Regulamento 2017

- Maratona individual e revezamento

- Corrida 11,5 km


REGULAMENTO MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU SESCPR

PROVAS: MARATONA INDIVIDUAL E MARATONA DE REVEZAMENTO (em duplas)

A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR não tem a intenção de ser reconhecida apenas como uma competição, pois além de coroar o trabalho físico, técnico e tático dos corredores, pretende favorecer o intercâmbio social e cultural entre os participantes, a evolução profissional constante dos funcionários do Sesc e instituições parceiras e ainda fomentar o comércio e o turismo local, bem como valorizar os atletas vinculados ao comércio (empresários, comerciários, dependentes e Sindicatos do comércio).

A realização e organização desse evento estão sob a responsabilidade do Sesc PR, entidade integrante do Sistema Fecomércio, em parceria com a Itaipu Binacional e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu – cujo regulamento está em conformidade com a Norma 07 de Corridas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para reconhecimento de Corridas de Rua em nível nacional –, doravante denominada EVENTO, será realizada no dia 24 de setembro de 2017, com qualquer condição climática, na cidade de Foz do Iguaçu, por pessoas de ambos os sexos, devidamente inscritas, doravante denominadas ATLETAS.

O percurso total é de 42.195 metros, aferido e certificado oficialmente pela CBAt, tendo como local de largada a Itaipu Binacional e local de chegada o Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do restaurante Porto Canoas.

1) HORÁRIO DAS LARGADAS:

a) As largadas obedecerão à hora oficial de Brasília. O início do evento está previsto para os horários relacionados abaixo.

b) A organização solicita extrema atenção às chamadas do sistema de som na área de largada para eventuais alterações nos respectivos horários.

c) As largadas dos atletas serão em pelotões específicos, distintos entre si, sinalizados na área da largada e nos seguintes horários:

6h00 – CATEGORIA CADEIRANTE (Maratona individual e revezamento)

6h05 – CATEGORIA AcD (Maratona individual e revezamento)

6h10 – ELITE FEMININA

6h30 – ELITE MASCULINA, CATEGORIA COMERCIÁRIOS, CATEGORIA POR FAIXA ETÁRIA MASCULINA E FEMININA E REVEZAMENTO.

Obs.: todos (as) os (as) atletas deverão concluir a Maratona no tempo máximo de 6 (seis) horas. Expirado este prazo, todo o esquema de segurança, infraestrutura e atendimento médico serão desativados (conforme item 13 letra n).

2) PARTICIPANTES:

a) A participação na Maratona Individual está condicionada às categorias expostas neste regulamento para atletas com idade a partir de 20 anos (idade em 31/12/17).

b) Poderão participar do evento somente atletas que não façam uso comprovado de substância dopante, que não estejam suspensos pela CBAt e que não estejam cumprindo qualquer tipo de punição impeditiva – que esteja vigente na data do evento – imposta por Confederações ou Federações.

c) Na Maratona de Revezamento, a participação está aberta a atletas de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos, conforme determinação da CBAT.

3) INSCRIÇÕES (somente pela internet):

Prezados (as) atletas, leiam este item inteiro com muita atenção, para não ficarem de fora do evento:

a) Período: 17/04/17 a *01/09/17

* As inscrições são limitadas a 1.000 atletas na Maratona Individual e 600 atletas na Maratona de Revezamento (300 duplas), encerrando-se no dia 01/09/17 ou no momento em que for atingido número máximo de participantes.

PRAZO E INVESTIMENTO:

  • *Comerciários (qualquer estado) e empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Paraná:

Semana exclusiva de 17/04/17 às 9h a 24/04/17 às 8h

(*) Atletas inscritos deverão informar o número do Cartão Cliente Sesc – de qualquer estado brasileiro, devidamente atualizado – e estar de posse do mesmo no ato da inscrição, na retirada do kit do atleta e no dia da prova.

  • Comunidade em geral:

Dia 24/04/17 às 9h a 01/09/17 ou no momento em que for atingido número máximo de participantes.

b) Valores (Maratona Individual): R$ 90,00 (noventa reais).

c) Valores (Maratona Revezamento): R$ 150,00 (cento e cinquenta reais, a dupla).

Revezamento: Ganha-se o direito de receber o 50% de desconto como Comerciário (a), Dependente, Empresário (a), Sindicato do Comércio, se o titular da dupla fizer a inscrição.

– Obs.: Comerciário (a), Dependente, Empresário (a), Sindicato do Comércio e idosos (60 anos acima): 50% de desconto em relação aos valores descritos acima. No caso dos (as) idosos (as) comerciários (as) não é cumulativo o desconto.

– AcD (cadeirante e especial): – GRATUITO.

ATENÇÃO: após o preenchimento da inscrição via internet, imprima o boleto bancário e efetue o pagamento conforme indicado no boleto, e encaminhe cópia dos seguintes documentos- por e-mail eventosesportivos@sescpr.com.br – no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos. Não havendo o envio dos documentos no prazo estabelecido, sua inscrição será automaticamente cancelada; Caso o boleto da inscrição tenha sido pago, não haverá devolução vista as comprovações necessárias – por categoria – contidas neste regulamento.

A inscrição será considerada válida após a efetivação do pagamento e envio da documentação abaixo relacionada:

  • Atestado Médico: específico para atividade física sem restrição, com data posterior a 24/09/16.

ATENÇÃO: O atleta não participará do evento se não apresentar o atestado médico liberando para prática de atividade física.

  • Cartão Cliente Comerciário Sesc atualizado: Comerciários de outros estados, devem encaminhar o documento por e-mail eventosesportivos@sescpr.com.br para ter direito ao período exclusivo e desconto.

