Cinema

CINEDOCS de quinta (quintas-feiras)

CineDocs Setembro (quintas-feiras)
Horário: 19h
Local: Cinepensamento

*A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no SAC do Sesc Paço da Liberdade com pelo menos uma hora de antecedência de cada sessão.

07/09 – Feriado - não haverá exibição.

14/09 – Do Outro Lado do Atlântico

(BRA/ Dir. Daniele Ellery e Márcio Câmara, 2016,90 min)
Comentários: Prof. Dr. Marcos S. da Silveira (UFPR)

Sinopse: documentário filmado no Brasil e nas ilhas de Cabo Verde. Aborda as diversas percepções sobre identidades e culturas de estudantes africanos de países de língua oficial portuguesa (e do Timor Leste) que estudam ou estudaram em universidades brasileiras. Dos dois lados do Atlântico, histórias de partidas, permanências e regressos são contadas, encontros e desencontros de ideias, percursos, desejos e sonhos.

21/09 – Atlantiques (curta-metragem)
(SEN / Dir. Mati Diop, 2009, 16min)

Sinopse: à noite, ao redor do fogo, Serigne, um jovem Dakar, tem vinte anos de idade e conta a seus dois amigos sobre sua condição ilegal durante a sua odisseia épica de cruzamento do Atlântico.

Au Bord du Monde
(FRA/ Dir. Claus Drexel, 2013, 98min)

Sinopse: Jeni, Wenceslas, Christine, Pascal e muitos outros vivem na noite de Paris. Os moradores de rua dominam as calçadas, as pontes e os corredores subterrâneos do metrô, vivendo à margem da sociedade.

28/09 – Canal do Varadouro – História, cultura e natureza.
(BRA/Dir. Pedro Cesar Prosdócimo, 2016, 60 min)
Classificação: Livre

Sinopse: aberto artificialmente pelo homem, o Canal do Varadouro, localizado em um antigo istmo que levava o mesmo nome, no estuário do Lagamar, na Mata Atlântica paranaense, foi uma exigência muito antiga de moradores e comerciantes das cidades de Paranaguá, no Paraná, e Cananéia, em São Paulo, que necessitavam dessa via de acesso, no século XVIII, para o transporte de produtos e passageiros.