Técnicos de Educação em Saúde participam de treinamento

Treinamento em Educacao em Saude

Reunidos em Curitiba, 30 técnicos de Educação em Saúde do Sesc de todo o Paraná participam até sexta-feira, de um treinamento com o intuito de promover a integração do grupo, a unicidade das ações e o fortalecimento da atividade de educação em saúde.

Para o diretor de Saúde e Ação Social do Sesc PR, Francisco da Costa e Silva, este é o momento oportuno para a aproximação dos colaboradores e para o estreitamento de laços entre a administração regional e as unidades. “É importante falarmos a mesma linguagem e afinarmos a nossa forma de atuação.

Construirmos um processo coletivo de reflexão teórica acerca da prática ao longo do tempo, com base no diálogo contínuo e em diferentes dinâmicas de trabalho estabelecidas entre as equipes do regional e das unidades de serviço. Assim, com a participação de todos, estabeleceremos a fundamentação conceitual e metodológica com vistas à realização integral do potencial da atividade Educação em Saúde em todo o Paraná ” , pontuou Costa e Silva.

De acordo com a gerente de Saúde, Vanessa Penteado, durante quatro dias, os participantes receberão orientações sobre as padronizações que estão sendo realizadas na gerência de saúde, com a utilização de manuais que nortearão as ações e o seu desenvolvimento. Além disso, no próximo mês serão promovidas diversas atividades em comemoração ao mês de prevenção e orientação sobre o câncer de mama, com o Outubro Rosa.

A fundadora do Instituto Humsol (Humanista de Desenvolvimento Social), criadora do Chaveiro da Vida e ativista da prevenção do câncer de mama, Tânia Mary Gomez preferiu palestra, ontem (23), sobre o câncer que mata no Brasil 30 mulheres todos os dias e orientou os técnicos sobre atividades que podem ser realizadas com o intuito de orientar homens e mulheres sobre prevenção, tratamento e cura do câncer de mama.

Hoje (24), os colaboradores participam de palestras com as técnicas do Departamento Nacional, Monalisa Garcia de Oliveira, Rita de Cássia Gonzaga Martorelli e Marta Gomes e com a assessora externa Mônica de Assis, do Instituto Nacional do Câncer.