Obs.:

  • É responsabilidade do atleta, no ato da inscrição, preencher todos os campos e fornecer os dados pessoais corretos.
  • Os atletas comerciários deverão informar o número do Cartão Cliente Sesc (atualizado) no ato da inscrição.
  • É obrigatório o preenchimento da ficha clínica.
  • As inscrições são pessoais e intransferíveis. Em caso de desistência, falta de envio do Atestado Médico ou Atestado Médico não aceito pelo Sesc, a taxa de inscrição não será reembolsada.
  • Não serão realizadas devoluções de taxas de inscrição, a não ser por motivo de força maior – lesão, acidente e cirurgia – com comprovação mediante apresentação de atestado médico que será analisado pela comissão organizadora, podendo ou não, ser aceito.
  • As inscrições são pessoais e intransferíveis, e caso haja troca ou repasse da inscrição, os envolvidos serão desclassificados da prova e suspensos por 2 (dois) anos de participar da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu SescPR.

d) Inscrição para atletas com deficiência (AcD):

d.1) Atletas que se enquadram nessa categoria deverão inscrever-se também pelo site;

d.2) Envie por e-mail, eventosesportivos@sescpr.com.br a declaração médica em receituário próprio, assinada e carimbada com o CRM do médico, que o enquadre em uma das categorias atletas com deficiência, disponíveis no regulamento e estar apto para participar da Maratona;

d.3) Após análise pela organização, o atleta será informado da confirmação de sua inscrição;

d.4) Para efetuar a inscrição do atleta com deficiência visual ou deficiência intelectual, o ATLETA GUIA deverá se inscrever pelo site e ser identificado como tal, no momento do preenchimento da Ficha Clínica, na questão: “É portador de necessidades especiais?” e marcar “sim”, onde abrirá a opção “ATLETA GUIA”.

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES APÓS O PRAZO.

4) CATEGORIAS DA MARATONA INDIVIDUAL:

4.1) CATEGORIA FAIXA ETÁRIA – Masculino e Feminino:

a) Atletas participarão da competição tendo como referência sua faixa etária.

b) Para fins de inscrição nas faixas etárias, valerá a idade que o atleta tiver no dia 31/12/17.

c) As divisões de faixa etária são as seguintes:

Masculinas e Femininas
20 a 24 anos 30 a 34 anos 40 a 44 anos 50 a 54 anos 60 a 64 anos 70 a 74 anos
25 a 29 anos 35 a 39 anos 45 a 49 anos 55 a 59 anos 65 a 69 anos 75 anos em diante

4.2) CATEGORIA COMERCIÁRIO sem divisão de Faixa Etária – Masculino e Feminino:

a) Serão considerados atletas comerciários os funcionários das empresas do comércio, os empresários do comércio, os presidentes e funcionários dos Sindicatos do Comércio e seus dependentes.

b) Caso você esteja nessa condição, deverá optar se a sua inscrição será na Categoria Comerciária, que não possui divisão por faixa etária, ou se sua inscrição será na Categoria Faixa Etária, item 4.1. O comerciário não acumulará duas premiações, caso consiga classificação entre os 5 primeiros no Geral ficará apenas com a Premiação Geral.

Obs.: Para comerciários de outros estados inscritos na categoria, será obrigatório o envio do Cartão Cliente Sesc Comerciário, devidamente atualizado, a fim de comprovar a condição de comerciário/empresário. Nenhum outro documento de vínculo empregatício substituirá o Cartão Cliente Sesc atualizado.

4.3) CATEGORIA ATLETAS COM DEFICIÊNCIA (AcD) – Masculino e Feminino:

a) CAD = Cadeirante – T32, T33, T34, T51, T52, T53 e T54 (vide perfil de classes abaixo)*

Os (as) atletas cadeirantes concorrerão em uma categoria única em relação aos demais AcD. Apenas cadeiras de rodas esportivas (3 rodas, duas grandes e uma pequena) serão permitidas, não sendo permitido o uso de cadeiras de dia a dia, cadeiras motorizadas, hand cycles ou equipamentos com o auxílio de terceiros. É obrigatório o uso de capacete.

O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da Organização nenhuma restrição quanto ao peso, dimensões e modelo, desde que seja uma cadeira de competição “esportiva” para a modalidade de atletismo adaptado.

Fotos:

Permitido

permitido-1 permitido-2 Não permitido

nao-permitido-1 nao-permitido-2

*Perfil de classes:

T32 – Tetraplegia severa ou moderada, apresentando espasticidade ou atetose. Não utiliza força de membros inferiores, tem grande dificuldade de equilíbrio e pouco domínio de tronco;

T33 – Tetraplegia moderada ou leve, com força discreta dos membros inferiores, normalmente apresenta espasticidade. Demonstra melhor coordenação e equilíbrio quando sentado;

T34 – Diplegia com bom controle de tronco, normalmente não apresenta problemas nos membros superiores.

T51- Tetraplegia severa, pouca função de ombros e cotovelos, sem função de tronco (ex: Tetraplégico nível C5-6);

T52 – Tetraplegia, com boa função de ombros e cotovelos, mas com déficit na função das mãos (ex: Tetraplégico nível C7-8);

T53 – Paraplegia, com boa função de membros superiores, mas sem função abdominal (ex: Paraplégico nível T1-7);

T54 – Atleta com função normal de tronco apresenta alguma sequela em membros inferiores.

b) ESPECIAL:

Concorrerão em uma categoria única: Deficiente Visual (DV); Amputado de Membros Inferiores (AMP)- T42, T43 e T44; Amputado de Membros Superiores (DMS)- T45 e T46; Deficiente Intelectual (DI)- T20, Deficiente Andante Membros Inferiores (DMAI) e Deficiente Auditivo.

b.1) Deficiente Visual (DV):

O (A) ATLETA sem visão que participa da competição deverá obrigatoriamente correr como auxílio de um atleta-guia. O método de condução deverá ser através de uma corda que irá ligar ambos, através dos braços, mão ou dedos, por todo o percurso, inclusive na CHEGADA. Este acompanhante deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das CATEGORIAS. Independente do grau de deficiência, e se a deficiência é em uma ou nas duas vistas, o (a) ATLETA deve obrigatoriamente correr com um (a) ATLETA GUIA, não podendo em nenhuma hipótese prescindir do (a) mesmo (a).

