Sesc PR
Paraná
Ação Social: Sem categoria
Ação Social: Sem categoria

Congresso do Idoso do Sesc PR chega a 7ª edição

Desde terça-feira (3/4), caravanas de 20 cidades paranaenses estão reunidas no Centro de Turismo e Lazer do Sesc Caiobá para a 7ª edição do Congresso do Idoso. O evento realizado desde 2012 pelo Sesc PR proporciona aos idosos o diálogo sobre temas atuais no processo de envelhecimento.

A abertura do congresso foi realizada na manhã de ontem (5/4), com a presença dos 350 participantes, convidados e autoridades. O diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, representou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. De acordo com ele, o evento deste ano foi dividido em duas edições para atender a grande procura do público de todo o estado. “Este evento visa várias coisas, principalmente melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos. Para isso a programação incluir palestras, oficinas, apresentações artísticas, caminhadas, entre outras”, resumiu.

Os prefeitos de Matinhos, Ruy Hauer, e de Guaratuba, Roberto Justus, também estiveram presentes. De acordo com Justus, o litoral paranaense tem uma vocação turística que vai além da temporada. “Muitas pessoas vem para as nossas praias em busca de qualidade de vida, principalmente o público dos idosos. Tanto Guaratuba como Matinhos, assim como outras cidades do nosso litoral, têm condições de receber muito bem esse público. O Sesc e o Senac também estão muito atentos a isto, a exemplo da escolha da realização deste evento aqui”, comentou o prefeito de Guaratuba.

“Recebemos esta sétima edição com muito orgulho. Fico muito à vontade de estar aqui porque também faço parte desta geração, e com certeza é um dos eventos mais animados que recebemos no município”, enfatizou Ruy Hauer.

Também prestigiaram a abertura do evento a secretária de bem- -estar social de Guaratuba, Lourdes Monteiro; o diretor da UFPR Litoral, Renato Bochicchio; a diretora de Educação,Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Bruneri; a diretora do Departamento de Cultura de Guaratuba, Elaine Matos Fogaça Dias; o gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro; a gerente de Ação Social do Sesc PR, Elisangela Domingues; o gerente executivo do Senac Caiobá, Roberson de Lima; o coronel da Academia Policial e Militar do Guatupê, Carlos Alberto Assunção; o major da Academia Policial e Militar do Guatupê, Renato Luiz Rodrigues, e a coordenadora do Secovi do Litoral, Graciele Alves Ventura. Programação A década de 1950 é a temática do evento deste ano, que acontece até hoje (5/4). Durante dois dias, uma intensa programação foi montada para estimular a troca de experiências por meio de palestras e oficinas, tendo como base as atividades desenvolvidas pelo trabalho social com Idosos nas unidades de serviço do Sesc no estado. Após a abertura, Rogério Cordoni, considerado o “Elvis Presley brasileiro”, apresentou-se ao público do congresso com os principais hits do rei do rock – ícone da década homenageada pelo evento. Na sequência, o geriatra Marcos Cabrera foi convidado para falar sobre envelhecimento e qualidade de vida, durante palestra realizada na tarde de ontem (4/4). De acordo com ele, o Sesc é a “casa do idoso”, ao se referir ao trabalho social que a entidade realiza há mais de 35 anos. “O envelhecimento chega na nossa vida de uma forma muito mais leve do que nós mesmos imaginávamos. Nós trabalhamos para ter um envelhecimento que valha a pena, isso incluir uma alimentação balanceada, exercício fí- sico, sono com qualidade, controle de pressão arterial, tudo isso relacionados ao nosso comportamento e como encaramos a nossa vida nas tarefas diárias”, pontuou.

São parceiros do evento o Senac, o Grupo O Boticário e o motoclube Maluco Beleza, de Pontal do Paraná, aliado a motoclubes de Curitiba e Morretes.