Cinema

CineSesc Setembro (sábados)

CineSesc Setembro (sábados)

Horário: 16h
Local: Cinepensamento
*A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no SAC do Sesc Paço da Liberdade com pelo menos uma hora de antecedência de cada sessão.


02/09– O Abraço da Serpente
(ARG/ Dir. Ciro Guerra, 2016, 124min)
Classificação: 12 anos

Sinopse: Théo (Jan Bijvoet) é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres) para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan (Brionne Davis), outro explorador que tenta convencer Karamakate a ajudá-lo.

09/09 O Signo das tetas
(BRA/ Dir. Frederico Machado, 2016, 68min)
Classificação: 16 anos

Sinopse: um homem (Lauande Aires), que vive no limite entre razão e loucura, está em busca de seu passado. Para isso, ele percorre diversas cidades do interior do Maranhão para tentar reconstruir sua história. Nesse "road movie", ele vai conhecer os mais variados tipos de pessoas e reencontra signos de sua vida, mostrando um possível caminho para sua salvação.


16/09 PROGRAMA DA MOSTRA CINE TORNADO
10h- PAS HO DAME
(BRA/ Dir. Daniel Simião , 2016, 82min)
Classificação: 12 anos

Comentários: Prof. Dr. Lorenzo Macagno (UFPR)
Sinopse: Por meio de duas histórias de separação entre jovens em uma aldeia timorense o filme retrata processos locais de resolução de conflitos e suas consequências para a relação entre grupos familiares. Diferentes temas como o das trocas de bens para reparação, a relação entre justiça e signos de sacralidade, o papel das autoridades locais na mediação entre o que é visto como cultura e Estado são abordados em uma narrativa visualmente densa e dinâmica.

14 h - DAS NUVENS PARA BAIXO
(BRA/ Dir. Marco Antonio Gonçalves e Eliska Altmann, 2015, 75min)
Classificação: 12 anos

Sinopse: Inspirados nos diários de Carolina Maria de Jesus publicados no inicio dos anos 60 quando, pela primeira vez na história do Brasil, uma favelada escreve sobre seu cotidiano, os diretores do filme, 50 anos depois, saem em busca de personagens no Complexo da Maré no Rio de Janeiro, de forma a criar continuidades e descontinuidades entre distintas vivências femininas e seus significados de favela.

16H - O VOO DA BELEZA (MENÇÃO HONROSA)
(BRA/ Dir. Alexandre Fleming Câmara Vale, 2013, 62 min)
Classificação: 12 anos

Sinopse: Documentário sobre a trajetória de travestis e transexuais brasileiras vivendo em Paris, sobre suas aspirações ao reconhecimento por atravessarem as mais diversas fronteiras, como a de “migrantes desqualificadas” e ainda a inevitável comédia dos gêneros e um certo “voo da beleza”.




23/09 NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO

30/09 CURTAS SELECIONADOS
HELENA DE CURITIBA
(BRA/ Dir. Josina Melo , 2005, 31min)
Classificação; Livre

SINOPSE: “Helena de Curitiba” narra a história da professora e poetisa paranaense Helena Kolody. O documentário traz imagens e depoimentos inéditos da poetisa, colhidos um mês antes de sua morte, em fevereiro de 2004, aos 92 anos.

OS CARETAS DE LIZARDA
(BRA/ Dir. Marcelo Silva e Hermes Macedo , 2005, 24min)
Classificação: 12 anos

SINOPSE: "Os Caretas de Lizarda" é um documentário que revela uma brincadeira violenta que ocorre na noite de sexta-feira santa no município de Lizarda, sertão do estado do Tocantins, na divisa com os estados do Piauí e Maranhão. Durante cinco anos, a equipe do documentário registrou a brincadeira e colecionou imagens dos momentos mais eletrizantes. Trata-se de uma tradição que se manteve com o isolamento da região, onde um grupo de homens mascarados, vestidos como animais, defendem uma propriedade dos ataques do povo, utilizando chicotes chamados de pinholas, feitos com cipós e fibras.

Cinesesc