Dicas para se exercitar no inverno

Conheça alguns benefícios sobre a atividade física no inverno

cornelio-procopio

A atividade física, em qualquer época do ano, é muito importante para nossa saúde. No inverno, no entanto, a tendência é diminuirmos o ritmo e a pouparmos energia. O que muitos não sabem é que a prática de exercícios físicos auxilia na elevação da temperatura corporal, sendo uma boa estratégia para justamente vencer o frio. Sem contar que estimula o metabolismo a consumir a energia que quer ficar estocada, reduzindo as chances de aumento de peso e, consequentemente, de doenças cardiovasculares. A seguir vamos destacar algumas dicas para te ajudar a vencer a preguiça e cuidar da saúde no inverno:

  • Sabe aquela gripe chata que não larga a gente no inverno? Exercitar-se também fortalece o sistema imunológico e estimula a produção de endorfina, o que dá mais disposição para as tarefas do dia a dia e melhora o humor.
  • Por conta das temperaturas baixas, nosso corpo necessita estar preparado para as exigências físicas, por isso, o aquecimento prévio ao treinamento é fundamental. Então fica a dica: caminhadas em esteira, em elíptico e pedaladas indoor são recomendados.
  • Procure locais indoor para realizar seus treinamentos, por ser um ambiente seguro e livre das intempéries meteorológicas típicas desta estação do ano. Lembre-se que nesse período o nosso organismo fica mais suscetível a resfriados e infecções.
  • Procure estímulos extras. Uma companhia para ir à academia, principalmente nas primeiras semanas, auxilia a manter o compromisso com a prática regular do exercício físico, além de tornar esse período mais agradável. Outra dica é realizar exercícios em grupo, pois assim os vínculos de amizades se fortalecem e os incentivos favorecem a manutenção da sua frequência semanal.
  • Opte por horários mais quentes durante o inverno como durante o período da tarde.
  • Utilize roupas mais quentes durante os exercícios para a manutenção da temperatura corporal, porém, que não comprometam a mobilidade dos movimentos e não prejudiquem a transpiração. É aconselhável utilizar luvas e gorro para proteção das mãos e orelhas na prática de exercícios em ambientes externos, como nas corridas por exemplo.
 
  • Para aqueles que querem emagrecer, o ideal nos dias frios é consumir alimentos que possam auxiliar na manutenção da temperatura corporal, como sopas e bebidas quentes.
 
  • Que tal conhecer a Academia de Ginástica Multifuncional do Sesc? Pra te incentivar, pedimos que uma aluna deixasse um depoimento sobre como não desistir no frio: “Para continuar mantendo o ritmo dos exercícios e sua saúde, o ideal é não parar. Normalmente no inverno nosso corpo necessita de mais energia e nos alimentamos com mais frequência, com alimentos mais calóricos. Por causa disso, procuro manter a prática frequente o ano inteiro, principalmente no inverno.  Se damos pausa, quebramos o ritmo e entramos no comodismo. Eu acho que nesse período os treinos não devem mudar e sim intensificar. Em Curitiba, o clima do inverno nos deixa com pouca disposição de vir pra academia. Enfrentar o frio e trocar de roupa não é fácil e muitas vezes a vontade é de ficar em casa no quentinho, mas temos que enfrentar a preguiça e vir nos exercitar. Um bom motivo pra vir até o Sesc é o clima agradável, amigável e muito profissional que sempre encontramos aqui.” Zaidirene Luiz Neto, 43 anos, aluna da Academia de Ginástica Multifuncional do Sesc Portão.

Serviço:

  • Academia de Ginástica Multifuncional
  • Visite o site da academia para conhecer os planos promocionais a partir de R$22,00 ao mês.

 

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