Sesc PR
Paraná

JOCOM encerra mais uma edição em Curitiba

Em clima de decisão, o Sesc PR promoveu as finais do Jogos Comerciários 2018 neste final de semana. As disputas iniciaram no sábado, 10 de novembro, definindo os campeões no domingo, dia 11. Os jogos aconteceram nas unidades do Sesc da Esquina, Portão e São José dos Pinhais.

Dos 2800 atletas inscritos para os jogos classificaram-se 1400 para a segunda fase e, apenas 240 participaram das finais, nas modalidades Futebol Sintético Masculino (acima de 35 anos), Futsal (M/F), Ténis de Mesa (M/F), Truco (aberto), Vôlei de Praia (M/F), Voleibol (F), Xadrez Absoluto e Basquetebol (M).

Na abertura do Congresso Técnico, realizada na manhã de sábado, os atletas foram recebidos no teatro do Sesc da Esquina para receberem orientações gerais. Lucas Chaves, gerente de esporte e Lazer do Sesc PR, pediu disciplina e fair play, lembrando a importância do jogo limpo. Cerca de 50 pessoas foram mobilizadas entre equipe de apoio e organizadores do evento. Para o gerente, a principal evolução nos 18 anos de Jocom é justamente a organização. “Todos os anos a gente vem treinando a equipe técnica no Paraná inteiro para que principalmente na primeira fase – em que temos mais de 3 mil atletas participando – os jogos aconteçam na sua plenitude, de maneira bem organizada, com boa estrutura nas unidades, material e equipe de arbitragem, explicou Lucas. Ele também destacou a restruturação do evento que neste ano, diferentemente das edições anteriores, aconteceu na capital paranaense e não mais no litoral.

Leandro Rodrigues, gerente executivo do Sesc da Esquina, principal sede desta etapa, também ressaltou a importância da organização: “Traz uma grande responsabilidade pra nossa equipe porque tudo tem que dar certo e nós queremos atender aos nossos clientes da melhor forma possível. Quando o Sesc promove esse tipo de evento está propiciando o lazer, a competição e a interação das pessoas.”

Aprender e jogar

Após o congresso técnico os atletas foram levados ao ginásio do Sesc da Esquina para prestigiarem os alunos do projeto ‘Aprender e Jogar’, mais um programa do Sesc que trabalha com crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidades social. Em Curitiba o atendimento acontece em 8 praças com mais de mil alunos por ano.  Sandy Vortolin, técnica de atividades de esporte e lazer do Sesc, destaca a importância do projeto: “A gente leva o esporte e o entretenimento para as crianças em áreas que as crianças tem poucas oportunidades; levamos a eles uma nova realidade, para mostrar  que é possível viver através do esporte, ter uma vivência coletiva e aprender.”

Raylan, de 13 anos, morador do bairro Rio Bonito, em Curitiba, conta que um amigo o levou para o ‘Aprender e Jogar’ e lá pode conhecer novos esportes e ter uma atividade frequente. “Eu gosto por causa do lanche, primeiramente, mas também gosto muito do futebol”, conta o menino. Os alunos do projeto contaram com torcida dos atletas do Jocom. Raylan revela a motivação que sentiu com a plateia: “Dá mais animação, você fica mais inspirado, tentando fazer o melhor pra eles verem que você é bom, sabe?”, e também contou seu sonho: “Quando eu crescer, quero ser zagueiro ou goleiro”, almeja.

O Sesc Portão recebeu as modalidades de Basquete e Futebol Sintético. São José dos Pinhais abrigou o Vôlei de Praia e Voleibol feminino. E o Sesc da Esquina sediou as demais.

Figura marcada

O time de futsal feminino de Franscico Beltrão marca presença no Jocom desde 2006 e já foram em quase todas chegaram a disputar as finais e nesse ano, comemoraram o titulo de pentacampeãs. Michele, uma das jogadoras prata da casa do Menta & Pimenta Damazzini Móveis,  conta que a assiduidade do time é graças a motivação da técnica Clair: “então a gente se motiva todo ano a estar aqui, participar e vir competir, festar quando tem oportunidade; acima de tudo vem a amizade, o companheirismo de cada uma que está aqui”, completa a atleta.

