros colocados de cada categoria ganharam ainda uma hospedagem no Hotel Sesc Caiobá, em Matinhos, litoral paranaense. A estadia foi concedida ao aluno ganhador, a um familiar, ao professor mediador e um acompanhante.

“Tô muito animada”, confessou a pequena Luíza Vonsovicz, de malas prontas para ver o mar pela primeira vez.

Estiveram presentes na cerimônia o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, a secretária municipal de Educação de Rio Negro, Jussara Heide; o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann; a membro da Academia Paranaense de Letras, coordenadora do projeto Academia vai à Escola e presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Chloris Casagrande Justen; a poetisa paranaense Adélia Maria Woellner; e o coordenador geral do Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Cesar Luiz Gonçalves. A apresentação artística ficou por conta do grupo Parabolé Educação e Cultura, que brindou o público com músicas sobre tradições populares e lendas paranaenses.

O concurso Entre Lendas do Paraná é fruto de uma ação conjunta do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e da Academia Paranaense de Letras, com o apoio da RIC TV. O objetivo é valorizar a cultura do estado e fomentar a produção artística dos alunos da rede pública de ensino.

“Quem não conhece a história do seu lugar, não conhece a si mesmo”, disse o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann.

Para a professora Daniele Dudeck, “a iniciativa é muito importante para que a cultura e a identidade paranaense não se percam”. E completou: “com uma recompensa maravilhosa como essa, de poder passear, é ainda melhor”.