Curitiba recebe Semana Cultural do Peru

e-mkt_peru

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e o Consulado Geral do Peru de São Paulo realizam neste mês de novembro a Peru Week e a Semana Cultural do Peru em Curitiba. O evento inicia nesta sexta-feira (3/11), com a aula-show no Restaurante-escola do Senac Curitiba Centro. Voltado a instrutores do curso de gastronomia da entidade, o workshop será ministrado pelo conceituado chef Pedro Matsushita, que irá preparar os principais pratos de sua culinária nativa.

Os resultados obtidos pela aula-show poderão ser conferidos pelo público na terça-feira (7/11), a partir do meio-dia, com o buffet temático de culinária peruana, no Restaurante-escola do Senac Curitiba Centro, com a presença do chef  Matsushita. Entre os pratos que serão servidos destaque para o ceviche de tilápia, papa a la huancaína, carapulcra, yuquitas com mani, aji de pollo e seco de res. Para a sobremesa mazamorra, budin de pan chancay, alfajor e rafanõli.

Exposição e mostra cinematográfica 

No dia 6/11, às 17h, está programada a abertura da exposição “Machu Picchu: a cidade perdida dos incas”, com fotografias de Martín Chambi e Teo Allaín Chambi, com a presença do e curador Manuel Julio de Carpio. A exposição está instalada no Sesc da Esquina e fica disponível para visitação até o dia 6 de dezembro de 2017.

O Sesc Paço da Liberdade recebe entre os dias 7 e 9 de novembro, a mostra cinematográfica com filmes peruanos. Seis longas-metragens serão exibidos no CinePensamento, com sessões às 16h e às 19h. A entrada é gratuita mediante bilhete de acesso no SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, do Sesc Paço da Liberdade. Informações sobre a mostra podem ser obtidas pelo telefone (41) 3234-4200 ou pelo e-mail sac.pacodaliberdade@sescpr.com.br.

Confira programação e sinopse dos filmes abaixo:

7 de novembro

Sigo siendo (Kachkaniraqmi)
(Direção: Javier Corcuera, PER/ 2013, 120min)
Horário: 16h
Sinopse: É um filme de histórias pessoais, aparentemente muito distantes que são procuradas em um país que também tenta encontrar e desenhar sua identidade. Viaja através do Peru desconhecido e remoto, através dos seus três grandes mundos: a Costa, o mundo andino e a Amazônia. “Há um termo muito expressivo e muito comum em Quechua Chanka, quando um indivíduo quer expressar que apesar de tudo o que é ainda, que ainda existe, diz: Kachkaniraqmi”.

Climas
(Direção) Enrica Pérez, PER/COL, 2014, 84min)
Horário: 19h
Sinopse: Três mulheres vivem em três regiões do Peru. Eva é uma menina que desperta a sua sexualidade em um relacionamento proibido, cercado pelo clima da selva amazônica. Victoria é uma mulher de classe alta de Lima que parece ter tudo, mas ela mantém um terrível segredo que torna sua vida realmente fria e cinzenta. Zoraida é uma velha de condições modestas que, vivendo em uma comunidade andina, recebe seu filho após uma longa ausência. Três histórias de descobertas condicionadas pelas geografias e sociedades de um  mesmo país.

 

8 de novembro

Viejos amigos
(Direção: Fernando Villarán, PER/ 2014, 90min)

Horário: 16h
Sinopse: Este filme narra os eventos e aventuras de três amigos octogenários que decidem, em um ato redentor e justo, roubar a urna com as cinzas de seu falecido parceiro para levá-lo através de seu antigo bairro, El Callao. É nesta rota que eles nos guiarão em uma jornada pelos lugares que frequentaram em suas vidas, deixando em cada um deles a lembrança de seu amigo.

Chicama
(Direção Omar Forero, PER/ 2013, 75min)
Horário: 19h
Sinopse: César sonha em viver na costa, na grande cidade peruana de Trujillo, mas a falta de trabalho naquela cidade levou-o a desenvolver sua carreira docente em uma bucólica cidade andina onde inadvertidamente se apaixona por seus pequenos estudantes e seu colega cativante.

 

9 de novembro

 

El mundo
(Direção Diego Vega e Daniel Vega, PER/ 2013, 90min)
Horário: 16h
Sinopse: Constantino Zegarra é juiz em um antigo tribunal do primeiro andar no Palácio da Justiça em Lima. Ele é casado e tem uma filha adolescente que quer seguir seus passos. Ele é um homem satisfeito com suas conquistas e acredita que ele tem tudo sob controle, até uma série de eventos  o leva a acreditar que há uma trama para eliminá-lo. Mas Constantino é o único que acredita e terá que descobrir por si mesmo. Sua busca obstinada de uma pessoa culpada o confronta com suas idéias sobre justiça.

De ollas y sueños
(Direção Ernesto Cabellos, PER/ 2009, 75min)
Horário: 19h
Sinopse: O Peru está no meio de uma revolução gastronômica. Seu exército: milhares de estudantes de culinária. Suas armas: séculos de fusão étnica. Em “De ollas y sueños”, uma cozinha espetacular é apresentada em uma pergunta: uma nação inteira pode ser representada pela sua cozinha? Este documentário viaja pelas cozinhas costeiras, montanhosas e selvairas do Peru, bem como comunidades expatriadas peruanas em Paris, Londres, Amsterdã e Nova York em busca de respostas.