O atleta-guia não deverá, em momento algum, empurrar, puxar ou propelir o atleta.

b.2) Amputado de Membros Inferiores (AMP)- T42, T43 e T44 (vide perfil de classes abaixo)*:

O (A) ATLETA com amputação de membros inferiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Nessas classes o atleta pode-se valer do uso de prótese para possibilitar sua locomoção, mas não poderá usar muletas ou andador/bengala).

*Perfil de classe:

T42 – Amputação unilateral acima do joelho ou sequela similar;

T43 – amputação bilateral abaixo do joelho ou sequela similar;

T44 – amputação unilateral abaixo do joelho ou sequela similar.

b.3) Amputado de Membros Superiores (DMS)- T45 e T46 (vide perfil de classes abaixo)*:

O (A) ATLETA com amputação de membros superiores ou deficiência com limitação de similar de movimentos. Os atletas dessas classes podem usar próteses ou órteses para melhorar o balanço e equilíbrio corporal.

*Perfil de classe:

T45 – amputação bilateral de membros superiores acima do cotovelo ou sequela similar;

T46 – amputação unilateral de membro superior acima do cotovelo ou amputação bilateral de membros superiores abaixo do cotovelo ou sequela similar.

b.4) Deficiente Intelectual (DI)- T20 (vide perfil de classes abaixo)*:

O (A) ATLETA dessa classe competem utilizando as mesmas regras dos corredores regulares. O responsável pelo atleta deverá, no ato da inscrição, assumir a responsabilidade pela participação do atleta no evento. O laudo de confirmação da classe esportiva deverá ser emitido pela Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (ABDEM).

Independente do grau de deficiência, o (a) ATLETA deve obrigatoriamente correr com um ATLETA GUIA não podendo em nenhuma hipótese prescindir do mesmo. O GUIA não poderá ficar a frente do ATLETA; o mesmo deverá manter-se sempre atrás ou ao lado.

*Perfil de classe:

O atleta da classe T20 deverá apresentar valor igual ou inferior a 75 pontos nos testes de QI reconhecidos pela INAS-FID, limitação significativa de comportamento conceitual e social adaptativo e habilidades adaptativas práticas. Sendo que a deficiência intelectual precisa estar evidente durante o período de desenvolvimento, aqui definido da concepção até os 18 anos de idade.

Obs.: Caso o atleta não tenha classe esportiva sugere-se que o mesmo participe de Categorias Participativas.

Obs.: CLASSES PARTICIPATIVAS

Poderão participar das corridas de rua, mas não terão as marcas inclusas nos rankings nacionais ou internacionais, os atletas que:

– Não passaram pelo processo de classificação nacional e que, consequentemente, não tenham uma classe esportiva alocada;

– Tenham passado pelo processo de classificação e que foram considerados inelegíveis para a modalidade de atletismo;

– Tenham algum tipo de deficiência diferente das atendidas pelo CPB/IPC (Física, Visual e Intelectual), tendo, nesse caso, que se enquadrarem no processo de categorias e aceitação descritas neste regulamento.

b.5) Deficiente Andante Membros Inferiores (DMAI):

O (A) ATLETA que tem deficiência no(s) membro(s) inferior (es) que dificulte seu caminhar ou seu correr (que utilize bengalas, muletas, andador, etc.) e que não se enquadre em nenhuma das outras classificações descritas neste regulamento.

b.6) Deficiente Auditivo (DAU):

O (a) ATLETA cuja audição não é funcional, com perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis com ou sem prótese auditiva.

c) A ORGANIZAÇÃO não avalia clinicamente o grau de deficiência dos participantes da categoria atletas com deficiência (AcD). Apenas recebe os atestados médicos para comprovação de que o atleta foi submetido a uma avaliação, que o enquadrou nesta CATEGORIA. Portanto, ao participar desta categoria, aceitam competir entre si e assumem a responsabilidade da competição, independentemente da deficiência, isentando a ORGANIZAÇÃO desta responsabilidade, pareceres e avaliações técnicas quanto à capacidade física e vantagens que um (a) ATLETA pode obter sobre o outro (a), em função dos diferentes graus e tipos de deficiência.

5) PELOTÕES DE LARGADAS (3):

5.1 – ELITE (1º Pelotão)

a) Terá acesso ao pelotão de elite o (a) ATLETA que possuir currículo de tempos mínimos em provas oficiais, segundo o critério TEMPO REFERENCIAL definido pela ORGANIZAÇÃO.

b) Após a inscrição, o (a) ATLETA deverá comunicar à ORGANIZAÇÃO sua intenção de integrar o pelotão de elite, enviando seu currículo esportivo por e-mail eventosesportivos@sescpr.com.br, destacando seu nome completo, nome e data da prova que satisfez o critério TEMPO REFERENCIAL.

c) Caso a solicitação seja aceita pelo responsável da Comissão Organizadora, o (a) atleta será comunicado (a) via e-mail.

d) Terá direito ao pelotão de Elite Masculino, o corredor que comprovar ter obtido as seguintes marcas em no mínimo 2 (duas) provas oficiais nos últimos 12 meses:

10 quilômetros: até 0:31:00

Meia Maratona: até 1:08:00

Maratona: até 2:20:00

e) Terá direito ao pelotão de Elite Feminino, a corredora que comprovar ter obtido as seguintes marcas em no mínimo 2 (duas) provas oficiais nos últimos 12 meses:

10 quilômetros: até 0:37:00

Meia Maratona: até 1:22:00

Maratona: até 2:50:00

f) O número máximo de ATLETAS no pelotão de Elite Masculino é de 50.

g) O número máximo de ATLETAS no pelotão de Elite Feminino é de 50.

h) O (A) ATLETA aceito (a) participará da competição em pelotão especial, não tendo direito à PREMIAÇÃO por faixa etária.