O Jocom também promove o encontro de gerações. No Vôlei de Praia a dupla formada por pai e filho: Matheus, de 21 anos e Vandir de 45, conquistou o segundo lugar. “Os jogos comerciários são sensacionais, pra gente que faz uma atividade física. A gente joga nos finais de semana e tem essa oportunidade de participar de uma competição que está ao nosso alcance. Conseguimos nos divertir e curtir o Paraná nas viagens, então é muito legal.”, destaca Vandir. Matheus almeja disputar mais alguns jogos ao lado do pai: “Pouca gente tem essa chance de jogar com o pai, eu ainda quero manter por mais um tempo nossa parceria”.

O Jocom é a única competição realizada no Paraná exclusivamente para os comerciários (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, empresários e funcionários de Sindicatos ligados ao comércio).  É realizado pelo Sesc PR com a intenção de promover o acesso ao esporte e estimular a prática regular de atividades físicas.

O gerente de esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves, destaca que o objetivo principal dos Jocomé proporcionar qualidade de vida aos atletas. “Antes dos jogos eles treinam e fazem alguma atividade física pensando na sua saúde, e essa é a principal importância dos Jogos comerciários”.

Confira as fotos dos jogos no Flickr da Fecomércio.

Confira os resultados finais do Jocom 2018:

BASQUETEBOL MASCULINO

1º Thalia- CURITBA

2º Javalis/ Academia Silva Santos- TOLEDO

3º Arena Esportes- CORNÉLIO PROCÓPIO

4º Old School- PATO BRANCO

FUTSAL FEMININO

1º Menta&Pimenta / Damazzini Móveis- FRANCISCO BELTRÃO

2º Jaclani Futuro- FOZ DO IGUAÇU

3º Betaclínica- MARINGÁ

FUTSAL MASCULINO

1º Romera – TOLEDO

2º Fruto Maduro Abi- CAMPO MOURÃO

3º Clube da Cor – PONTA GROSSA

4º S.O.S Brinquedos- MARINGÁ

 

FUTEBOL SINTÉTICO

1º Cattalini Fut7- PARANAGUÁ

2º Fruto Maduro- CAMPO MOURÃO

3º Knn Idiomas- UMUARAMA

4º J.A. Móveis- MARINGÁ

VOLÊI DE QUADRA

1º Paraná Clube- CURITIBA

2º Cavani Bagatini- PATO BRANCO

3º Londrina Norte- LONDRINA

4º Divas- TOLEDO

VÔLEI DE PRAIA FEMININO

1º Marcia Maria Dias Martins e  Ana Paula Silva- SANTO ANTÔNIO

2º Rosemeri Ferreira da Costa e Letícia Rosa da Silva- CURITIBA

3º Edriane Cristina Lavezzo Dross e Noeli Sirlei Zygoski- FRANCISCO BELTRÃO

4º Tatiana Cristina Pena Nieradka e Luciola Hirano Silva- FOZ DO IGUAÇU

VÔLEI DE PRAIA MASCULINO

1º Murilo dos Santos e Leonardo dos Santos – PARANAGUÁ

2º Vandir Dal Pozzo e Mateus Dal Pozzo – MEDIANEIRA

3º Igor dos Santos Oliveira e Caique de Oliveira Batista – PARANAVAÍ

4º Clodimar Vieira e Diogo Ribeiro – CAMPO MOURÃO

TRUCO

1º Samir e Edson- CURITIBA

2º Matriz- TOLEDO

3º Automar- CORNÉLIO PROCÓPIO

4º PALMAS

TENIS DE MESA FEMININO

1º Renata Alves do Santos- IVAIPORÃ

2º Ruth Kazumi Zama Uemura- CASCAVEL

3º Clara Yoshie Sasaki Voida- PARANAVAÍ

TÊNIS DE MESA MASCULINO

1º Italo Nishimori- MARINGÁ

2º Thiago Neves- PONTA GROSSA

3º Elder Santos- IVAIPORÃ

4º André Saturnino- TOLEDO

XADREZ FEMININO

1º Maria Isabel Trivilin Pereira- MARINGÁ

2º Daniela da Silva Gutierrez- PARANAGUÁ

3º Solange Davi Cândido- CAMPO MOURÃO

XADREZ MASCULINO

1º Everton Cristian Schuindt de Lira- IVAIPORÃ

2º Ulisses Atila Arrais e Moura- CURITIBA

3º Daniel Medeiros Avelino da Silva- UMUARAMA

4º Karl Heins Ewald- CASCAVEL

5º Robson Rodriguez Martins- PARANAVAÍ