Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde

Alimentação no inverno

Estudos afirmam que não é necessário mudarmos a nossa composição alimentar durante as diferentes estações do ano. Devemos variar as refeições e dar preferência a alimentos sazonais, seguindo uma alimentação saudável e balanceada ao longo de todo ano, independentemente da estação. Confira as dicas da nutricionista Carolina Pereira Magalhães, do Hospital Albert Einstein.
Sopas
Frio e sopa é uma ótima combinação, porém devemos ter atenção a composição e tamanho das porções consumidas. ​Substituir a salada com proteína grelhada por uma sopa composta por verduras, proteínas, legumes e temperos naturais pode ser uma opção saudável para os jantares de inverno.
Preparações  compostas por creme de leite, macarrão, queijos gordurosos devem ser evitadas devido a maior oferta calórica. Dê preferencia a preparações com verduras, proteínas magras e legumes, como chuchu e abobrinha. Se preferir uma opção com maior oferta proteica, acrescente uma proteína de origem vegetal, como feijão, grão de bico, lentilha, ervilha ou proteínas de origem animal.
Pensando em calorias, uma porção de caldo de carne com legumes e verduras pode apresentar em média 90kcal e uma porção de sopa de feijão em torno de 150kcal. Já uma sopa com creme de leite em sua composição pode chegar a 370kcal.
Chás
Além da sensação de prazer e relaxamento, o consumo regular de chás pode ter efeitos positivos no organismo, devido às propriedades antioxidantes dos polifenóis, como catequinas e flavonóides, diminuindo os efeitos causados pelos radicais livres e compostos oxidantes.
Apesar de naturais, os chás devem ser consumidos com moderação, pois o excesso de algumas substâncias pode causar efeitos colaterais. Atualmente existe uma variedade enorme de chás indicados para vários objetivos, como por exemplos os chás que acalmam (maracujá, melissa, hortelã) e os estimulantes (chá mate, chá preto e chá verde).
Chocolate quente
O cacau possui efeito estimulante sobre o sistema nervoso central, proporcionando uma sensação de prazer e satisfação e também ação antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias.
Existem no mercado muitas variações de chocolate. A opção mais saudável para o consumo é o chocolate com concentração acima de 70% de cacau. Apesar dos efeitos benéficos que o cacau apresenta, não devemos esquecer que o chocolate geralmente possui açúcar em sua composição, o que aumenta muito seu valor calórico. Uma porção de 200ml de chocolate quente preparado com chocolate em pó e leite integral tem em médica 208 kcal. Uma porção de 200ml preparada com cacau em pó e leite desnatado tem em média 160kcal.
Para preparar um chocolate quente mais saudável e menos calórico utilize chocolate com concentração de cacau superior a 70% e leite desnatado.
Fondues
Criado na Suíça o fondue atualmente é sinônimo de comida refinada, prazer e celebração, presente nas reuniões e jantares no inverno. A variedade na composição deste prato é bem grande, podendo ser preparado com diferentes tipos de queijos, chocolate e/ou caramelo, acompanhados de carnes, pães, frutas e doces.
É importante ter atenção quanto a composição e porção consumida devido a grande oferta de gordura e calorias, visto que em uma colher de sopa de fondue de chocolate ao leite tem em média 110 kcal e 6g de gordura, 1 ½ colher de fondue de queijo tem em média 80kcal e 7,6g gordura. Pensando em 400gr de uma preparação salgada e doce, a média de ingestão pode chegar a 2600kcal e 200g gordura.
Para não esquecer da alimentação saudável é importante fazer uma triagem dos ingredientes consumidos, por exemplo, trocar as carnes gordas por cortes mais magros, acompanhados de legumes e molhos a base de queijos magros e para a sobremesa fondue de chocolate com 70% cacau, acompanhado de frutas, evitando os doces.
Pinhão
Semente fonte de energia, rica em vitaminas do complexo B, zinco, cálcio, ferro e fosforo, pode ser consumida na forma cozida ou em acompanhamentos de peixes e outras carnes. É comum em festas juninas, sendo muito presente nas regiões mais frias do Brasil. Vale lembrar que apesar de ter nutrientes importantes é um alimento bastante calórico, tendo em média 20 kcal em uma porção, devendo ser consumido com moderação.
Queijos
Queijos amarelos e as baixas temperaturas do inverno podem parecer uma combinação irresistível, porém por serem altamente gordurosos devem ser consumidos com moderação.
Devemos ter atenção à quantidade e​ tipo de queijo para evitar ganho de peso e aumento do colesterol, visto que em 100gr de queijo prato tem em média 360 kcal e 91 mg de colesterol, 100gr de queijo parmesão tem em média 264kcal e 60mg de colesterol, comparado ao queijo ricota com 140 kcal e 49mg colesterol e queijo minas frescal 264 kcal e 60 mg de colesterol.
​Referências bibliográficas:
1- HERMENGILDO. Y. et al.; Distribution of energy intake throughout the day and weight gain: a population-based cohort study in Spain. British Journal of Nutrition (2016), 115, 2003–2010 doi:10.1017/S0007114516000891
2- MALISOVA. O. et al.; Evaluation of Drinks Contribution to Energy Intake in Summer and Winter. Nutrients 2015, 7, 3724-3738; doi:10.3390/nu7053724
3- CARDOSO. L.; MAFRA. D. F​ood May Lead to Benefits for the Cardiovascular System: Fact or Fiction?. Internacional Journal of Cardiovascular Sciences. 2015;28(2):87-88
4- COSTA.A.F. et al.; Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro. Rev Bras Epidemiol 2013; 16(2): 513-24
5- MORAIS. S.M. et al.; Ação antioxidante de chás e condimentos de grande consumo no Brasil. Revista Brasileira de Farmacognosia 19(1B): 315-320, Jan./Mar. 2009.
6- Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO 4ª edição revisada e ampliada. Unicamp 2011.
7- Guia Alimentar para a População Brasileira. 2ª edição 1ª reimpressão. Brasília — DF 2014. Ministério da Saúde.
​8- TBCAUSP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – USP.
Fonte
Carolina Pereira Magalhães, nutricionista do Hospital Albert Einstein