Espetáculos do Palco Giratório iniciam neste fim de semana em Curitiba

Jukebox _ Vigor Mortis

Desde o dia 31 de julho, o Sesc PR concentra a programação da 18ª edição do Palco Giratório – iniciativa do Departamento Nacional do Sesc que leva espetáculos de teatro, dança e circo por diversas regiões brasileiras. A programação paranaense do projeto acontece em duas etapas e, na primeira delas, as cidades de Araucária, Curitiba, Matinhos, Paranaguá e Ponta Grossa são contempladas até o dia 23 de agosto.

Espetáculos dos 20 grupos selecionados para compor o catálogo nacional do projeto passarão pelo estado. Araucária abriu a programação do Palco com o espetáculo “Proibido Elefantes”, da companhia potiguar Gira Dança, no dia 31 de julho.

Já a capital paranaense concentra espetáculos do Palco Giratório a partir do dia 9 de agosto. Quem abre a grade de programação na cidade é a curitibana Vigor Mortis, com o espetáculo Jukebox Vo. I, com apresentação a partir das 19h, na Cia dos Palhaços. A companhia de  teatro e cinema é a representante paranaense no projeto nacional do Sesc.

Além da Cia dos Palhaços, o Sesc da esquina, o Sesc Água Verde, a Sala da Cia PalavrAÇÃO da UFPR e o Auditório do Setor de Educação Profissional Tecnológico da UFPR recebem a programação do Palco em Curitiba.

Destaques da edição

Por meio de uma ação de descentralização, a 18ª edição do Palco Giratório no Paraná, ampliou sua área de abrangência, contemplando além da capital, as cidade de Araucária, Matinhos, Paranaguá e Ponta Grossa. Nesses locais, o teatro de horror, infantil, de formas animadas, a tragicomédia e o drama se dividem com a dança, com espetáculos de rua e intervenções artísticas.

A intervenção, inclusive, deixa de ser feita a céu aberto para ganhar novas fronteiras. “O espetáculo Dança Contemporânea em Domicílio é um trabalho executado há anos pela Claudia Müller. Essa intervenção artística parte de uma proposta de levar a entrega de espetáculos de dança em locais onde ela não é esperada, como uma casa por exemplo. Para isso, agendamentos serão feitos no SAC do Sesc Água Verde, com pessoas interessadas em oferecê-lo como um presente”, revela a analista de Cultura do Sesc PR.

O Palco Giratório se propõem também a discutir a acessibilidade e o teatro para todos. “Este ano, temos três trabalhos que trazem essa reflexão e que foram escolhidos por mérito. São espetáculos expressivos, cheios de mensagem, significados e que trazem discursões sobre as possibilidades de expressão dos corpos diferenciados”, explica a analista de Cultura do Sesc PR, Tatyane Ravedutti.

A acessibilidade se faz presente no teatro de formas animadas O Som das Cores, do grupo mineiro Catibrum Teatro de Bonecos, que será apresentado aos curitibanos, no dia 15 de agosto, na Cia dos Palhaços, a partir das 20h. O espetáculo também contará com áudio descrição para atingir um maior número de espectadores.

Ações formativas

As ações formativas foram iniciadas no dia 1º de agosto com a oficina “Cada homem é uma raça – a poética de Mia Couto para treinamento de ator”, com o Grupo Nata – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas. No dia 4, foi a vez do Bale Popular do Recife realizar o Pensamento Giratório – ação formativa que promoveu o intercâmbio entre o grupo homenageado pela 18ª edição do Palco Giratório e o público. As oficinas continuam na cidade com ações no Colégio estadual do Paraná e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos dias 11, 14 e 15 de agosto.

Circuito

A descentralização das ações do projeto no Paraná segue de agosto a outubro. As cidades de Apucarana, Cascavel, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Medianeira, Paranavaí, Toledo e Umuarama serão contempladas com espetáculos da 18ª edição do Circuito Nacional do Palco Giratório.

Mais informações e programação completa do Palco Giratório no Paraná pelo www.sescpr.com.br.

Ingressos

Toda a programação do Palco Giratório deste ano é gratuita. Os ingressos para os espetáculos de Curitiba podem ser retirados no SAC do Sesc da Esquina e nos locais onde serão apresentados. Em Araucária, os ingressos estão disponíveis no Teatro da Praça.

Confira a programação completa aqui.

Postado em: Cultura