Sesc PR premia vencedores do concurso Entre Lendas do Paraná

lendas-do-pr-2-foto-bruno-tadashi

Os vencedores da 1ª edição do concurso de cartões postais Entre Lendas do Paraná foram premiados na última sexta-feira, dia 30 de novembro, em cerimônia realizada no Teatro Sesc da Esquina.

A premiação selecionou as 90 melhores ilustrações de lendas, mitos ou histórias paranaenses, levando em consideração critérios de criatividade, originalidade, mérito estético, impacto visual e apresentação do desenho.

Os ganhadores foram divididos em três categorias: Ensino Fundamental – fases 1 e 2 – e Ensino Médio. Cada aluno levou para casa um troféu e terá sua ilustração impressa em um cartão postal.

“O concurso foi um sucesso. Tivemos mais de 7 mil inscrições, de estudantes de 100 cidades paranaenses”, afirmou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

Os cinco primeiros colocados de cada categoria ganharam ainda uma hospedagem no Hotel Sesc Caiobá, em Matinhos, litoral paranaense. A estadia foi concedida ao aluno ganhador, a um familiar, ao professor mediador e um acompanhante.

“Tô muito animada”, confessou a pequena Luíza Vonsovicz, de malas prontas para ver o mar pela primeira vez.

Estiveram presentes na cerimônia o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, a secretária municipal de Educação de Rio Negro, Jussara Heide; o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann; a membro da Academia Paranaense de Letras, coordenadora do projeto Academia vai à Escola e presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Chloris Casagrande Justen; a poetisa paranaense Adélia Maria Woellner; e o coordenador geral do Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Cesar Luiz Gonçalves. A apresentação artística ficou por conta do grupo Parabolé Educação e Cultura, que brindou o público com músicas sobre tradições populares e lendas paranaenses.

O concurso Entre Lendas do Paraná é fruto de uma ação conjunta do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e da Academia Paranaense de Letras, com o apoio da RIC TV. O objetivo é valorizar a cultura do estado e fomentar a produção artística dos alunos da rede pública de ensino.

“Quem não conhece a história do seu lugar, não conhece a si mesmo”, disse o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann.

Para a professora Daniele Dudeck, “a iniciativa é muito importante para que a cultura e a identidade paranaense não se percam”. E completou: “com uma recompensa maravilhosa como essa, de poder passear, é ainda melhor”.

Postado em: Educação