Sobre o Sesc Triathlon

 

O Sesc PR desenvolve desde 1989 o Sesc Triathlon, competição que engloba três modalidades esportivas: Natação, Ciclismo e Corrida. Tem como objetivo incentivar e estimular a prática de atividades físicas por meio de uma prova festiva, de elevada qualidade técnica e grande repercussão nacional.

A primeira edição do Sesc Triathlon no Paraná foi realizada na distância short, com 750m para a natação, 20km para o ciclismo e 5km para corrida, distâncias que correspondem à metade das oficiais do Triathlon Olímpico.

Na sua 10ª edição, o Triathlon passou a ter duas provas: a Olímpica, com as distâncias 1,5km para a natação, 40km para o ciclismo e 10km para a corrida, somente para os atletas da Elite; os Amadores continuaram a competir com o percurso short. Desde 2005, o Sesc Triathlon de Caiobá faz parte do Sesc Triathlon Circuito Nacional.

Em 2013, na 25ª edição do Sesc Triathlon em Caiobá foi implantada a categoria Amador Olímpico, que foi disputada nas mesmas distâncias da categoria Elite por atletas que queriam novos desafios, mantendo a mesma sincronia de sempre, nos tempos e horários de check-in, largadas e chegadas. Neste mesmo ano a prova teve seu recorde de participantes: 1.200 triatletas.

Atualmente a competição se mantém na formatação realizada desde 2013 e historicamente a procura para a participação no evento é grande, fazendo com que as inscrições se encerrem um poucos minutos.


Caiobá

Localizado no município de Matinhos – litoral paranaense – a 3 metros de altitude e a 111 km de Curitiba, o Balneário de Caiobá conta com algumas das mais belas praias do sul do país. Suas praias Mansa, Bela, Brava e dos Amores são muito procuradas. Destaca-se também a Ilha das Tartarugas ou do Farol, pequena e recoberta por rica flora, conhecida também pelo farol existente no local, que orienta os barcos que adentram na baía.

As condições climáticas previstas para Caiobá na época do Triathlon podem variar de 20ºC a 35ºC, com possibilidade de chuvas e geralmente mar calmo.