ATENÇÃO ATLETAS DE ELITE:

No dia 23/09/17 (sábado), das 13h às 16h teremos um balcão para atendimento aos atletas de elite no local de retirada dos kits, no Sesc Foz do Iguaçu (Avenida Tancredo Neves, 222). Esse horário é reservado para esclarecimento de dúvidas, orientações gerais (regulamento, percurso), dicas de prova e informações sobre a logística do evento (horários dos transportes até o local da largada). A entrega da hidratação especial deverá ser feita nesse mesmo dia e horário para coordenação responsável pela hidratação especial dos atletas de elite.

5.1.1 – Poderá a Organização, a seu critério, convidar atletas estrangeiros e nacionais.

5.2 – CATEGORIA COMERCIÁRIA (2º Pelotão)

Atletas inscritos na categoria comerciário, sem divisão de faixas etárias, no masculino e feminino, mediante comprovação do nº do cartão cliente Sesc atualizado de qualquer estado brasileiro, largarão no pelotão comerciário logo atrás do pelotão de elite masculino, à frente dos demais participantes da categoria por faixas etárias e revezamento.

5.3 – CATEGORIAS POR FAIXA ETÁRIA E REVEZAMENTO (3º Pelotão)

6) CATEGORIAS DA MARATONA DE REVEZAMENTO (EM DUPLAS):

a) Geral Masculino, Geral Feminino, Geral Misto, e *Acd- (sem divisão de faixas etárias)

Obs.: Para categoria AcD ambos devem se enquadrar no detalhamento do item 4.3.

7) EXAME ANTIDOPING:

Será realizado exame antidoping e os critérios de escolha dos (as) atletas a serem submetidos (as) ao teste, podendo ser de qualquer categoria e pelotão, são de direito reservado da ABCD ou CONAD/CBAt.

8) CLASSIFICAÇÃO DA MARATONA (INDIVIDUAL E REVEZAMENTO):

a) A classificação geral dos ATLETAS na prova será definida conforme sua ordem de chegada e será publicada no site do EVENTO após 24 horas do término da prova.

b) A classificação por categoria da maratona individual (Faixas Etárias, Comerciária, Cadeirante e Especial) e revezamento (geral masculino, geral feminino, geral misto e AcD masculino e feminino) será definida para classificação do pódio pelo tempo bruto dos atletas em ordem de chegada, sendo o restante dos atletas, classificados pelo tempo líquido (contado da passagem do atleta pela linha de largada até sua passagem pela linha de chegada).

c) Os resultados serão apurados com o sistema de chip, porém, para fins de classificação geral oficial será validada a apuração do chip pela cronometragem manual feita pelos árbitros da Federação de Atletismo do Paraná.

d) A ORGANIZAÇÃO alerta que, eventualmente, algum tipo de restrição técnica poderá ocasionar a não marcação de um ou mais tempos de atletas, fato que se vier a acontecer será absolutamente alheio à vontade da ORGANIZAÇÃO ou da CBAt.

e) A ORGANIZAÇÃO poderá ajustar os resultados, após a divulgação dos mesmos, em função de diversos problemas que poderão acontecer.

f) A correta utilização do transponder (chip) é de responsabilidade única do atleta, assim como as consequências de sua não utilização, conforme item 11 c.

g) Atleta que correr a prova sem o chip não terá seu tempo computado e não poderá reivindicar classificação e/ou premiação.

9) PREMIAÇÃO:

ATENÇÃO:

A premiação da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR acontecerá no local de chegada e terá início às:

- Elite (Maratona individual) Apenas do 1º ao 5º: 10h30

- Prova dos 11,5 km: 11h

- Revezamento 1º ao 5º: 11h30

- Demais categorias da Maratona individual: A partir das 12h

Obs: Portanto, agendem seus retornos/viagens em horários de final de tarde/início de noite. Lembramos que a prova tem 6h de duração.

a) Só terão direito às premiações (em espécie, troféus e/ou medalhas), os (as) atletas regularmente inscritos (as) e que completarem a prova dentro do prazo máximo de 6 (seis) horas a partir da largada, da sua categoria.

b) Todos os (as) atletas que completarem a prova dentro do tempo previsto receberão uma medalha de participação que será entregue ao final do funil.

c) Receberão troféus (no próprio local), os (as) 5 (cinco) primeiros (as) atletas classificados no geral masculino e feminino e em cada categoria (Maratona Individual).

d) Receberão troféus (no próprio local), as 5 (cinco) primeiras duplas classificadas no geral masculino, geral feminino e geral misto. (Maratona de Revezamento).

e) Receberão troféus (no próprio local), as três primeiras duplas classificadas na categoria AcD (Cadeirante e Especial masculino, feminino e misto), na Maratona de revezamento.

f) Os guias dos atletas com deficiência visual/intelectual não terão premiação em espécie (Maratona Individual e revezamento).

g) A participação do guia é de responsabilidade total do atleta com deficiência.

h) Os guias receberão um troféu de participação especial como guia, do 1º ao 5º colocado, da mesma forma que receberá o atleta com deficiência. (Maratona Individual).

i) Os guias receberão um troféu de participação especial como guia, do 1º ao 3º colocado, da mesma forma que receberá o atleta com deficiência. (Maratona de Revezamento).

j) Atletas selecionados para o exame antidoping receberão seus prêmios em espécie, após o resultado do exame antidoping, caso os resultados sejam negativos. Caso os resultados dos exames sejam positivos, os (as) atletas serão automaticamente desclassificados (as) da prova e, além de não receberem as premiações, estarão sujeitos a punições administrativas do Sesc e da CBAt.

