OdontoSesc

Empresários do comércio ajudando o Brasil a sorrir

Nova carreta OdontoSesc
Para atender comunidades brasileiras que não tem acesso aos consultórios odontológicos, o Sesc criou o OdontoSesc. O projeto conta com uma frota de 52 unidades volantes que chegam à periferia das grandes cidades e nos municípios do interior de todo país.

O Projeto OdontoSesc

Histórico

O projeto foi criado pelo Departamento Nacional e iniciou suas atividades em 1999 no estado da Paraíba, em um município chamado Esperança, palavra que caracteriza um sentimento constante entre a equipe de trabalho e os pacientes assistidos pelo OdontoSesc.

Nos seus 15 anos de existência, o projeto evoluiu em proporção nacional, buscando sempre  promover ações de educação em saúde bucal e atendimento odontológico de excelência.

Presença no Brasil e no Paraná

O Brasil conta com 52 unidades móveis distribuídas por 25 estados e o Distrito Federal, atuando em bairros da periferia ou em pequenas comunidades do interior do País.

O Paraná conta com 2 unidades móveis atuando nos municípios que não possuem unidades de serviços do Sesc e na quais o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo e cuja população apresenta dificuldades no acesso ao atendimento odontológico.

No Paraná, o projeto OdontoSesc iniciou suas atividades em agosto de 2008, na Região Metropolitana de Curitiba, no município de Itaperuçu, e atualmente já atingiu 39 municípios e realizou mais de 130 mil atendimentos.

Municípios Atendidos

  • 2008: Itaperuçu, Almirante Tamandaré.
  • 2009: Lapa, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Agudos do Sul.
  • 2010: Campo Magro, Piên, São João Triunfo, Porto Amazonas, Doutor Ulysses, Antonio Olinto e Cerro Azul.
  • 2011: São Mateus do Sul, Roncador, Pontal do Paraná, Ubiratã, Cândido de Abreu, Campina da Lagoa, Prudentópolis, Araruna, Guamiranga e Peabiru.
  • 2012: Barbosa Ferraz, Imbituva, Goioerê, Tibagi, Caiobá, Bandeirantes, Piraí do Sul e Cianorte.
  • 2013: Jaguariaíva, Ipiranga, Rio Azul, Santa Mariana, Mangueirinha, Matelândia, Itapejara D’Oeste e Bom Jesus do Sul.

Objetivo

Promover a saúde bucal por meio de atendimento odontológico de qualidade e ações de educação em saúde, conscientizando a população quanto à prevenção e promoção de saúde bucal, inserindo hábitos saudáveis e melhorando a qualidade de vida.

Estrutura

Cada Unidade Móvel possui 4 equipamentos odontológicos completos, sala específica com aparelho de raio-x, central de esterilização, espaço para atividades de educação em saúde, além de todos os equipamentos periféricos necessários para um atendimento básico de qualidade.

Dúvidas Frequentes

1) Como faço para que o Projeto OdontoSesc chegue ao município onde moro?

O projeto acontece por meio de um contrato de parceria com prefeituras municipais. O primeiro passo é o envio de um ofício à Direção Regional do Sesc Paraná contendo os dados do município e solicitando a presença do Projeto OdontoSesc.

2) Qual o critério de escolha dos municípios?

Uma vez recebido o ofício de solicitação, serão priorizados os municípios que não tenham unidade de serviço do Sesc, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)  e onde a população tenha dificuldade de acesso ao tratamento dentário.

3) Como posso ter acesso ao atendimento odontológico do Projeto OdontoSesc?

Antes de iniciar o atendimento na unidade móvel, a equipe de profissionais promove uma reunião de sensibilização, na qual são distribuídas senhas para comerciantes, comerciários e população de baixa renda que terão atendimento gratuito e sem burocracia. Nesse sentido, as Secretarias Municipais de Saúde, Sindicatos e Associações têm um papel importante em identificar entre a população aqueles que apresentam maiores necessidades da atenção odontológica.

4) Qual o critério para escolha dos pacientes?

É realizada pela equipe uma divulgação no comércio do município e, na reunião de sensibilização, são distribuídas senhas para os interessados. Parte das senhas é distribuída pela Unidade de Saúde local após uma triagem realizada pelos cirurgiões dentistas da Prefeitura.

5) Quais os procedimentos (tratamentos) realizados na unidade móvel?

No projeto são realizados procedimentos odontológicos de baixa complexidade, tais como: exames clínicos; restaurações com cimento de ionômero de vidro, amálgama ou resina composta; tratamento endodôntico (canal) de dentes anteriores; exodontias (extrações); procedimentos básicos de periodontia (tratamentos gengivais e raspagens radiculares); procedimentos preventivos como profilaxia (limpeza), aplicação tópica de flúor e de selantes e instruções de higiene oral; procedimentos básicos de odontopediatria; radiografias, curativos e atendimento dos casos de urgência.

6) Em relação à educação em saúde, quais atividades são realizadas?

As ações de educação em saúde incluem procedimentos coletivos como a escovação supervisionada – escovódromo, controle de biofilme dental, oficinas lúdicas, dinâmicas, gincanas e concursos, atendimentos em escolas, atividades educativas na comunidade, capacitação de multiplicadores (professores, agentes comunitários de saúde, equipe PSF, associações, grupos), ações com gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais.

7) O tratamento é gratuito?

Sim, o tratamento é totalmente gratuito para todos os pacientes. Porém o projeto objetiva um grande envolvimento por parte do paciente incluído no programa de atendimento. Este se compromete a exercer seus direitos e deveres que facilitarão e contribuirão para o bom êxito de todo o período de implantação do projeto no município. E o mais importante: adquirindo o conhecimento e novas práticas de saúde compromete-se a perpetuar as ideias, envolvendo seus familiares e amigos de modo a deixar no município a semente plantada pela equipe OdontoSesc.

8) Quanto tempo o OdontoSesc permanece no município?

Em média, a Unidade Móvel permanece instalada em um município por 2 meses.

9) Nesse período, consigo terminar o tratamento?

Sim, o objetivo do projeto é concluir todos os tratamentos iniciados.

10) Como faço para entrar em contato?

Coordenação do OdontoSesc
Rua Visconde do Rio Branco, 931, 3º andar
80.410-01 Curitiba – PR.
(41) 3304-2141

E-mail: sac@sescpr.com.br ou pelo Fale Conosco

Fotos