Sesc PR
Paraná
Cultura: Literatura
Cultura: Literatura

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura  lançam livros em São Paulo

No dia 6 de novembro, às 19h30, ocorrerá no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, a cerimônia de lançamento dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018. Na ocasião, Juliana Leite e Tobias Carvalho participarão de debate com o público, seguido de sessão de autógrafos. Os escritores foram os escolhidos deste ano nas categorias Romance e Conto, com os livros Entre as mãos e As coisas, respectivamente. As obras são publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de dois mil exemplares.

Durante o evento, os vencedores de 2018 também participarão de conversa com João Meirelles Filho e José Almeida Júnior, ganhadores do ano passado. O bate-papo será mediado pela escritora e jornalista Verônica Stigger, intercalada pela leitura dramatizada de trechos dos livros vencedores. “O objetivo do Prêmio Sesc de Literatura é identificar novos autores e abrir as portas do mercado editorial aos escritores, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro”, declara Henrique Rodrigues, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Natural de Petrópolis (RJ), Juliana Leite, de 35 anos, é mestre em Literatura pela Uerj, onde também se formou em Relações Públicas.  Sua obra, Entre as mãos, conta a história de uma mulher que, após sofrer um acidente, desperta com o corpo marcado por cicatrizes profundas – entre elas, ausência definitiva de seu companheiro. Com a ajuda de suas tias e as sabedorias da família, a personagem parte numa jornada para reaprender a falar e redescobrir os gestos de sua própria integridade. “Ter o meu primeiro livro publicado nesse final de 2018 é especialmente significativo para mim. Sendo um romance que discute a sobrevivência física e subjetiva de uma mulher, talvez o livro ganhe outra simbologia nesses dias em que vivemos, uma chave de leitura a mais. É uma fortaleza ter a literatura como travessia justo agora”, afirma Juliana.

Já Tobias Carvalho nasceu em Porto Alegre e tem 22 anos de idade.  Em seu livro As Coisas o escritor apresenta contos com personagens homossexuais, com histórias que se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes olhares e gêneros. “Ver esse processo de ter uma obra publicada é um sonho. Estou muito feliz com isso tudo e a partir de agora espero que o livro ganhe o mundo e conquiste novos leitores”, declara Tobias.

Após o evento no Sesc 24 de Maio, os autores também lançarão os livros no Rio Grande do Sul (Sesc Centro, dia 8/11) e no Rio de Janeiro (Arte Sesc – Flamengo, dia 13/11).

15 anos do Prêmio Sesc

Criado em 2003, o Prêmio inclui os autores em programações literárias do Sesc. Desde a primeira edição, o concurso já teve mais de 12 mil livros inscritos e revelou 27 novos escritores.  O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por pseudônimos. Ou seja, quem avalia não sabe quem os escreveu.

Em 2018, o Prêmio teve 1.540 inscritos, sendo 720 livros de contos e 820 romances. A avaliação final ficou por conta de uma comissão especializada formada pelos escritores e críticos literários Beatriz Resende, Flávio Carneiro, Letícia Wierzchowski e Daniel Galera.

Entre os autores já revelados pelo Prêmio Sesc estão João Meirelles Filho, com o “Abridor de Letras”,  e José Almeida Júnior, com “Última Hora”, vencedores de 2017; Franklin Carvalho, com “Céus e Terra”, e Mario Rodrigues, com “Receita para se fazer um monstro”, em 2016; Sheyla Smanioto Macedo e Marta Barcellos, vencedoras da edição 2015, com “Desesterro” e “Antes que seque”, entre outros.

Mais informações sobre o Prêmio Sesc de Literatura em www.sesc.com.br/premiosesc .