k) Os 5 (cinco) primeiros atletas (masculino e feminino) que completarem a prova terão direito apenas à premiação denominada GERAL, independentemente de terem largado no pelotão de elite ou com os demais atletas (Maratona Individual).

l) Os valores de premiação estão líquidos de IR. (Maratona Individual e revezamento).

m) Os pagamentos das premiações serão realizados no Parque Nacional do Iguaçu após a entrega da premiação oficial, no dia 24/09/17. (Maratona Individual e revezamento).

n) Para receber a premiação, os (as) atletas deverão apresentar os seguintes documentos originais: Cédula de Identidade, CPF e Cartão Cliente Sesc (para os Comerciários). Em casos de estrangeiros: apresentação do Passaporte.

o) Os prêmios prescreverão no prazo de 90 dias, contados a partir do primeiro dia útil posterior à prova.

p) A premiação em espécie (para Maratona Individual e revezamento) seguirá os seguintes valores:

Maratona individual:

Geral Categoria Comerciário Categoria Faixa Etária Categoria AcD
Cadeirante
Categoria AcD
Especial
Masculino
e Feminino
Masculino
e Feminino
Masculino
e Feminino
Masculino
e Feminino
Masculino
e Feminino
R$ 13.000,00 R$ 1.300,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00
R$ 8.000,00 R$ 800,00 R$ 600,00 R$ 600,00 R$ 600,00
R$ 6.000,00 R$ 600,00 R$ 400,00 R$ 400,00 R$ 400,00
R$ 4.000,00 R$ 400,00 R$ 300,00 R$ 300,00 R$ 300,00
R$ 2.000,00 R$ 200,00 R$ 200,00 R$ 200,00 R$ 200,00

Revezamento:

Masculino
Feminino e Misto
Categoria AcD
CadeiranteMasculino e Feminino
Categoria AcD
EspecialMasculino e Feminino
R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 800,00
R$ 600,00 R$ 600,00 R$ 600,00
R$ 400,00 R$ 400,00 R$ 400,00
R$ 300,00 - -
R$ 200,00 - -

10) RETIRADA DO KIT DE IDENTIFICAÇÃO:

a) A entrega do kit do (da) atleta será realizada nas instalações do Sesc Foz do Iguaçu, nos dias 22/09/17 (sexta-feira) das 11h às 19h e 23/09/17 (sábado), das 9h às 16h, mediante apresentação dos seguintes documentos originais: Cédula de Identidade, Cartão Cliente Sesc atualizado (se o/a atleta for comerciário/a) e Passaporte (caso seja estrangeiro/a).

b) A retirada do kit por terceiros será possível mediante a apresentação de cópia do documento de identidade com foto do atleta inscrito e documento de identidade original com foto do representante do atleta.

c) Caso haja alguma inconformidade no sistema de inscrição, onde consta o aceite eletrônico das condições abaixo, no momento da retirada do kit, será obrigatória a assinatura do atleta na Ficha Clínica e no Termo de Responsabilidade que inclui: autorização para uso da imagem do atleta pelos realizadores do evento; concordância quanto à isenção de responsabilidade dos realizadores em qualquer acidente ou incidente que o atleta possa sofrer antes, durante e depois do evento.

Atenção: Para atletas menores, o termo deverá ser assinado pelo responsável.

d) Com exceção dos documentos pessoais, os demais documentos solicitados ficarão de posse da organização do evento.

e) Não serão entregues kits no dia da prova

f) o kit do atleta é composto de:

  • Numeral de corrida (uso obrigatório).
  • 01 (uma) camiseta do evento.
  • Chip para registro do tempo.
  • Sacola kit atleta.

11) RETIRADA DO CHIP:

a) O chip será retirado juntamente com o kit. Ao recebê-lo, o (a) ATLETA deverá conferir seus dados pessoais, e, principalmente se a sua categoria está correta. Por favor, teste o chip na retirada do mesmo.

ATENÇÃO: não serão aceitas reclamações cadastrais/categoria, depois da retirada do chip.

b) O chip deverá ser fixado no cadarço do tênis e na posição vertical.

c) É obrigatório o uso do A troca entre os (as) atletas ou repassar a outra pessoa, ou a não utilização do mesmo implicará na desclassificação dos (as) atletas envolvidos.

Além da desclassificação, o atleta dono do chip (em caso de troca ou repasse a outra pessoa), será suspenso por dois anos da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu SescPR.

Obs.: Não troque e não ceda sua inscrição/chip para outra pessoa: é proibido e ocasionará desclassificação e punição administrativa do Sesc.

12) ESTRUTURA DA PROVA:

Guarda-volumes: será localizado numa barraca que estará identificada próxima à largada. Após a largada, os materiais seguirão em um ônibus da Organização e serão depositados no guarda-volumes na área de chegada. Para retirar o material deixado no guarda-volumes, o atleta deverá apresentar o número que utilizou na camiseta para correr a prova.

Banheiros: haverá banheiros químicos próximo ao local da largada, no percurso e na chegada..

Postos de Água: a cada 3 km, até o km 30 e a cada 2 km a partir do km 32.

Isotônico: serão ofertados 10 pontos de isotônicos.

Pontos de Hidratação Especial: para os atletas dos pelotões de Elite serão ofertados 6 pontos de hidratação especial a serem definidos no balcão para atendimento aos atletas de elite (no dia 23/09/17), das 13h às 16h, no Sesc Foz do Iguaçu (espaço entrega dos kits). Os recipientes serão recebidos por um responsável designado pela organização até as 16h no dia anterior da prova no Sesc Foz do Iguaçu. Os recipientes deverão estar devidamente identificados com o número do atleta, nome e quilômetro.

