Sesc: 65 anos transformando vidas no Paraná

Para comemorar os 65 anos de sua fundação no Paraná, o Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza atividades nesse dia 10 de janeiro. O lançamento do novo site da entidade é um deles. O portal segue a inovação das novas marcas do Sesc e do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR lançadas em 2012, e traz o conceito de transformação de forma interativa e moderna.

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia e Informação do Sesc PR e pelo Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o novo site apresenta as áreas de atuação da entidade: Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Turismo, Saúde e Ação Social – cada uma representada por uma cor, facilitando a identificação visual.

O site ainda apresenta informações e fotos sobre a maioria dos projetos executados pelo Sesc PR. Outra novidade é a opção de compartilhamento de notícias nas redes sociais: Facebook, Twitter e Google+, tornando o novo portal interativo e auxiliando na divulgação das ações da entidade.

O design moderno do site é um item que deve chamar a atenção do usuário, além de melhor navegabilidade proporcionada pela arquitetura da informação – acesso em no máximo três cliques e área de pesquisa para localizar o conteúdo.

A mudança da marca do Sesc vem traduzir este novo posicionamento da entidade, que pretende transmitir ao público o conceito de transformação. O projeto de comemoração dos 65 anos pretende ser uma ação contínua a ser realizada durante todo o ano de 2013, contribuindo para o fortalecimento institucional do Sesc nos projetos que já promove com sucesso.

Show com Renato Teixeira & Filhos e Orquestra Paulistana de Viola Caipira

Também no dia 10 de janeiro, o Ginásio de Esportes do Centro de Turismo e Lazer – Sesc Caiobá será palco para o show com “Renato Teixeira & Filhos e Orquestra Paulistana de Viola Caipira”, em comemoração aos aniversário do Sesc PR. A partir das 22h, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira trará seu eclético repertório, que passeia por ritmos que vão da música caipira de raiz a inusitadas e originais incursões na música erudita, world music, new age e MPB.

Na sequência, o cantor e compositor Renato Teixeira divide o palco com os filhos em apresentação intimista e familiar. Com versões acústicas e delicadas, Renato junto aos filhos João Lavraz (baixo) e Chico Teixeira (voz e violão de doze cordas) se unem no palco e apresentam novas roupagens para clássicos como “Tocando Em Frente”, “Romaria”, “Amanheceu, Peguei a Viola”, entre outras.

“Mais do que um show, esta apresentação é uma verdadeira reunião familiar. As músicas sairão de forma improvisada, tudo dependerá da forma que o público vai corresponder ao nosso encontro. Será um pai tocando com dois filhos. Vão ser composições minhas, do Chico e do João”, adianta Renato Teixeira.

O show terá seu auge com a união de Renato Teixeira, seus filhos e a Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Dois mil ingressos serão distribuídos de forma gratuita. Os interessados devem retirá-los no  Sesc Caiobá, na Sorveteria Dvicz e na Farmácia Fort Farma.

História

O Sesc faz parte da história e da vida dos paranaenses desde 10 de janeiro de 1948 quando tudo começou no encontro da Rua Cruz Machado e a Rua do Rosário, no primeiro andar do antigo Edifício Prosdócimo. Foi lá que a Delegacia Estadual do Sesc no Paraná foi instalada em três salas, como fruto da iniciativa privada para promover o bem-estar social.

Dois anos antes, com o preceito de que o trabalho dignifica o homem, a Carta da Paz Social foi lançada em 1946 por um grupo de empresários no Rio de Janeiro, que buscava humanizar as relações entre empregadores e empregados e que valorizasse o ser humano por completo. Foi por meio desta carta, que o Sesc foi lançado no Brasil.

Para atender e beneficiar o comerciário e seus familiares, o Sesc chegou até a comunidade. A atuação da entidade se dá pelas áreas de ação social, cultura, educação, esporte, lazer e saúde. No Paraná, no ano passado, o Sesc realizou cerca de 43 milhões de atendimentos, por meio de suas 36 Unidades de Serviços em todo o estado.

O diretor regional do Sesc PR, Dimas Fonseca, ressalta que o Serviço Social do Comércio é uma das grandes contribuições do empresariado brasileiro na área social, com a criação do Sistema S. “A nossa entidade tem um DNA empresarial. A criação do Sesc e do Senac, por empresários do comércio, foi um projeto visionário e que hoje justifica a permanência dessas instituições em prol aos comerciários e a comunidade que também é beneficiada pelas áreas de atuação do Sesc”, pontua.

Dimas Fonseca também destaca o papel desenvolvido pela entidade nesses 65 anos. “O 10 de janeiro é uma data importante para o Paraná devido à capilaridade e a abrangência que a nossa instituição tem no estado. São 36 Unidades de Serviços instaladas em 24 municípios paranaenses”, frisa.

Postado em: Institucional