Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sem categoria
Saúde e Alimentação: Sem categoria

Sesc instala Unidade Móvel Saúde Mulher em Campo Magro

Até a primeira semana de setembro, os moradores de Campo Magro vão poder contar com o auxílio do Sesc na assistência à saúde. Isso porque, na tarde dessa quarta-feira, dia 8 de agosto, foi instalada no município a Unidade Móvel Saúde Mulher.

A cerimônia de inauguração teve a apresentação da Fanfarra Municipal e a presença de convidados e autoridades, entre elas o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Bittencourt, o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Curitiba, Luciana Burko Maciel, e o prefeito de Campo Magro, Claudio Casagrande.

“A instalação da Unidade Móvel é muita boa porque facilita o tratamento das mulheres. O Sesc vai aos municípios leva a unidade e todo o atendimento é gratuito. Estamos no caminho certo com essas parcerias com as prefeituras”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Bittencourt.

A Unidade Móvel Saúde Mulher conta com equipamentos de alta tecnologia e uma equipe multidisciplinar para atender os pacientes. Em média, serão oferecidos gratuitamente 544 exames de mamografia e 462 citopatológicos, que previnem, respectivamente, câncer de mama e de colo do útero. Ações educativas de promoção à saúde em escolas municipais e estaduais também serão realizadas.

“Essa parceria do Sesc com a Prefeitura de Campo Magro é louvável porque vai suprir uma grande demanda por saúde do nosso município”, afirma o prefeito Claudio Casagrande. Ele se comprometeu a passar pelo exame de mamografia, servindo de exemplo a outros homens que acham que câncer de mama é uma doença exclusivamente feminina.

O sistema público de saúde de Campo Magro não possui aparelho de mamografia. Muitos pacientes acabam não fazendo a prevenção porque não conseguem se deslocar para outras cidades. Agora, com a unidade do Sesc na região mais populosa do município, o Jardim Boa Vista II, aumenta a abrangência e o acesso da população a serviços básicos e essenciais de saúde.

“Ficamos muito felizes de participar desse projeto. Eu sei a grandeza dessa ação. Com o diagnóstico precoce, você pode salvar vidas”, afirma a médica Alexandra Ramos dos Santos, que classifica a iniciativa do Sesc como “espetacular”.

A Unidade Móvel Saúde Mulher existe há um ano e já atendeu 5.816 pessoas, passando pelos municípios de Fazenda Rio Grande, Quitandinha, Campina Grande do Sul, Missal, São Miguel do Iguaçu e Matelândia. Depois de Campo Magro, o serviço itinerante segue para Ivaiporã.