Serviço Médico: haverá pontos fixos de atendimento e ambulâncias dispostas no percurso durante as 6h de realização da prova. O atendimento médico pode ou não ser feito pelo Serviço Médico do evento, dependendo da localização no percurso da prova e condições clínicas do atleta, que poderá também, ser removido diretamente ao Hospital. A continuidade do atendimento, caso necessário, será efetuado na REDE PÚBLICA sob responsabilidade desta. O (A) ATLETA ou seu (sua) acompanhante responsável poderá decidir por outro sistema de atendimento médico (remoção/ transferência, hospital, serviço de emergência e médico entre outros) eximindo a ORGANIZAÇÃO e a CBAt de qualquer responsabilidade, direta ou indireta, sobre as consequências desta decisão. Recomendamos rigorosa avaliação médica prévia para todos os (as) ATLETAS. Sem atestado médico, não faz a prova.

Ônibus de resgate: atrás do último corredor estará um ônibus do qual o atleta desistente poderá fazer uso.

Sinalização: o percurso será totalmente marcado e sinalizado com estafes e árbitros, havendo placas de quilometragem a cada quilômetro.

Árbitro Móvel: durante a prova haverá árbitros deslocando-se em motos, constantemente, fora da área destinada aos atletas. Todo atleta flagrado fora do percurso oficial da Maratona será sumariamente desclassificado, devendo entregar o chip ao árbitro que estará devidamente identificado com uniforme da organização.

Postos de Controle: haverá controles de percurso feitos manualmente e/ou por chip. O atleta que não passar por um desses pontos será desclassificado.

13) REGRAS GERAIS:

a) Os ORGANIZADORES poderão suspender o EVENTO por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo ou motivos de força maior.

b) O (A) ATLETA, ao se inscrever no evento, o faz de forma pessoal, não havendo possibilidade de transferência desta inscrição para outro ATLETA.

c) O (A) ATLETA que ceder o seu número de peito a outro ATLETA para participar no EVENTO, poderá sofrer as consequências previstas em lei.

d) O (A) ATLETA assume que participa deste EVENTO por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade a CBAt, os REALIZADORES e APOIADORES do evento.

e) O (A) ATLETA, ao se inscrever no EVENTO, disponibiliza seus dados e autoriza os REALIZADORES, para que a qualquer tempo enviem em seu nome, no endereço eletrônico ou físico (ou qualquer outro fornecido) informativos, mala direta ou qualquer outro tipo de correspondência.

f) O (A) ATLETA, ao participar deste EVENTO, assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceitando totalmente o REGULAMENTO, assumindo as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do EVENTO.

g) Os acessos às áreas de Concentração e Largada serão sinalizados, sendo proibido pular as grades que delimitam estas áreas para entrar na pista no momento da LARGADA ou em outro momento, sob qualquer pretexto.

h) Não é permitido correr sem camiseta.

i) O numeral de corrida também é obrigatório e deverá ser fixado na altura do peito, sendo que qualquer mutilação do mesmo ou sua fixação em outra área da camiseta implicará a desclassificação do (a) ATLETA.

j) Todos os participantes deverão largar no pórtico da Largada. Para isso, é preciso observar que o tempo será acionado na hora da largada da prova quando o mesmo passar pelo tapete. Portanto, quem não estiver no Reservado de Largada neste momento, será desclassificado, sem apelação.

k) Câmara de chamada: os atletas que obtiveram seus tempos oficiais aceitos pela Organização da prova, a fim de compor os pelotões de Elite masculino e feminino, deverão comparecer junto à cronometragem (ao lado do pórtico de largada) na câmara de chamada 15 minutos antes da sua largada, para checagem final de presença, chip e numeral de corrida.

l) É proibido o auxílio de terceiros (ser acompanhado por outro corredor não inscrito na prova) ou por qualquer tipo de veículo, como o acompanhamento por ciclistas ou algum tipo de hidratação em movimento, exceto nos pontos de abastecimento oferecidos pela ORGANIZAÇÃO, bem como o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização, por escrito, da ORGANIZAÇÃO. Somente adentrarão no local de competição os veículos devidamente autorizados pela ORGANIZAÇÃO. O não cumprimento das regras acima implicará na desclassificação do atleta.

m) O (A) ATLETA deverá observar o percurso balizado para a prova, não sendo permitido qualquer outro meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem ou corte de percurso indicado.

n) Por motivo de segurança e força de regulamento, durante a Maratona, os atletas deverão se manter exclusivamente no percurso oficial da prova.

o) O (A) ATLETA que não estiver dentro do tempo máximo projetado de prova (6h) em qualquer ponto do percurso poderá ser convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a esse corredor. Ao ser convidado a retirar-se da competição, o ATLETA deverá embarcar no transporte cedido pela ORGANIZAÇÃO, para se dirigir ao ponto de CHEGADA.

p) A ORGANIZAÇÃO reserva-se o direito de alterar quaisquer itens deste regulamento sem prévio aviso, conforme as necessidades do EVENTO, informando essas alterações via site ou no posto de informações (Sesc Foz do Iguaçu).

q) Ao participar do EVENTO, o (a) ATLETA cede todos os direitos de sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier ser auferida com direitos à televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ou divulgações, promoções, internet e qualquer mídia em qualquer tempo.

r) A CBAt, os REALIZADORES do EVENTO, bem como seus APOIADORES não se responsabilizam por quaisquer danos, prejuízos e/ou condenações decorrentes de responsabilidade civil contratual ou extracontratual decorrentes da prova, sejam eles relacionados a um (a) ATLETA inscrito (a) no EVENTO, a terceiros ou outros participantes.

s) Toda irregularidade ou atitude antidesportiva cometida pelo (a) atleta será passível de desclassificação.

t) Eventuais recursos deverão ser encaminhados por escrito ao diretor da prova até 48 horas após a divulgação do resultado no site, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 100,00 através de depósito bancário em nome do SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – Banco Caixa Econômica Federal (104) – Agência 2252 – Conta Corrente 85-0 e enviar o comprovante via e-mail eventosesportivos@sescpr.com.br

u) Dúvidas ou informações técnicas, esclarecer com a direção técnica do evento: Sr. Marcus Mello mello@sescpr.com.br, e Sr. Luiz Langoski luizlangoski@sescpr.com.br

v) As dúvidas ou omissões deste REGULAMENTO serão resolvidas pela COMISSÃO ORGANIZADORA de forma soberana, não cabendo recurso às decisões.

w) O (A) atleta que cometer infração referida em qualquer artigo ou item que contenha proibição será automaticamente desclassificado do evento.


REGULAMENTO CORRIDA 11,5 KM: 18 anos em diante

DATA E HORÁRIO: 24/09/17. A largada obedecerá à hora oficial de Brasília, às 6h15 categoria cadeirante e Acd e às 6h20 demais atletas. Local: Portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu e chegada comum à Maratona, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. A prova termina antes da chegada dos primeiros maratonistas, portanto, não existe interferência entre as provas.

A organização solicita extrema atenção às chamadas do sistema de som na área de largada para eventuais alterações nos respectivos horários.

DISTÂNCIA: 11,5 km – percurso devidamente aferido e certificado pela FAP (Federação de Atletismo do Paraná).

POSTOS DE ÁGUA: 2 km / 4 km / 6 km / 8km / 10km / Chegada

PRAZO MÁXIMO DE CONCLUSÃO DA PROVA: 2h00 após a largada

Obs. Após o tempo máximo estabelecido, o (a) atleta será convidado (a) a entrar no veículo da organização para deslocamento até o local de chegada.

LIMITE MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 1.400 vagas.

IMPORTANTE

COMO ESTÁ SUA SAÚDE?

Para participar todos os inscritos devem estar em boa forma física. Sua saúde e bem estar são de fundamental importância. Antes de se inscrever em uma competição ou prova pedestre faça uma avaliação médica e procure um profissional para avaliar sua aptidão física.

INSCRIÇÕES (somente pela internet www.sescpr.com.br/maratona):

Prezados (as) atletas, leiam este item inteiro com muita atenção, para não ficarem de fora do evento:

a) As inscrições são limitadas a 1.400 na Corrida dos 11,5km, encerrando-se no dia 01/09/17 ou no momento em que for atingido número máximo de participantes.

PRAZO E INVESTIMENTO:

  • *Comerciários (qualquer estado) e empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Paraná:

Semana exclusiva de 17/04/17 às 9h a 24/04/17 às 8h

(*) Atletas inscritos deverão informar o número do Cartão Cliente Sesc – de qualquer estado brasileiro, devidamente atualizado – e estar de posse do mesmo no ato da inscrição, na retirada do kit do atleta e no dia da prova.

  • Comunidade em geral:

Dia 24/04/17 às 9h a 01/09/17 ou no momento em que for atingido número máximo de participantes.

  • Valor: R$ 70,00 (setenta reais).

– Obs.: Comerciário (a), Dependente, Empresário (a), Sindicato do Comércio e idosos (60 anos acima): 50% de desconto em relação aos valores descritos acima. No caso dos (as) idosos (as) comerciários (as) não é cumulativo o desconto.

– AcD (cadeirante e especial): – GRATUITO.

ATENÇÃO: após o preenchimento da inscrição via internet, imprima o boleto bancário e efetue o pagamento conforme indicado no boleto, e encaminhe cópia dos seguintes documentos por e-mail: atestados.fozdoiguacu@sescpr.com.br – no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos. Não havendo o envio dos documentos no prazo estabelecido, sua inscrição será automaticamente cancelada.

A inscrição será considerada válida após a efetivação do pagamento e envio da documentação abaixo relacionada:

  • Atestado Médico: específico para atividade física sem restrição, com data posterior a 24/09/16.

ATENÇÃO: O atleta não participará do evento se não apresentar o atestado médico liberando para prática de atividade física.

  • Cartão Cliente Comerciário Sesc atualizado: Comerciários de outros estados, devem encaminhar o documento por e-mail atestados.fozdoiguacu@sescpr.com.br para ter direito ao período exclusivo e desconto.

Obs.:

  • É responsabilidade do atleta, no ato da inscrição, preencher todos os campos e fornecer os dados pessoais corretos.
  • Os atletas comerciários deverão informar o número do Cartão Cliente Sesc (atualizado) no ato da inscrição.
  • É obrigatório o preenchimento da ficha clínica.
  • As inscrições são pessoais e intransferíveis. Em caso de desistência, falta de envio do Atestado Médico ou Atestado Médico não aceito pelo Sesc, a taxa de inscrição não será reembolsada. Não serão realizadas devoluções de taxas de inscrição, a não ser por motivo de força maior – lesão, acidente e cirurgia – com comprovação mediante apresentação de atestado médico que será analisado pela comissão organizadora, podendo ou não, ser aceito.
  • As inscrições são pessoais e intransferíveis, e caso haja troca ou repasse da inscrição, os envolvidos serão desclassificados da prova e suspensos por 2 (dois) anos de participar da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu SescPR.

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES APÓS O PRAZO.

ATENÇÃO: Para efeito de inscrição, valerá a idade que o atleta tiver no dia 31/12/2017.

APURAÇÃO

Sistema de chip. É obrigatório o uso do chip e o uso adequado do chip é de responsabilidade do atleta (fixar no cadarço do tênis). A troca entre os (as) atletas ou repassar a outra pessoa, ou a não utilização do mesmo implicará na desclassificação dos (as) atletas envolvidos.

Além da desclassificação, o atleta dono do chip (em caso de troca ou repasse a outra pessoa), será suspenso por dois anos da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu SescPR.

Obs.: Não troque e não ceda sua inscrição/chip para outra pessoa: é proibido e ocasionará desclassificação e punição administrativa do Sesc.

CLASSIFICAÇÃO

Será considerado para classificação do pódio o tempo bruto dos atletas pela ordem de chegada, sendo o restante dos atletas, classificados pelo tempo líquido.

RESULTADO

Resultado oficial: será publicado no site do EVENTO após 24 horas do término da prova.

KIT DO ATLETA PARA A CORRIDA

Os kits deverão ser retirados pelos atletas, mediante apresentação de documento oficial com foto (original) e do Cartão Cliente do Sesc atualizado (comerciário). A retirada por terceiros, se dará mediante apresentação de um documento oficial com foto, original ou fotocópia, do participante inscrito.

O kit é composto por uma camiseta do evento, numeral de corrida (uso obrigatório e deverá ser fixado na camiseta, na altura do peito), chip para registro do tempo, e uma sacola kit atleta.

Horários de retirada do kit:

A entrega do kit do (da) atleta será realizada nas instalações do Sesc Foz do Iguaçu, no dia 22/09/17 (sexta-feira) das 11h às 19h e 23/09/17 (sábado), das 9h às 16h.

CATEGORIAS

A participação está aberta a atletas de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos, conforme determinação da CBAT, nas categorias;

  • Geral Masculino (sem divisão de faixas etárias)
  • Geral Feminino (sem divisão de faixas etárias)
  • *Atletas com deficiência (AcD): masc/ fem.

*CATEGORIA ATLETAS COM DEFICIÊNCIA (AcD) – Masculino e Feminino:

a) CAD = Cadeirantes – Os (as) atletas cadeirantes concorrerão em uma categoria única em relação aos demais AcD. É considerado cadeirante, o atleta que participa da competição com o auxílio de Cadeira de Rodas (não motorizada) e sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da Organização nenhuma restrição quanto ao peso, dimensões e modelo, desde que seja uma cadeira de competição “esportiva” para a modalidade de atletismo adaptado, não sendo permitido as de uso diário. É obrigatório o uso de capacete.

Fotos:

Permitido

permitido-1 permitido-2

Não permitido

nao-permitido-1 nao-permitido-2

b) ESPECIAL: DV (Deficientes Visuais), AMP (Atletas Amputados de Membros Inferiores), DMAI (Atletas Deficientes Andantes Membros Inferiores), DAU (Deficientes Auditivos), DI (Deficientes Intelectuais) e DMS (Deficientes de Membro (s) Superior (es), concorrerão em uma categoria única.

  • DV = Deficientes Visuais – O (A) ATLETA sem visão que participa da competição com um ATLETA guia deverá estar unido a ele por cordão a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na CHEGADA. Este acompanhante deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das CATEGORIAS. Independente do grau de deficiência, e se a deficiência é em uma ou nas duas vistas, o (a) ATLETA deve obrigatoriamente correr com um (a) ATLETA GUIA, não podendo em nenhuma hipótese prescindir do (a) mesmo (a).
  • AMP = Atletas Amputados de Membros Inferiores – O (A) ATLETA que tem deficiência no(s) membro(s) inferior(es) que dificulte seu caminhar ou correr e que corra com prótese especial (não se enquadram nesta classificação atletas que corram de muleta ou bengala).
  • DMAI = Atletas Deficientes Andantes Membros Inferiores – O (A) ATLETA que tem deficiência no(s) membro(s) inferior(es) que dificulte seu caminhar ou seu correr (que utilize bengalas, muletas, andador, etc.) e que não se enquadre em nenhuma das outras classificações descritas neste regulamento.
  • DAU = Deficientes Auditivos – O (a) ATLETA cuja audição não é funcional, com perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis com ou sem prótese auditiva.
  • DI = Deficientes Intelectuais – O (a) ATLETA que apresente um quociente intelectual (QI) abaixo de 70 e/ou limitações das áreas de habilidades e adaptação (comunicação, cuidado pessoal, relacionamento em casa, habilidade social, recreativa, saúde e segurança, sentido e direção, desenvolvimento acadêmico, relacionamento na comunidade e trabalho). Independente do grau de deficiência, o (a) ATLETA deve obrigatoriamente correr com um ATLETA GUIA não podendo em nenhuma hipótese prescindir do mesmo. O GUIA não poderá ficar a frente do ATLETA; o mesmo deverá manter-se sempre atrás ou ao lado.
  • DMS = Deficientes de Membro (s) Superior (es) – O (a) ATLETA que tem ausência total ou parcial de qualquer parte do (s) Membro (s) Superior(es), gerando alteração do eixo de equilíbrio, causando desestabilização ao caminhar.

PREMIAÇÃO

ATENÇÃO:

A premiação da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR acontecerá no local de chegada e terá início às:

- Elite (Maratona individual) Apenas do 1º ao 5º: 10h30

- Prova dos 11,5 km: 11h

- Revezamento 1º ao 5º: 11h30

- Demais categorias da Maratona individual: A partir das 12h

a) Receberão troféus (no próprio local), os (as) 5 (cinco) primeiros (as) atletas classificados (as) no geral masculino e feminino.

b) Receberão troféus (no próprio local), os (as) 3 (três) primeiros (as) atletas classificados (as) na categoria AcD (Cadeirante e Especial), masc/ fem.

c) Todos (as) os (as) atletas que completarem a prova dentro do tempo previsto receberão uma medalha de participação, que será entregue ao final do funil.

Os casos omissos, não previstos neste Regulamento, serão decididos pela Comissão Organizadora do evento.


EXCELENTE ESTADA EM FOZ DO IGUAÇU E ÓTIMA PROVA À TODOS OS INSCRITOS.

SEJAM MUITO BEM VINDOS!